Para contrariar a conhecida tendência pela falta de gosto generalizada que os jovens têm pela leitura, é importante investir em livros para crianças de 1 ano.

Se os bebés se habituarem a contactar com os livros, mais probabilidades existem de eles estabelecerem uma relação empática e próxima com este objeto que é uma fonte de informação e, simultaneamente, de lazer.

Claro que os livros para crianças de 1 ano devem ter caraterísticas especiais e devem ser, preferencialmente, explorados na companhia dos papás e das mamãs.

No entanto, para isso, é preciso saber escolher bem os livros para crianças de 1 ano, os quais devem ser livros infantis, mas também livros didáticos, ou seja, que ensinem algo ao seu filho. Sim, nesta idade ele já aprende!

Hoje em dia, qualquer livraria tem uma secção inteira dedicada a livros para crianças.

Porém, nem todos reúnem os requisitos certos para o bom desenvolvimento cognitivo da criança. Logo, há que saber identifica-los e selecioná-los corretamente. 

Como qualquer papá ou mamã saberá, os livros para crianças de 1 ano devem estar preparados para serem roídos e rasgados, pois nos primeiros 12 meses de vida é sobretudo assim que os bebés exploram o mundo e os objetos que encontram ao seu redor. 

Portanto, estes devem ser feitos em materiais adequados para não magoarem ou intoxicarem o bebé e, ao mesmo tempo, resistirem à sua boca e mãos. 

Daí, a generalidade dos livros para crianças de 1 ano serem feitos de plástico ou terem capas rijas e páginas grossas, reforçadas, para oferecerem mais resistência.

Estes devem ainda ser ricos em cores, texturas e sons, de modo a captarem a atenção do bebé e a estimularem os seus sentidos. Assim, é fundamental que os livros para crianças de 1 ano façam o bebé exercitar sentidos como o tato, a audição e a visão.

 

Há estudos que indicam que os livros para crianças de 1 ano influenciam o seu tipo de vocabulário e futuras competências de leitura e escrita.

 

Quanto ao seu conteúdo, até aos 6 meses os livros para crianças de 1 ano têm basicamente imagens apelativas. Normalmente, é a partir dos 7 meses que passam a incluir algumas palavras ou frases curtas.

Assim, se tem um bebé aí por casa, invista em livros para crianças de 1 ano e inclua este objeto na sua rotina diária com o seu filho. Além de todos os benefícios que trazem, eles ainda contribuem para reforçar o vínculo afetivo entre os pais e os seus filhos.

Para o ajudar nesta tarefa, reunimos algumas sugestões de livros para crianças de 1 ano que fazem parte do Plano Nacional de Leitura – PNL – e que, certamente, os seus filhos vão adorar!

Pegue em papel e caneta e comece a anotar quais os livros para crianças de 1 ano que deve mesmo comprar.

 

Livros para crianças de 1 ano: “O meu livro dos sorrisos”

Uma das tipologias de livros para crianças de 1 ano existente em qualquer livraria é a dos livros feitos em tecido como o veludo. 

Além de este ser um material que não fere o bebé se ele, por exemplo, puser o livro na boca, esta é outra forma de estimular sensorialmente a criança, fazendo-a, neste caso, trabalhar o tato.

A nossa proposta é um livro para crianças de 1 ano feito em tecido, que aborda algumas palavras básicas da família que muitos bebés desta idade já reconhecerão, como é o caso de “mamã” ou “papá”.

Outra vantagem é o facto de incluir um botão que emite som quando é pressionado, o que estimula não só a audição do bebé, como o seu raciocínio lógico: a relação entre o gesto de apertar o botão e a emissão do som. 

As ilustrações também são atrativas, com padrões coloridos em alto contraste, que estimulam outro sentido do bebé: a visão. Por isso, este é um dos livros para crianças de 1 ano que aconselhamos vivamente.

Livros Infantis para Crianças de 1 ano

Livros para crianças de 1 ano: “Babytown - No Fundo do Mar”

Outro dos livros para crianças de 1 ano que faz sucesso junto de todos os bebés é o livro que é feito em materiais próprios para o acompanhar dentro da banheira. 

Assim, além do eventual patinho de borracha, aposte neste livro de crianças para 1 ano para os banhos do seu filho.

Fácil de manusear pelo seu filho e com as personagens mais fofas (até mesmo o tubarão!), este é um dos livros para crianças de 1 ano que vai tornar o momento do banho ainda mais relaxante e divertido, quer para filhos quer para pais. 

Com este livro, os seus filhos descobrirão alguns dos animais marinhos mais populares, enquanto percorrem ilustrações super-chamativas e repletas de cor. Por estar bem construído e pensado para os mais novos, este é um dos livros mais recomendados.

 

Livros para crianças de 1 ano: “Trincas - Cores”, Emma Yarlett

Quando falamos neste tipo de leitura, a interação é fundamental. Ela pode traduzir-se em livros para crianças de 1 ano com janelas para abrir e recortes por onde o bebé pode espreitar uma personagem, por exemplo.

Esta é outra sugestão de livros para crianças de 1 ano que explora alguns conceitos e, neste caso específico, as cores. 

Tem ainda como particularidade a presença de elementos materiais, como recortes e perfurações, além de diversas cores.

Agora que já percebeu a importância dos livros para crianças de 1 ano, siga a nossa lista e comece já a construir a biblioteca dos seus filhos. 

 

Os livros para crianças de 1 ano podem ser facilmente encontrados nas mais variadas livrarias e por preços acessíveis poderá estar a fazer muito pelo presente e pelo futuro dos seus filhos.

 

Para mais sugestões de livros para crianças de 1 ano, pode sempre consultar o PNL, que funciona como uma espécie de selo de qualidade de qualquer livro para criança.

Pela sua importância no desenvolvimento do bebé, não deve banalizar a compra dos livros para crianças de 1 ano, pois nem todos os que encontrará à venda cumprirão os pressupostos que enunciámos anteriormente.

Nunca se esqueça que, para estimular o bebé, os livros para crianças de 1 ano devem ser coloridos e ter desenhos bonitos (que não sejam assustadores!). 

Além disso, para manter o bebé seguro, os livros para crianças de 1 ano devem ser feitos em materiais macios, sem arestas aguçadas que os possam ferir, e sem tintas que possam ser tóxicas.

Também tem uma lista de leitura recomendada? Partilhe-a com a comunidade de Bolas de Sabão!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter