Já ouviu falar do Método Montessori? 

O método montessori foi criado por Maria Montessori, professora, médica e filósofa, nascida em 1907, em Itália. Maria acreditava num ensino no qual a criança era o seu próprio mestre e os professores eram os auxiliares desse mesmo ensino.4
 

Maria Montessori

De acordo com a criadora do método montessori, as crianças desenvolvem-se de forma independente e autónoma, precisando apenas de um ambiente preparado para o efeito.4 Hoje, existem várias formas de ensinar as crianças. O método montessori é uma delas. Por isso, se está numa fase de pesquisa e recolha de informação acerca do modo como educar os seus filhos, procure saber mais sobre os vários métodos cientificamente comprovados e opte por aquele que está de acordo com os seus ideais e com o qual mais concorda. 
 

Hoje, vai ficar a saber um pouco mais acerca do método montessori.

 

Método Montessori – em que consiste?

O método montessori, ou a metodologia montessoriana, consistem em proporcionar às crianças um ambiente educacional simples, autónomo e real.

Esta é uma perspetiva pedagógica, com mais de 100 anos, segundo a qual as crianças de diferentes faixas etárias (com um intervalo não superior a três anos) se integram no mesmo ambiente (a sala de aula), permitindo assim o desenvolvimento natural das suas capaciedades físicas, sociais e psicológicas.

O objetivo fundamental do método montessori é levar as crianças a aprenderem a partir da exploração do ambiente que as rodeia.

Para isso, o ensino montessoriano recomenda a utilização de materiais específicos para cada tarefa e apresenta os seguintes pilares educacionais3:

  • Autoeducação: aproveitamento da capacidade inata de desenvolvimento da criança;
  • Educação Cósmica: o pedagogo deve encontrar um encadeamento na aprendizagem que propõe, para que os alunos compreendam que o mundo tem uma ordem e que esta deve ser respeitada;
  • Educação como Ciência: estudo conduzido pela criadora do método montessori, baseado num método científico que procura evitar discrepâncias que possam afetar a eficácia da aprendizagem em estudantes com a mesma faixa etária;
  • Ambiente preparado: O ambiente onde a criança expande o seu conhecimento e explora deve ser adaptado aos requisitos físicos e psicológicas da própria. A adequação do ambiente vai proporcionar aos estudantes a iniciativa de pegarem nos materiais e aprenderem;
  • Adulto preparado: É todo aquele que faz parte do processo educacional da criança, seja professor ou não. O adulto deve conhecer todas as fases de desenvolvimento da criança;
  • Criança equilibrada: Aquela cujas características correspondem à norma para a faixa etária em que se encontra.

Liberte o potencial da criança e você a transformará no mundo – Montessori8

Método Montessori

Vantagens do Método Montessori

O método montessori é visto como uma forma de aprendizagem, simples e real, que beneficia a criança a vários níveis. Algumas das vantagens trazidas pelo método montessori são1:

  • A aprendizagem ocorre segundo a evolução natural da própria criança. O professor alimenta a iniciativa espontânea;
  • É dada à criança liberdade de aprendizagem e é estimulado o sentido de responsabilidade do aluno;
  • O aluno é avaliado diariamente e consoante a tarefa aprendida. Não existem testes standard, nem são avaliados de acordo com o que as outras crianças conseguem fazer;
  • Todos os objetos podem motivar o gosto pela aprendizagem e são vistos, por isso, como uma oportunidade. Por exemplo, se a criança pegar numa folha, esta pode ser vista como uma oportunidade para aprender ciência;
  • As crianças são inseridas num ambiente diversificado, com meninos e meninas de várias idades (em intervalos de três anos). A finalidade é que sejam desenvolvidas capacidades de liderança e comunicação por eles próprios.

 

A Educação segundo o Método Montessori

A criação do método montessori tem lugar depois de vários anos de observação e investigação por parte da sua criadora que chegou à conclusão de que a educação montessoriana dava às crianças as ferramentas necessárias para que o desenvolvimento ideal (físico, intelectual, emocional e social) tivesse lugar.

Segundo Rathunde, os estudantes educados segundo o método montessori demonstram mais motivação e experiências positivas, ao contrário das crianças formadas de acordo com a educação tradicional.5

Nesta filosofia de ensino, a aprendizagem desenvolve-se num ambiente real, onde as oportunidades de crescimento intelectual aparecem de forma natural. Os estudantes são educados para serem crianças confiantes, entusiasmadas, responsáveis e com um sentido de comunidade, a pensar no próximo.7

Para beneficiar ao máximo do método montessori, procura adequar o espaço da criança, de acordo com estas dicas:

 

O quarto do Método Montessori

Para quem opta pelo método montessori, o quarto da criança deve seguir os princípios da educação que pretende transmitir. Assim, a disposição da mobília deve procurar estimular a autonomia, a liberdade e a criatividade da criança.2

Para o fazer, é importante ter a consciência que o quarto é para a criança. Por isso, a mobília (como uma mesa, por exemplo) deve ser pequena, as camas devem ser baixinhas e as estantes devem estar ao alcance dos miúdos, com os objetos fáceis de alcançar. 

É fundamental a criança ter liberdade no seu quarto e não depender de um adulto para poder brincar.2 

O quarto de acordo com o método Montessori:

  • Decoração simples;
  • Móveis miniatura;
  • Cama baixa ou no chão;
  • Brinquedos que proporcionem diferentes estímulos (sensorial, auditivo, visual);
  • Espelho ao nível da criança, para que se reconheça.

