Algures entre os primeiros seis e os primeiros 12 meses de vida, tem início o processo de dentição do bebé. Nesta fase tão especial, querida e dolorosa em igual medida, vai precisar de um verdadeiro aliado: o mordedor para bebés.
Os primeiros dentinhos são irresistíveis, principalmente quando os bebés fazem questão de os mostrar! No entanto, o mais certo é a criança sentir as gengivas um pouco doridas – vai daí e toca a mordiscar ou a morder tudo o que lhe aparecer à frente.
O desconforto causado pelo rompimento das gengivas e, por vezes, até a dor inerente a todo o processo, pode provocar muitas queixas por parte do bebé e ser motivo de ansiedade para pais e mães. É aqui que entra o mordedor para bebés.
O que é um mordedor para bebés?
Pode chamar-lhe aparelho, objeto, utensílio ou – a nossa descrição preferida – um brinquedo. Na verdade, é isso que é um mordedor para bebés: um brinquedo no qual o bebé vai mordiscando para aliviar o desconforto que sente ao romper dos primeiros dentes.
Os mordedores para bebés podem ser muito divertidos, com diferentes formas e texturas que não só estimulam a criança, como ainda lhe ajudam a aliviar um pouco o processo de dentição.
Embora existam outros tipos de técnicas que pode utilizar para lhes proporcionar o tão desejado alívio, como a utilizam de compressas frias ou outros produtos naturais, por exemplo, a verdade é que o mordedor para bebés é uma das opções mais eficazes que pode encontrar.
Além de serem muito utilizados, em todo o mundo, por todos os tipos de pais, o mordedor para bebés oferece ainda um grande contributo para:
- A movimentação da língua que mais tarde será utilizada para produzir os seus primeiros sons;
- O desenvolvimento de toda a estrutura da boca, numa altura em que as crianças tendem a experimentar os sabores de tudo o que encontram pela frente;
- Treinar o ato da mastigação;
- Acalmar e/ou reconfortar a criança, mesmo em situações mais stressantes como a toma de uma vacina, por exemplo.
Quando dar o mordedor ao bebé?
O mordedor para bebés não tem um momento exato para ser oferecido à criança. Mesmo assim, é importante que todo o tipo de brinquedos se adeque à sua fase de desenvolvimento.
Nesse sentido, o mordedor para bebés deve ser incluído no dia a dia da criança, logo a partir do momento em que se inicia a fase de dentição.
Normalmente, isso acontece entre os seis meses de idade e o primeiro ano de vida. Por vezes, mais cedo; noutras vezes, ligeiramente mais tarde.
Se não tiver a certeza acerca do processo de dentição, ou em que fase se encontra, esclareça todas as suas dúvidas com um profissional de saúde – idealmente, o pediatra que os acompanha.
Mesmo assim, preste também atenção a alguns dos sinais que partilhamos consigo, antes de utilizar um mordedor para bebés. Alguns dos sintomas de que os primeiros dentes estão a nascer incluem:
- Diarreias;
- Dificuldades em dormir;
- Dores de dentes;
- Febres;
- Gengivas inflamadas;
- Muita produção de saliva;
- Perda de apetite;
- Irritação.
Além destes, vai também reparar que o seu bebé apresenta uma maior tendência para levar tudo o que encontra à boca, em busca de algo para morder.
Estes são alguns dos sintomas que lhe podem indicar que está na altura de escolher um mordedor para bebés.
Como escolher o mordedor para bebé?
Os mordedores para bebés podem vir nos mais diversos materiais, formatos e texturas. Existem em borracha, em madeira, em silicone ou até em plástico – com formas que podem imitar os animais mais comuns do dia a dia até às formas geométricas mais complexas, com ou sem efeitos e com todas as cores possíveis e imaginadas.
Dito isto, a escolha de um mordedor de bebés pode parecer uma demanda impossível! Mas descanse: na verdade, só precisa mesmo de seguir três recomendações.
A primeira recomendação está diretamente associada à segurança da criança: ao procurar por um mordedor de bebés, tenha em atenção à composição dos materiais utilizados.
Lembre-se que o mordedor de bebés vai estar em contacto direto com a boca da criança. Logo, é extremamente importante que o mesmo não seja composto nem inclua qualquer tipo de substâncias ou materiais tóxicos.
Palavras como Bisfenol A (BPA), ftalatos ou cádmio são para evitar a todo o custo. Nesse sentido, procure certificar-se junto dos próprios produtores dos brinquedos, no caso de a informação não ser devidamente pública.
Já a segunda recomendação acerca do modo como escolher um mordedor para bebés associa-se ao conforto.
Ao procurar por um mordedor para bebés, lembre-se que este é um brinquedo que deve ser fácil e até confortável de agarrar e manusear.
Por último, ninguém melhor que o seu bebé para saber do que gosta ou do que não gosta. Por isso mesmo, escolha um tipo de mordedor para bebés aprovado pelo seu bebé!
Tipos de mordedor para bebés
Como vimos, os mordedores para bebés vêm nos mais diferentes tipos de materiais e texturas. Ou seja, existem muitos e diferentes tipos de mordedores para bebés. Em seguida, conheça aqueles que podem ser considerados como os mais comuns:
Brinquedos
Os mordedores para bebés em formato de brinquedo – animais, formas geométricas ou outros – são um tipo de mordedores para bebés que é capaz de não só aliviar as dores que a criança pode sentir nas gengivas, bem como serem uma verdadeira diversão!
Anéis de Dentição
Os mordedores para bebés em formato de anel tendem a ser mais fáceis de agarrar pelas mãozinhas mais pequenas. Além disso, este tipo de mordedores para bebés costuma também vir em texturas mais suaves ou macias, mais fáceis de mordiscar.
Alguns destes incluem ainda água dentro do seu interior, pelo que podem ser colocados no frigorífico, de modo a contemplarem também uma componente “fria” e que pode ajudar a aliviar as dores de dentes.
Luvas mordedoras para bebés
Alguns bebés tendem a brincar e a morder as suas próprias mãos, durante a fase em que os seus dentes se encontram a nascer.
Por isso mesmo se inventaram estas luvas mordedoras para bebés e que funcionam tal e qual como está a pensar: um par de luvinhas que a criança utiliza e usa para mordiscar, em vez de o fazer nas próprias mãos.
Babete mordedor para bebés
Um autêntico 2-em-1, o babete mordedor para bebés funciona enquanto babete – para aquelas refeições mais entusiasmadas – e como mordedor para bebés, seja durante a refeição, seja durante o dia a dia.
Acessórios de “moda”
É mesmo assim. Embora, neste caso, este tipo de acessórios talvez não estejam assim tão na moda quanto isso.
Mesmo assim, falamos de mordedores para bebés na forma de colares ou pulseiras, por exemplo, e que os pais podem utilizar enquanto pegam no bebé ao colo e o deixam ir mordiscando, sempre que for preciso.
Já conhecia o mordedor para bebés? Qual o seu tipo de mordedores para bebés favorito? Tem resultado? Partilhe connosco!
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.