Insucesso Escolar 28.02.2022

O insucesso escolar é um conceito complexo e relativo, que causa grande preocupação na comunidade, sendo visto como uma falha do sistema educativo que deve ser combatida de forma a promover os bons resultados escolares. 

No ano letivo de 2018/2019, o abandono escolar cifrou-se nos 10,8% e, segundo o ministro, o objetivo é atingir os 10% em 20201 

 

O que é o insucesso escolar?

O fracasso escolar é uma realidade presente em qualquer sociedade. Esta significa dificuldade em atingir resultados aceitáveis ou ineficácia na realização das tarefas escolares propostas aos alunos, tendo em consideração a idade e o ano de escolaridade que frequentam.

Como consequência dos maus resultados obtidos nas avaliações, o aluno reprova de ano e é obrigado repetir os conteúdos no ano escolar seguinte, tendo resultados aceitáveis para concluir o ano com sucesso.2 

O insucesso escolar torna-se um assunto de preocupação quando, no século XX, o sistema educativo se tornou obrigatório (…)2

 

Como lidar com o insucesso escolar das crianças?

O insucesso escolar em Portugal deve ser visto tanto pelos familiares, como pela comunidade escolar, como um problema ao qual se deve dar máxima atenção.

Neste sentido, é importante acompanhar o desenvolvimento da personalidade da criança e estar alerta para comportamentos disruptivos. 2 As crianças que apresentam insucesso escolar apontam características comuns, que demonstram que a situação é passageira ou potencialmente permanente.

Quando o insucesso se apresenta transitório, a criança tem consciência das suas dificuldades e problemas escolares, revela ansiedade, sofrimento e mau-estar, pede ajuda e procura melhorar o seu aproveitamento escolar.

Em oposição, o insucesso pode vir a ser permanente quando a criança não expressa sentimentos:

  • De desgosto, infelicidade;
  • Encobre ou mente sobre as notas;
  • Arranja desculpas e justificações para as suas dificuldades;2  
  • Também pode ser permanente para a criança com algumas limitações.
Insucesso Escolar

Causas do insucesso escolar

O insucesso escolar é o” resultado de um conjunto de fatores que atuam de modo coordenado, uma vez que nenhum deles tomado isoladamente o conseguirá provocar”.2

Fatores condicionantes do progresso escolar:2

  • Nível económico familiar;
  • Métodos pedagógicos utilizados;
  • Falta de interesse e motivação;
  • Formação dos professores;
  • Instabilidade emocional;
  • Políticas educativas;
  • Falta de acompanhamento parental;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Existência de condições que se tornam o principal interesse da criança, como jogos, convívios descabidos e outras distrações;
  • Nas crianças mais velhas a “droga” pode ser um motivo.

 

Soluções para o insucesso escolar

O insucesso escolar é a consequência de vários fatores que debilitam a criança criando barreiras no seu progresso ou na sua aprendizagem escolar. No entanto, estas podem ser combatidas quando detectadas.

Para tal, primeiramente é necessário perceber qual é a origem do insucesso escolar- problemas familiares, psicológicos, sociais, desinteresse pelos temas ensinados. Qual é o problema originário do insucesso?

Assim que se compreender de onde advém o insucesso será mais fácil combatê-lo. Contudo, não existe uma estratégia geral que sirva para todas as crianças. As estratégias para combater o insucesso escolar passam por compreender a criança e o que ela necessita para ser bem-sucedida.

Outra forma distinta de combater o insucesso é através de programas implementados nas escolas, que visam combater as desigualdades sociais e económicas, melhorando as condições escolares das crianças. Deste modo, o envolvimento dos professores é essencial.

 


 

Referências:

1. Agência Lusa (2019) Projeto de combate ao insucesso escolar chega a 50 agrupamentos de escolas, Observador. Disponível em: https://observador.pt/2019/11/06/projeto-de-combate-ao-insucesso-escolar-chega-a-50-agrupamentos-de-escolas/ (Acedido: 29 de Maio de 2020).
2. Martins, H. S. S. (2017) Insucesso Escolar Prevenção e Intervenção na Educação Pré-Escolar e no 1o Ciclo do Ensino Básico. Porto.

autor: Bolas de Sabão

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