Contudo, liberdade não significa que não existam regras. É importante estabelecê-las. É fundamental para o desenvolvimento a criança entender que as regras existem e servem para segurança e respeito do espaço. Ensine o seu filho a arrumar o quarto e a colocar os brinquedos no sítio certo.

 

O berço do Método Montessori


Segundo Szmuk, o berço deve ser substituído por uma cama no chão, para dar liberdade à criança de se levantar, caso assim o deseje.

Com uma cama no chão a criança não precisa de ficar à espera (muitas vezes a chorar) de um adulto, quando acorda. Além de oferecer independência, esta é também uma ótima forma de fazer com que a criança aprenda a gerir as suas próprias emoções.6

 

A cama do Método Montessoriano

Depois da fase do berço, chega a fase da cama. A cama do método montessoriano deve ser colocada no chão para que haja liberdade de movimentos. É simples e funcional.

Próximo do colchão deve ser colocado um tapete, uma manta ou um outro colchão que ampare uma eventual queda, caso a criança se distraia. O facto de a criança não ter uma cama alta nem barreiras faz com que ela aprenda inconscientemente a controlar o corpo durante o sono.2

Tal como a cama, a restante mobília deve também ser simples e segura. Devem existir espaços livres que incitem a criatividade e a imaginação. A cama, em forma de casinha, é um excelente exemplo.2

Quarto Método Montessori
Quarto Método Montessori

Os brinquedos do Método Montessori

Os brinquedos montessorianos são extremamente importantes para o desenvolvimento adequado da criança. Afinal, é com estes que os mais pequenos aprendem a agir.

Ao desenhar o quarto dos seus filhos, procure criar espaços dedicados à música, ao desenho, ou aos trabalhos manuais. A decoração e a mobília devem fomentar a imaginação e criatividade. Por exemplo, a cama pode ser um navio e a secretária uma caixa de supermercado.

Para evitar que o seu filho fique assoberbado ou acabe por desvalorizar os brinquedos, disponibilize poucos brinquedos de cada vez.

Lembre-se que os brinquedos devem ser colocados em lugares ao quais a criança consiga facilmente chegar, de modo a escolher à vontade com qual pretende brincar.6

Muitas vezes a desarrumação do quarto das crianças é causada pela quantidade excessiva de brinquedos que os pais colocam à sua disposição, podendo levar ao desinteresse. É importante que a criança explore todas as vertentes do objeto ao máximo, dando asas à sua imaginação.

Inicialmente a criança vai levar os objetos à boca, esfregá-los e bater com eles; é desta forma que começa a exploração. É relevante os objetos despertarem diferentes tipos de sensações sensoriais e auditivas.6

Quando mais crescido, a criança toma consciência e passa a brincar de forma mais dinâmica. Nesta fase, entre os 11 e os 18 meses, a criança passa a ser capaz de reproduzir o mundo através de imagens, símbolos ou memórias.6

 

Onde comprar material adequado ao Método Montessori

Estabelecidas as condições teóricas do método montessori: Já pensou como é que vai decorar o quarto do pequeno? 

O material adequado ao método montessori pode ser adquirido em vários locais. Através de uma pequena pesquisa na internet, é possível compreender que os brinquedos do método montessori são objetos simples que pode encontrar em muitas lojas. Ou seja, não existe um local de compras específico. 

Desde que compreenda os princípios desta filosofia, começa a encontrar facilmente objetos que se enquadrem. Mantenha o mesmo pensamento com a decoração do quarto e opte por mesas e cadeiras pequenas, quadros ao nível da altura do seu filho e prateleiras baixas.

Procure material de dimensões reduzidas, fáceis de encontrar em lojas como IKEA, Bosque Feliz, Cristina Siopa, entre outros.


 


 

Referências:

1. 5 Advantages of a Montessori School (2018) Austin Children’s Academy. Disponível em: https://austinchildrensacademy.org/the-montessori-advantage/advantages-of-a-montessori/ (Acedido: 28 de Janeiro de 2020).
2. Duarte Menezes, R. (2017) quarto montessoriano sustentável: Uma abordagem a partir do Design de Mobiliário. Uberlândia.
3. Ferreira Leite, M. (2016) Método de Montessori: é assim que se aprende na escola do príncipe George, Observador. Disponível em: https://observador.pt/2016/01/09/metodo-montessori-aprende-na-escola-do-principe-george/ (Acedido: 27 de Janeiro de 2020).
4. Maria Montessori (sem data) Associação Portuguesa Montessori. Disponível em: https://www.montessoriportugal.pt/copia-maria-montessori (Acedido: 27 de Janeiro de 2020).
5. Rathunde, K. (2003) a comparison of montessori and traditional middle schools: motivation, quality of experience, and social context, The NAMTA Journal, 28(3), p. 41.
6. Szmuk, M. (2017) Quarto Infantil- proposta de um mobiliário que acompanha o desenvolvimento da criança. Lisboa.
7. What Is Montessori Education (sem data) American Montessori Society. Disponível em: https://amshq.org/About-Montessori/What-Is-Montessori (Acedido: 28 de Janeiro de 2020).
8. Why Choose Montessori for My Child (sem data) American Montessori Society. Disponível em: https://amshq.org/Families/Why-Choose-Montessori (Acedido: 27 de Janeiro de 2020).

autor: Bolas de Sabão

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