A nutrição infantil é um dos aspetos mais importantes para o desenvolvimento saudável de uma criança. Principalmente durante os primeiros anos de vida.

Além disso, é também durante esta fase inicial da nutrição infantil que os nossos gostos e as nossas preferências alimentares se começam também a definir, não é? 

Mais do que o nosso desenvolvimento durante o presente, a verdade é que a nutrição infantil exerce uma grande influência no futuro de todos.

Por isso mesmo, vamos falar da nutrição infantil. Vamos descobrir o que é e qual a sua real importância para o desenvolvimento da criança, bem como deixar mais claros quais os potenciais problemas relacionados com a má nutrição infantil.

Continue a ler e esclareça todas as suas dúvidas.

 

O que é a Nutrição Infantil?

Quando falamos em alimentação ou em nutrição infantil saudável, são várias as dúvidas que surgem. Afinal, o que são os bons hábitos alimentares? O que é que isso envolve?

Todas as crianças, em todos os contextos, absorvem inevitavelmente, seja dos seus pais ou dos seus educadores, os mais variados tipos de exemplos. Um estilo de vida mais ativo e saudável, bem como a alimentação equilibrada, incluem-se neste tipo de exemplos que pode transmitir aos mais jovens. 

Por isso mesmo, no que à nutrição infantil diz respeito, existem duas palavras de ordem: equilíbrio e variedade.

Variedade, porque à medida em que vamos crescendo, o nosso paladar (ou seja, os nossos gostos alimentares) vão-se adaptando e tornando-se cada vez mais seletivos. 

Quanto mais cedo nos habituarmos a comer a sopa, a fruta ou os legumes, mais depressa os começamos a incluir nas nossas próprias escolhas. 

E equilíbrio, porque as refeições que tomamos ao longo do dia devem também ser equilibradas, em vez de exclusivamente restritivas. Na verdade, isto é válido tanto para os adultos, como para as crianças.

Além disso, importa sublinhar que o desenvolvimento saudável de uma criança vai mais além do que a mera adequação do peso à sua altura. A nutrição infantil exerce também uma grande influência no rendimento escolar, por exemplo! 

Por outras palavras, o corpo por inteiro precisa da fibra que encontramos nos legumes ou na fruta, dos hidratos de carbono que vêm das massas e do arroz, da proteína presente na carne ou do ómega-3 dos peixes.

Está a começar a ver a real importância da nutrição infantil, não está?

 

A importância da Nutrição Infantil

A real importância da nutrição infantil é, então, dupla: primeiro, no presente, garantindo um desenvolvimento saudável da criança como um todo, mas também no futuro, depois de a criança crescer e se tornar num adulto cujos hábitos de alimentação não só são saudáveis, como exemplares. 

Contudo, foquemo-nos no presente: na importância da nutrição infantil para o desenvolvimento da criança.

Nutrição Infantil

No desenvolvimento da criança

No desenvolvimento da criança, a nutrição infantil é, naturalmente, um hábito saudável incutido tanto pelos pais, como por todos os envolvidos no dia a dia das crianças, incluindo as escolas.

Como vimos, a nutrição infantil é importante para o desenvolvimento da criança, tanto em termos de corpo, como de cabeça.

Lembre-se que esta é uma altura de atividade intensa, tanto física como cerebral, nomeadamente durante o período escolar.

Contudo, para que a criança seja capaz de tomar decisões por si própria acerca da sua própria nutrição infantil durante os períodos em que não está presente, temos algumas recomendações para partilhar consigo. 

Comece já hoje a dar os primeiros passos no caminho da nutrição infantil e na promoção de hábitos de vida saudável:

  • Mantenha um plano alimentar equilibrado, saudável, variado e nutritivo;
  • Sirva as porções adequadas ao desenvolvimento da criança, em todas as refeições do dia. Evite comer em demasia;
  • Em conjunto, procurem identificar os momentos nos quais se sentem saciados ou, pelo contrário, com fome;
  • Coma sem pressa, com calma e sem grandes distrações;
  • Sempre que possível, tentem tomar a refeição em conjunto, em família.

Mesmo assim, lembre-se que nem só dos alimentos se faz a nutrição infantil. É igualmente importante que mantenha um estilo de vida ativo, com a prática de exercício físico regular, que na criança deve ser um exercício físico com carácter lúdico, agradável.

Ao mesmo tempo, importa ainda referir o papel que escola e os amigos exercem tanto na nutrição infantil como no desenvolvimento da criança, como um todo. 

Embora a nutrição infantil na escola ou na cantina esteja perfeitamente regularizada, com múltiplas opções disponíveis, a verdade é que este é um ambiente no qual a criança terá a oportunidade de tomar decisões por si própria. 

Por aqui se evidencia a importância dos hábitos de nutrição infantil, a partir do exemplo que é aprendido em casa. 

Quando os melhores hábitos alimentares são incutidos o mais cedo possível, dentro de cada contexto, mais facilmente a criança se sentirá capaz de tomar as melhores decisões acerca da sua própria nutrição infantil.

Mais um ponto para o desenvolvimento da criança como um todo a partir da nutrição infantil: capacidade de decisão!

Por último, parte fundamental da nutrição infantil é também o conhecimento de alguns problemas relacionados com a má nutrição infantil. 

 

Problemas de má nutrição infantil

Os problemas de má nutrição infantil são reconhecidos, em todo o mundo. Nos dois extremos da sociedade, encontramos problemas tanto de obesidade, como de desnutrição. 

Em Portugal, país europeu e de costumes ocidentais, é na luta contra o crescimento da obesidade infantil que devemos concentrar os nossos esforços. Portugal é o país europeu com a maior taxa de obesidade infantil, o que significa muitos erros alimentares e falta de exercício físico!

Uma nutrição infantil cuidada e equilibrada é, por isso, uma medida de prevenção.

Mas existem outros problemas relacionados com a má nutrição infantil que não devem ser desconsiderados, tais como a hipertensão arterial ou a diabetes mellitus. 

Ao mesmo tempo, a verdade é que este tipo de problemas estão também relacionados com o rendimento familiar.

Sabemos que nas camadas da sociedade cujo rendimento familiar é menor, a escolha mais saudável pode até nem ser uma escolha – é uma impossibilidade. 

Contudo, se há lição que podemos retirar acerca da nutrição infantil é que esta pode e deve ser aplicada dentro do possível e adaptada a cada contexto específico. Ao ler este artigo, já está a dar os primeiros passos. 

 

Aulas de nutrição infantil para pais e crianças

A nutrição infantil pode ser um tema complexo. Na verdade, uma alimentação equilibrada e variada, aliada a um estilo de vida ativo e saudável pode ser até um problema para muitos adultos!

Também por essa razão, algumas instituições começaram a desenvolver planos de aulas de nutrição infantil para pais e crianças. Existem um pouco por todo o país.  

Na internet também pode encontrar muita informação, no caso de não existir ou não encontrar este tipo de educação perto de si.

No entanto, é importante que saiba reconhecer o meio de onde retira a informação, uma vez que estamos a falar do desenvolvimento saudável das crianças.

Existe muita informação na net e nos “influencers” que não está correta. As dietas “milagrosas” são quase sempre distorções.

Como sempre, no que toca à nutrição infantil como em praticamente todos os aspetos relacionados com a saúde dos seus filhos, informe-se primeiro junto de um profissional de saúde ou do seu pediatra.

Estas são as pessoas mais indicadas para encontrar as respostas que mais precisa. Já tinha pensado nas questões de nutrição infantil aí em casa? Partilhe as suas questões com a comunidade Bolas de Sabão!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter