As vitaminas e minerais encontram-se na comida e na água. Existem várias vitaminas para crianças e todas são fundamentais para o adequado funcionamento do organismo, daí a importância de uma alimentação variada em fruta e legumes.

 

Qual a importância das vitaminas para crianças?

Uma alimentação nutritiva e consistente nos primeiros anos de vida é essencial para o bom crescimento da criança e para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis. Através de estudos realizados ao longo dos anos, é perceptível que o crescimento/ desenvolvimento e a aprendizagem da criança dependem tanto da genética como de fatores externos, como a alimentação.

A quantidade de alimentos a serem ingeridos diariamente depende da idade da criança, do estilo de vida, do sexo e das carências de cada organismo.1

As necessidades médias de energia variam entre 1300 calorias, para as crianças de 3 anos de idade, e 1700 calorias para as crianças no final dos 6 anos.1

Vitamina Infantil

Benefícios das vitaminas para crianças

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais comporta inúmeros benefícios para o organismo e sistema cognitivo da criança ao longo do seu crescimento, para além de evitar doenças, défices, dores no corpo, depressões e combater o envelhecimento.

Uma vida equilibrada e saudável passa por um estilo de vida ativo e nutritivo. As crianças são tendencialmente mais energéticas, necessitando de uma alimentação rica, que satisfaça as suas necessidades.

 

Principais vitaminas na alimentação infantil

Nos primeiros anos de vida, a adequada alimentação infantil tem um grande impacto no desenvolvimento contínuo da criança até à idade adulta. Mais do que o valor energético total consumido pela criança, o importante é a quantidade de micronutrientes. As principais vitaminas na alimentação das crianças são: Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E e a Vitamina K.

 


 

Referências

1. Direção-Geral da Saúde (2019) Alimentação infantil, SNS24. Disponível em: https://www.sns24.gov.pt/guia/alimentacao-infantil/ (Acedido: 15 de Abril de 2020).
2. Vitamina A • Alimentação Saudável (sem data) DGS. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/vitamina-a/ (Acedido: 15 de Abril de 2020).
3. Gavin, M. L. (2014) Vitamins (for Kids), KidsHealth. Disponível em: https://kidshealth.org/en/kids/vitamin.html (Acedido: 15 de Abril de 2020).
4. Vitamina K• Alimentação Saudável (sem data) DGS. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/vitamina-E/ (Acedido: 16 de Abril de 2020)

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter