O Autismo infantil é uma perturbação neurológica, identificada pela primeira vez em 1943 por Leo Kanner, que a descreveu por «Autistic disturbances of affective contact». Esta disfunção cerebral manifesta-se através de alterações do comportamento como por exemplo: atrasos psicomotores, dificuldades de interação ou comportamentos repetitivos.1
O que é o Autismo Infantil?1-4
O autismo infantil é uma perturbação crónica do neurodesenvolvimento, que envolve alterações na interação social, dificuldades na comunicação verbal e comportamentos repetitivos. Habitualmente é possível identificar comportamentos indicadores da condição antes dos dois anos de idade, período de maior desenvolvimento cerebral.
Tríade de Perturbações no autismo.(Lorna Wing)5
O autismo infantil é uma perturbação complexa devido à grande heterogeneidade clínica, e grave, que evolui ao longo do desenvolvimento da criança até à idade adulta. Nestes casos clínicos é frequente a coexistência desta condição com outras perturbações, como por exemplo epilepsia.1-4
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – 2 de abril3
Sintomas do Autismo Infantil?
Os sintomas de autismo conseguem ser identificados na infância, durante o desenvolvimento da criança. Existem várias fases e sintomas distintos aos quais deve ser dada especial atenção por parte dos familiares. Contudo, o diagnóstico é feito por profissionais de saúde, especializados, e por instrumentos de avaliação, de forma a haver um diagnóstico clínico fiável.6
Sintomas dos 0 aos 6 meses:6
- Ausência de contacto visual;
- Não sorrir em resposta;
- Baixo nível de atividade;
- Irritabilidade extrema;
- Tendência a fixar objetos;
- Pouco interesse por pessoas;
- Mímica facial pobre;
- Ausência de reações antecipatórias (ex: não estende os braços para ser agarrado).
Sintomas dos 6 aos 12 meses:6
- Vocalização diminuta;
- Não usar gestos na comunicação;
- Não responder ao chamamento;
- Ausência de padrões motores de imitação do outro.
Sintomas dos 2 e os 6 anos:6
- Perturbação da fala;
- Tendência para o isolamento;
- Não apontar com o indicador para os objetos para dirigir a atenção dos outros;
- Ausência de iniciativa na interação social;
- Dificuldade em aceitar a mudança;
- Interesse obsessivo por determinadas texturas, materiais, pessoas, objetos ou partes dos mesmos;
- Persistência de gestos ou comportamentos estereotipados ou repetitivos e posturas invulgares.
Causas do Autismo Infantil
A causa para a patologia é, na maioria dos casos, multifactorial e desconhecida, no entanto existem fatores biológicos que levam a uma predisposição.7
Nos anos 40 e 50 os cientistas acreditavam que a causa do autismo era o resultado da interação da criança com os pais, com maior destaque para a mãe, que era observada como insensível e pouco carinhosa. A partir dos anos 60, os estudos científicos da doença alteraram a visão antes disseminada. O autismo começou a ver visto como uma perturbação com origem em fatores genéticos e de diversas causas orgânicas.7
Não há ligação causal entre atitudes e ações dos pais e o aparecimento das perturbações do espetro autista. As pessoas com autismo podem nascer em qualquer pais ou cultura e o autismo é independente da raça, da classe social ou da educação parental.7
Em suma, a perturbação deriva de genes candidatos, ou seja existe uma predisposição genética e hereditária; mas também fatores pré-natais (rubéola materna, hipertiroidismo) e pós-natais (prematuridade, infeções graves, traumatismo).
Como lidar com o Autismo Infantil na escola?
Para o desenvolvimento escolar da criança ser adequado à sua condição, é necessária uma conjuntura educacional equilibrada, ou seja8:
- o ambiente físico deve ser calmo, estruturado e previsível;
- a educação deve ter como base a liberdade criativa, a diversidade de estímulos e atividades ao ar livre;
- as regras devem ser claras e exequíveis;
- qualquer alteração que quase incómodo ou resistência deve ser negociada sem criar tensão;
- as tarefas devem ser estratificadas da mais simples para a mais complexo, levando em consideração as capacidades da criança.
Como tratar o Autismo Infantil?
O tratamento para autismo infantil é sobretudo ao nível educacional, com estratégias comportamentais de interação com o outro e intervenções de restruturação da fala. As crianças com autismo devem ser ensinadas a comunicar recorrendo a símbolos, gestos, imagens ou brincadeiras, e também a controlarem os comportamentos disruptivos (birras, agitações).1
Referências
1. Oliveira, G. (2009) «Autismo - Cuidados primários de saúde», Revista Portuguesa de Clínica Geral. Associacao Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 25(6), pp. 688–695.
2. Sabe o que é o autismo? (2016) SNS. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/04/18/sabe-o-que-e-o-autismo/ (Acedido: 22 de Maio de 2020).
3. Histórico de Destaques (sem data) Direção- Geral de Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo-2-de-abril-.aspx (Acedido: 22 de Maio de 2020).
4. Oliveira, G. e Duque, F. (2019) Perturbação do espectro do Autismo (PEA), pedipedia.
5. Wing, L.& Gould, J. (1979) “Severe impairments of social interaction and associated abnormalities in children. Epidemiology and classification. “Journal of Austism and Developmental Disorders, 9, 11-29
6. Abordagem Diagnóstica e Intervenção na Perturbação do Espetro do Autismo em Idade Pediátrica e no Adulto (2019) Direção- Geral de Saúde.
7. Autismo (sem data) FPDA - Federação Portuguesa de Autismo. Disponível em: https://www.fpda.pt/autismo_1 (Acedido: 22 de Maio de 2020).
8. Castanheira, M. do C. (2016) Pós- Graduação em educação especial: Domínio Cognitivo e Motor.
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