
O reforço positivo na educação infantil é um tipo de técnica comportamental que pode ser aplicada tanto pelos pais como pelos professores, mas também por todos os adultos responsáveis pela educação dos mais pequenos.
Mais do que contribuir de forma positiva, a utilização do reforço positivo na educação infantil procura aumentar o melhor desenvolvimento possível das crianças, em todos os seus aspetos.
Na prática, este reforço positivo na educação infantil melhora a compreensão da criança acerca das suas próprias vitórias ou derrotas.
Mas, mais do que isso, procura estimular e direcionar o seu pensamento para o tipo de decisões que a sociedade onde se insere considera serem as “mais corretas”.
Como é que isso é feito?
O que é o reforço positivo na educação infantil?
O reforço positivo na educação infantil é uma estratégia que visa a estimulação de determinados comportamentos.
De uma forma muito resumida, trata-se de um método simples, mas eficaz: depois de uma ação bem-sucedida, ou seja, após um bom comportamento, a criança tem direito a uma recompensa.
Ao longo do tempo, a utilização de recompensas adaptadas a cada bom comportamento por parte da criança acaba por funcionar como um estímulo à sua repetição.
A título de exemplo, a demonstração de satisfação por parte dos pais aquando da utilização adequada de um “por favor” ou de um “obrigado” por parte da criança estimula-a a repetir mais vezes estas duas expressões essenciais a uma boa educação.
No entanto, parte essencial do reforço positivo na educação infantil está também muito associado à forma como todos os educadores criticam o mau comportamento, a que alguma vezes chamamos de reforço negativo.
Naturalmente, em caso de um “mau comportamento” não deve existir uma recompensa.
Mesmo assim, os educadores – sejam eles pais, professores ou outros – devem deixar claro o porquê de aquele comportamento em específico ser considerado “mau”. Na medida do possível, isto deve ser feito de forma calma, mas explícita e de acordo com a sua linguagem.
A oposição entre o certo e o errado, entre a recompensa ou a falta dela, é essencial para o resultado de uma estratégia de reforço positivo na educação infantil.
É nessa dicotomia que as crianças se tornam capazes de entender a diferença entre um bom e um mau comportamento.
Por último, importar sublinha que no que ao reforço positivo na educação infantil diz respeito, a verdade é que não existe um certo ou errado. Há sempre espaço para aprendermos e melhorarmos.
Do mesmo modo, é importante não desanimar a criança, no caso de as expetativas demorarem a ser cumpridas. Pouco a pouco, garantimos que lá chegará.

Tipos de reforço positivo na educação infantil
Como técnica de educação que é, nem sempre o reforço positivo na educação infantil precisa de ser colocado em prática sempre da mesma maneira. Por outras palavras, a recompensa à criança não precisa de vir sempre na forma de um elogio.
Existem vários tipos e formas de aplicar o reforço positivo na educação infantil.
Os quatro principais são o natural, o social, o tangível e o reforço por símbolos.
Reforço natural
O reforço positivo na educação infantil do tipo natural é aquele que acontece...naturalmente! Ou seja, ocorre de forma natural. Espontânea.
Neste contexto, a sensação de orgulho e alívio depois de horas e horas de estudo são recompensadas pelas boas notas, pelos elogios de pais, colegas e professores. É uma recompensa de ordem natural.
Reforço social
O reforço social é o tipo de reforço positivo na educação infantil que, por norma, recorre aos elogios ou aos afetos, principalmente quando proferidos ou demonstrados num contexto social.
Por exemplo, dentro de uma sala de aula, o reforço social pode ter lugar quando o professor elogia o trabalho de um aluno perante o resto da turma.
Reforço por símbolos
Quando o reforço positivo na educação infantil recorre à simbologia, chamamos reforço por símbolos. Esta é uma prática muito utilizada nos infantários ou nas escolas de ensino básico, por exemplo. No entanto, também pode ser utilizado em casa.
Neste caso, falamos do recurso a autocolantes expressivos, por exemplo, ou à utilização de um sistema de pontos atribuídos a uma ação bem feita.
Reforço tangível
O reforço tangível é o tipo de reforço positivo na educação infantil que recorre a recompensas tangíveis.
Ou seja, são recompensas palpáveis como, por exemplo, a utilização de presentes ou mesmo até uma recompensa monetária por uma determinada ação.
Naturalmente, este é também o tipo de reforço positivo na educação infantil mais utilizado para recompensar “grandes ações”.
Benefícios do reforço positivo na educação infantil
Quanto utilizado devidamente, o reforço positivo na educação infantil oferece alguns benefícios a todos os envolvidos, mas principalmente às crianças. Desta forma, elas não só se tornam capazes de reconhecer a diferença entre uma boa e uma má ação, como também:
- Melhoram a sua autoestima, confiança e prazer;
- Praticam uma atitude positiva;
- Diminuem os comportamentos considerados indesejáveis;
- Melhoram a relação ou a interação com os seus educadores, sejam pais, mães ou professores.
Sabemos que a educação de uma criança é um processo constante, desafiante e único. Existem inúmeras dúvidas, ao longo de todo o caminho.
O reforço positivo na educação infantil procura, por isso, auxiliar pais e professores a incentivar o tipo de comportamentos que mais desejamos que elas tenham no dia a dia, dentro da sua sociedade.
Com um impacto profundo no desenvolvimento da criança, é até possível que muitos educadores pratiquem o reforço positivo na educação infantil, ainda que inconscientemente.
E você? Costuma utilizar o reforço positivo na educação infantil de forma habitual? Partilhe as suas opiniões e experiências com a comunidade Bolas de Sabão!
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