
O couro cabeludo de um bebé não é lugar para aventuras químicas! Por isso, escolher o shampoo para bebés mais adequado, é uma missão que tem de incluir uma boa dose de amor, olfato apurado, leitura de rótulos e atenção aos detalhes!
Venha descobrir como acertar na escolha de um shampoo para bebés suave e seguro.
O que deve ter um shampoo para bebés?
Um shampoo para bebés deve ter uma série de ingredientes e funções que façam dele um produto seguro e adequado para os pequenitos, nomeadamente:
- Fórmula hipoalergénica, se possível, para reduzir o risco de alergias e irritações durante o banho.
- pH neutro para respeitar o equilíbrio natural da pele do bebé.
- Ingredientes naturais, como, por exemplo, camomila, aloé vera e calêndula, para ajudar a acalmar e hidratar o couro cabeludo do bebé que ainda está em desenvolvimento e adaptação, se não houver irritação ou alergia a estes produtos.
- Indicação “sem lágrimas” ou "no tears" para evitar irritações nos dias em que o shampoo para bebés resolve escorregar para os olhos.
- Textura suave e fácil de enxaguar para evitar atritos… e choradeiras!
E lembre-se: um bom shampoo para bebés não precisa de fazer espuma em excesso para ser eficaz!
Shampoos para bebés com certificações e testes dermatológicos
Sabia que existem shampoos para bebés especialmente formulados e testados por dermatologistas e pediatras? Essas certificações dão-lhe uma camada extra de confiança e garantem que o produto foi desenvolvido a pensar nas necessidades reais do seu bebé. Por isso, procure selos como “dermatologicamente testado” no shampoo para bebés ou uma certificação biológica/orgânica… ou mesmo uma certificação vegan ou cruelty-free, que significa que o produto não tem ingredientes de origem animal nem foi testado em animais. Estes selos são sinais, em princípio, de que o shampoo para bebés passou por critérios rígidos de qualidade.
O que deve evitar num shampoo para bebés?
Agora que sabe o que deve conter um shampoo para bebés, é hora de perceber também o que não deve incluir. E, essencialmente, um shampoo para bebés não deve incluir ingredientes comuns em produtos para adultos que podem ser agressivos demais para a pele sensível dos pequenitos, como:
- Parabenos, ou seja, conservantes que podem causar alergias ou interferir com o equilíbrio hormonal do bebé.
- Sulfatos agressivos que fazem muita espuma, mas podem secar e irritar a pele.
- Fragrâncias e corantes artificiais que conferem um cheiro agradável ao shampoo para bebés, mas que podem causar reações.
- Ftalatos que servem para fixar aromas, mas estão associados a riscos para a saúde.
- Álcool que seca a pele e pode causar ardor.
Siga este conselho! Leia sempre o rótulo do shampoo para bebés e, na dúvida, escolha a opção mais simples e natural.
Shampoo para bebés de acordo com a idade e tipo de cabelo
Sim, até um bebé com poucos fios de cabelo tem as suas necessidades próprias! Por exemplo…
Em recém-nascidos, geralmente, não é necessário aplicar shampoo para bebés todos os dias. Basta usar um gel de banho suave e sem fragrância.
Em bebés com crosta láctea deve optar por shampoos com ingredientes como o óleo de amêndoas doces ou pantenol, que ajudam a suavizar e remover a crosta sem irritar.
Em bebés com cabelo encaracolado pode ser necessário um pouco mais de hidratação, pelo que deve escolher um shampoo para bebés nutritivo que mantenha os caracóis macios e definidos.
Em bebés com cabelos finos ou oleosos deve aplicar um shampoo para bebés leve, que limpe sem pesar.

Onde encontrar bons shampoos para bebés?
Hoje em dia, não é difícil encontrar um bom shampoo para bebés. As farmácias e parafarmácias tem sempre uma série de opções de qualidade, bem como as lojas especializadas em produtos para crianças e até os supermercados. De resto, tem sempre a hipótese de comprar online: uma verdadeira tábua de salvação para pais mais ocupados, desde que saiba o que está a comprar!
Como aplicar o shampoo para bebés?
Simples! Basta colocar uma pequena quantidade do shampoo para bebés na palma da sua mão e depois aplicar no couro cabeludo do pequenote, esfregando suavemente para espalhar o produto. A seguir, deve massajar com movimento circulares e suaves e depois, enxaguar com cuidado para retirar o shampoo da cabeça do bebé.
Dicas extra para o banho do seu bebé
Escolher o shampoo para bebés adequado, é meio caminho andado, mas o banho do seu filho pode ser um momento ainda mais especial se seguir estas dicas práticas:
Prepare tudo com antecedência: shampoo para bebés, gel de banho, esponja, toalha, fralda, roupinha... assim não corre o risco de ter de deixar o seu filho sozinho para ir buscar algo de que se tenha esquecido!
A temperatura ambiente deve rondar os 24ºC e a água do banho do bebé deve estar morna, entre os 36º e 37ºC. Use um termómetro de banheira ou o bom e velho truque do cotovelo para testar!
Comece por lavar o rosto com água limpa, sempre com muito cuidado para não irritar os olhos. Depois, lave o cabelo com um shampoo para bebés adequado, evitando que o produto escorra para o rosto. Prossiga das zonas mais limpas para as mais sujas, terminando nos genitais e rabinho. No final, enxague com água limpa para não deixar qualquer resíduo na pele do bebé.
O banho deve ser curto: 5 a 10 minutos bastam para limpar e relaxar sem secar demais a pele do bebé.
Use pouca quantidade de shampoo para bebés e evite esfregar com força: um toque suave é suficiente para proceder à limpeza do bebé.
Transforme o banho num momento de vínculo: cante, converse e brinque com o seu filho, assim ele vai associar o banho a algo positivo e seguro.
Depois do banho, envolva o bebé numa toalha macia e seque-o bem, dando especial atenção às pregas (pescoço, axilas, virilhas) que são como pequenos esconderijos de humidade!
Para cuidar do seu bebé, é necessário tomar decisões com carinho e informação. Portanto, agora que sabe escolher o melhor shampoo para bebés, convém saber também o que deve incluir num kit de banho para bebé.