Já sabe quais são os brinquedos mais adequados para crianças com 4 anos? Nós temos a resposta!

Os brinquedos para crianças com 4 anos devem seguir estritamente as normas de segurança e serem adequados à fase de vida e conhecimento da criança. Não faz sentido oferecer jogos com muitas regras, pois dessa forma a criança não vai compreender e, consequentemente, não vai querer brincar.

Nesta fase, as crianças são muito ativas e distraem-se facilmente, por isso opte por brinquedos que possam aguçar a imaginação e promover o desenvolvimento da criança, sem que seja necessário um grande esforço. Como, por exemplo, casinhas de bonecas, instrumentos musicais, motas ou carros, tapetes interactivos, entre muitas outras opções.

Devido aos pormenores e características que um brinquedo deve ter, o papel do adulto entra em destaque.

Deve ser o adulto o impulsionador do desenvolvimento da criança, criando áreas de brincadeiras distintas e medindo as diferentes formas de uso dos brinquedos.

 

Fantoches

Com 4 anos as crianças falam cada vez melhor, sabem inventar nomes, géneros, e criar  histórias nas suas cabeças. Para ajudar a aguçar a criatividade e a imaginação, que tal oferecer 1 fantoche. Dê um fantoche ao seu filho e criem a vossa ‘companhia’ de teatro!

Os fantoches são brinquedos universais e super versáteis nas brincadeiras.

Ao brincar com fantoches, a criança tem a possibilidade de criar as suas próprias histórias e ao mesmo tempo, é possível, desta forma, introduzir valores sociais e culturais na criança. Para além disso, com um fantoche a criança tem a possibilidade de ir treinando o seu vocabulário, ao mesmo tempo que o aumenta.

Brinquedos para Crianças de 4 anos

Livros de Pintura

A relação entre crianças e arte parece bastante natural e quase inata. Todas as crianças adoram pintar, desenhar ou riscar folhas. É a forma de elas se expressarem. Os pais acabam por oferecer o material necessário e ver a magia acontecer.

Os livros de pinturas são adequados para todas as crianças, mesmo aquelas que demonstram problemas no desenvolvimento.

Quando as crianças brincam colorindo, para além de estarem a expressar os seus sentimentos, estão a fazer uma conexão entre o que vivenciam e observam diariamente e o que estão a produzir. Através da pintura é possível introduzir novos conceitos para criança- as cores, baixo-cima; dentro- fora; animais, etc.

Ajude a criança a pintar. Pinte fora das linhas. Motive a criança a pintar com as mãos, a utilizar carimbos ou mesmo esponjas. Sejam criativos!

 

Plasticina

A plasticina é sempre adorada por todas as crianças. Para além disso, é uma ótima forma de fazer com que pais e filhos despendam mais tempo juntos.

Arranje uma mesa e disponha lá em cima todas as plasticinas que tem. Agora, está na hora de brincar!

A plasticina é um brinquedo sem regras e por isso é ótimo para estimular a criatividade, melhorar a capacidade de concentração, desenvolver a motricidade fina e aumentar a auto-estima da criança através de estímulos positivos, aliviando assim emoções negativas, stress ou ansiedade infantil.

 


 

Referências

1. A importância das brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil (sem data). Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-das-brincadeiras-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-infantil.htm (Acedido: 9 de Setembro de 2020).
2. Dejtiar Waksman, R. e de Jesus S Harada, M. C. (2005) Escolha de brinquedos seguros e o desenvolvimento infantil Safe toys choices and children’s development.
3. Oliveira, K. M. (2019) O brinquedo ideal para cada idade, Pediatria Descomplicada. Disponível em: https://pediatriadescomplicada.com.br/2019/08/21/o-brinquedo-ideal-para-cada-idade/ (Acedido: 9 de Setembro de 2020).

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter