O Autismo infantil é uma perturbação neurológica, identificada pela primeira vez em 1943 por Leo Kanner, que a descreveu por «Autistic disturbances of affective contact». Esta disfunção cerebral manifesta-se através de alterações do comportamento como por exemplo: atrasos psicomotores, dificuldades de interação ou comportamentos repetitivos.1

 

O que é o Autismo Infantil?1-4 

O autismo infantil é uma perturbação crónica do neurodesenvolvimento, que envolve alterações na interação social, dificuldades na comunicação verbal e comportamentos repetitivos. Habitualmente é possível identificar comportamentos indicadores da condição antes dos dois anos de idade, período de maior desenvolvimento cerebral.

Tríade de Perturbações no autismo.(Lorna Wing)5

Tríade de perturbações no autismo infantil

O autismo infantil é uma perturbação complexa devido à grande heterogeneidade clínica, e grave, que evolui ao longo do desenvolvimento da criança até à idade adulta. Nestes casos clínicos é frequente a coexistência desta condição com outras perturbações, como por exemplo epilepsia.1-4

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – 2 de abril3

 

Sintomas do Autismo Infantil?

Os sintomas de autismo conseguem ser identificados na infância, durante o desenvolvimento da criança. Existem várias fases e sintomas distintos aos quais deve ser dada especial atenção por parte dos familiares. Contudo, o diagnóstico é feito por profissionais de saúde, especializados, e por instrumentos de avaliação, de forma a haver um diagnóstico clínico fiável.6

 

Sintomas dos 0 aos 6 meses:6

  • Ausência de contacto visual;
  • Não sorrir em resposta; 
  • Baixo nível de atividade;
  • Irritabilidade extrema;
  • Tendência a fixar objetos;
  • Pouco interesse por pessoas;
  • Mímica facial pobre;
  • Ausência de reações antecipatórias (ex: não estende os braços para ser agarrado).

 

Sintomas dos 6 aos 12 meses:6

  • Vocalização diminuta;
  • Não usar gestos na comunicação;
  • Não responder ao chamamento; 
  • Ausência de padrões motores de imitação do outro.

 

Sintomas dos 2 e os 6 anos:6

  • Perturbação da fala;
  • Tendência para o isolamento;
  • Não apontar com o indicador para os objetos para dirigir a atenção dos outros;
  • Ausência de iniciativa na interação social;
  • Dificuldade em aceitar a mudança;
  • Interesse obsessivo por determinadas texturas, materiais, pessoas, objetos ou partes dos mesmos;
  • Persistência de gestos ou comportamentos estereotipados ou repetitivos e posturas invulgares. 
Autismo nas Crianças

Causas do Autismo Infantil

A causa para a patologia é, na maioria dos casos, multifactorial e desconhecida, no entanto existem fatores biológicos que levam a uma predisposição.7

Nos anos 40 e 50 os cientistas acreditavam que a causa do autismo era o resultado da interação da criança com os pais, com maior destaque para a mãe, que era observada como insensível e pouco carinhosa. A partir dos anos 60, os estudos científicos da doença alteraram a visão antes disseminada. O autismo começou a ver visto como uma perturbação com origem em fatores genéticos e de diversas causas orgânicas.7

Não há ligação causal entre atitudes e ações dos pais e o aparecimento das perturbações do espetro autista. As pessoas com autismo podem nascer em qualquer pais ou cultura e o autismo é independente da raça, da classe social ou da educação parental.7 

Em suma, a perturbação deriva de genes candidatos, ou seja existe uma predisposição genética e hereditária; mas também fatores pré-natais (rubéola materna, hipertiroidismo) e pós-natais (prematuridade, infeções graves, traumatismo).

 

Como lidar com o Autismo Infantil na escola?

Para o desenvolvimento escolar da criança ser adequado à sua condição, é necessária uma conjuntura educacional equilibrada, ou seja8:

  • o ambiente físico deve ser calmo, estruturado e previsível;
  • a educação deve ter como base a liberdade criativa, a diversidade de estímulos e atividades ao ar livre;
  • as regras devem ser claras e exequíveis;
  • qualquer alteração que quase incómodo ou resistência deve ser negociada sem criar tensão;
  • as tarefas devem ser estratificadas da mais simples para a mais complexo, levando em consideração as capacidades da criança. 

 

Como tratar o Autismo Infantil?

O tratamento para autismo infantil é sobretudo ao nível educacional, com estratégias comportamentais de interação com o outro e intervenções de restruturação da fala. As crianças com autismo devem ser ensinadas a comunicar recorrendo a símbolos, gestos, imagens ou brincadeiras, e também a controlarem os comportamentos disruptivos (birras, agitações).1

 


 

Referências

1. Oliveira, G. (2009) «Autismo - Cuidados primários de saúde», Revista Portuguesa de Clínica Geral. Associacao Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 25(6), pp. 688–695.
2. Sabe o que é o autismo? (2016) SNS. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/04/18/sabe-o-que-e-o-autismo/ (Acedido: 22 de Maio de 2020).
3. Histórico de Destaques (sem data) Direção- Geral de Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo-2-de-abril-.aspx (Acedido: 22 de Maio de 2020).
4. Oliveira, G. e Duque, F. (2019) Perturbação do espectro do Autismo (PEA), pedipedia.
5. Wing, L.& Gould, J. (1979) “Severe impairments of social interaction and associated abnormalities in children. Epidemiology and classification. “Journal of Austism and Developmental Disorders, 9, 11-29
6. Abordagem Diagnóstica e Intervenção na Perturbação do Espetro do Autismo em Idade Pediátrica e no Adulto (2019) Direção- Geral de Saúde.
7. Autismo (sem data) FPDA - Federação Portuguesa de Autismo. Disponível em: https://www.fpda.pt/autismo_1 (Acedido: 22 de Maio de 2020).
8. Castanheira, M. do C. (2016) Pós- Graduação em educação especial: Domínio Cognitivo e Motor.

autor: Bolas de Sabão

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