
A pedagogia de Waldorf promove a participação ativa e criativa das crianças no ambiente escolar, através da livre iniciativa. O principal foco é o conhecimento, as capacidades e as qualidades próprias de cada aluno, de forma a fomentar a integração e o sucesso escolar infantil.1
Nas escolas Waldorf há um incentivo para que se desenvolvam relações interpessoais e que dessas resultem debates de ideias e novas formas de explorar o mundo, para que ocorra crescimento individual, responsabilização pessoal e espírito comunitário entre as crianças.1
O que é a Pedagogia de Waldorf?
A pedagogia de Waldorf é uma proposta educacional inovadora, que promove as relações interpessoais na vida da criança, destacando o bem-estar psicológico e emocional do aluno nos primeiros sete anos de vida.
Pela educação de Waldorf o aluno é considerado um ser ativo, com iniciativa própria, que tem autonomia para aprender.
O educador é visto como o facilitador da aprendizagem dentro da sala de aula, auxiliando e criando as condições necessárias para que o ensino se proporcione.2
Waldorf enfatizava a importância das características próprias de cada criança e adolescente segundo a idade dos mesmos, e diferenciava a aprendizagem de acordo com esses fatores. O mesmo assunto era ensinado de diversas maneiras conforme as idades.2
Como surgiu a Pedagogia de Waldorf?
A pedagogia de Waldorf foi criada por Rudolf Steiner, austríaco nascido em 1861. Rudolf acreditava que o ensino precisava de uma reforma, de uma resposta mais inovadora, tendo fundado em 1919 a primeira escola Waldorf, em Sttutgard, na Alemanha.1
A escola Waldorf tinha como proposta o desenvolvimento infantil a nível físico, anímico e espiritual, através da criação de projetos que tornassem a sala de aula um espaço mais atrativo, estimulante e democrático.
Os princípios do ensino Waldorf são o respeito pelo pensar, sentir e querer.
Fundamentos que eram trabalhados no quotidiano das escolas.1

Características da Pedagogia de Waldorf
A pedagogia de Waldorf tem como principais características a importância dada ao ambiente de aprendizagem, à criança e ao método de ensino.2
Segundo Waldorf, é importante que seja criado um ambiente propício à promoção e desenvolvimento da criança. Para tal o processo de ensino e aprendizagem tem de estar de acordo/ em par com as características da criança, nomeadamente a idade, para que se chegue ao objetivo final, o desenvolvimento infantil.
É enfatizada também, a utilização de materiais lúdicos durante o processo e como método de ensino.2
Tipos de Pedagogia de Waldorf
Segundo Steiner, o homem não era somente homem, era corpo, alma e espírito (corpo físico, etéreo e astral), que possui quatro membros intercalados, dos quais três são supra-sensíveis (espirituais) e um é acessível aos nossos sentidos comuns.
O modo como estes quatro corpos combinam e se interligam caracteriza outro componente da entidade humana: os estados emocionais.
Os estados emocionais ou a personalidade é o que define o “eu” ou o “ego”, e o que distingue o homem do animal.1 Em suma, é sobre estes princípios e abrangendo todas as dimensões humanas que Steiner fundamenta toda a prática educativa Waldorf.1
Referências:
1. Silva, A. M. M. (2007) A pedagogia Waldorf: um contributo para a educação em Portugal. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/41 (Acedido: 3 de Julho de 2020).
2. Frari, L. Del e Carlesso, J. P. P. (2018) «As contribuições da Pedagogia Waldorf para a aprendizagem e o neurodesenvolvimento infantil no ensino fundamental», Research, Society and Development. Research, Society and Development, 8(3), p. 383799.
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