
Os sistemas de retenção infantil respondem a uma das principais prioridades de todos os papás e mamãs, quando chega a hora de viajarem em família: a segurança dos mais pequenos.
A verdade é que os acidentes acontecem e, quando acontecem no trânsito, as crianças são mesmo os seres mais vulneráveis nessa situação. Por isso mesmo, a utilização de sistemas de retenção infantil é absolutamente fundamental durante uma viagem.
O que são Sistemas de Retenção Infantil?
Os sistemas de retenção infantil são, na prática, um nome bastante técnico para um objeto muito conhecido: a “cadeirinha do bebé”. Estamos, por isso, a excluir os bebés, para os quais existem outros modos para a viagem em segurança.
Também conhecidos por cadeira de bebé para carro, os sistemas de retenção infantil são desenhados especificamente para a proteção das crianças em caso de paragens repentinas, colisões e outros solavancos inesperados.
Esta cadeira infantil para carro é, por isso, um sistema de apoio e proteção dos mais pequenos, tendo em conta a sua altura, idade e peso – os fatores mais comuns tidos em conta na projeção, aquisição e utilização de todo o tipo de sistemas de retenção infantil.
O objetivo de uma cadeira infantil é simples: oferecer às crianças a melhor proteção possível durante uma viagem de carro.
Como escolher um sistema de retenção infantil?
A escolha de uma cadeirinha de bebé ou de um sistema de retenção infantil para o carro pode ser uma tarefa um pouco cansativa, mas nada complexa. O problema reside mesmo no facto de existirem um sem número de opções à sua disposição!
Por isso, na hora de escolher um sistema de retenção infantil, considere o seguinte:
Idade e Peso da Criança
Comece por avaliar as suas opções tendo em conta a idade e o peso da criança, de modo a oferecer a proteção mais adequada possível. Estas informações são relativamente fáceis de encontrar, especialmente online (normalmente, na descrição do produto).
Tipo de Sistema de Retenção Infantil
Com base na faixa etária dos seus filhos, existem diversas recomendações a considerar e que influenciam o tipo de sistema de retenção infantil a utilizar.
Por exemplo, existem cadeirinhas infantis desenhadas para serem instaladas de costas para a estrada, como existem assentos virados para a frente, bem como cadeirinhas conversíveis e outras capazes de se elevarem ou rebaixarem consoante as necessidades.
Cada um destes tipos atende a uma faixa etária específica dos mais jovens e oferece a proteção necessária para as diferentes fases do crescimento da criança.
Se tiver dúvidas quanto ao tipo de sistema de retenção infantil mais adequado à sua situação, informe-se junto da sua equipa médica ou de enfermagem, de modo a receber informações cientificamente corretas e de confiança.
Segurança e Instalação do Sistema de Retenção Infantil
Na medida do possível, procure adquirir um sistema de retenção infantil que inclua os recursos de segurança essenciais para o efeito, tais como cintos de segurança, proteção contra impactos e enchimento de espuma para a absorção de energia.
Além do mais, tenha ainda em conta a facilidade de instalação do sistema no seu veículo, garantindo a sua instalação e/ou remoção fácil.
Naturalmente, quanto mais recursos de segurança e facilidade de instalação apresentar a cadeirinha, mais segura será a viagem.
Por isso, tome nota do seguinte:
Avaliações e Testemunhos
Com toda a informação disponível na internet, a escolha de um sistema de retenção infantil deve ser complementada por uma análise atenta às avaliações e testemunhos do produto, partilhadas por outras pessoas.
Desta forma, depois de reduzir as suas muitas escolhas a um número mais limitado, poderá obter informações acerca da qualidade, durabilidade e desempenho geral das suas opções.

Como utilizar a cadeira infantil no carro?
Feita a escolha e a aquisição do melhor sistema de retenção infantil possível, chega a hora de o instalar e utilizar corretamente.
De modo a garantir a eficácia do mesmo, comece por ler o manual de utilização, no qual se apresentam as instruções do fabricante e, normalmente, um passo-a-passo bastante claro acerca da instalação e utilização de uma cadeirinha de bebé.
Em seguida, instale-a na posição certa e de acordo com as instruções. Certifique-se de que não existe um movimento excessivo nem qualquer tipo de oscilações.
Se for a primeira vez que está a instalar um sistema de retenção infantil não hesite: experimente tudo, garanta que a cadeirinha está bem presa e teste os cintos de segurança.
Depois, chega a hora de testar o sistema de retenção infantil com a pessoa mais interessada na matéria: a sua filha ou o seu filho!
Ajuste as alças do arnês corretamente ao nível dos ombros da criança e certifique-se de que o clipe para o peito se encontra ao nível das axilas. Depois, aperte as correias de modo a ficarem firmes e seguras sem, no entanto, apertar em demasia o seu corpinho.
Por último, procure fazer inspeções regulares ao seu sistema de retenção infantil, avaliando os eventuais sinais de desgaste, danos ou peças mais soltas.
A utilização de um sistema de retenção infantil é essencial para a segurança dos mais pequenos, oferecendo-lhe um maior nível de tranquilidade durante as suas viagens.
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.