
Existem diversos tipos de bullying: verbal, físico, relacional, informático e escolar. Todos estes têm em comum critérios de intencionalidade, repetitividade e desequilíbrio de poder. Apesar das fortes campanhas realizadas junto dos jovens, contra o bullying em geral, o mesmo tem uma prevalência significativa, causando problemas marcantes em jovens e adultos.1
Alguns dos problemas associados ao bullying são:1
- Ansiedade;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Incapacidade de ter relacionamentos;
- Consumo de álcool;
- Automutilação;
- Suicídio.
O bullying é um fenómeno complexo, que não tem uma causa especifica associada, sendo as vítimas escolhidas aleatoriamente. No entanto, existem fatores de risco que aumentam a probabilidade da criança ou jovem sofrer bullying:1
- Ambiente familiar;
- Vitimização prévia;
- Estatuto sócio-económico;
- Aparência física;
- Capacidades cognitivas e motoras;
- Problemas emocionais;
- Desempenho escolar;
- Dependência económica.
O bullying tem tendência a diminuir com o avançar da idade, sendo, portanto, um fenómeno mais comum na juventude.1
Bullying Verbal
Bullying verbal é o ato de dizer ou escrever coisas más, agressivas, que infligem dor, com o objetivo de denegrir a imagem da vítima. São exemplos:2
- Provocações;
- Chamada de nomes;
- Comentários sexuais inapropriados;
- Ameaça de danos;
- Ridicularização.
Como parar com a intimidação verbal?
O bullying verbal é, muitas vezes, difícil de identificar porque o agressor escolhe momentos em que a vítima está sozinha, sem o acompanhamento de um adulto. No entanto, existem técnicas que podem ser ensinadas à criança ou jovem, que podem demover o agressor:2
- Ignorar o agressor;
- Reportar a agressão verbal a uma figura de autoridade;
- Não demonstrar medo;
- Dar atenção a outras pessoas: amigos;
- Saber escolher os amigos.
As crianças do sexo masculino têm maior probabilidade de serem vítimas de bullying verbal, físico e cyberbullying.3
Bullying Físico
O bullying físico não é aceitável nem tolerável. Representa uma falha sistémica da organização, que o permite e tolera. Este tipo de atos exige uma resposta rápida e eficaz.3
São exemplos de bullying físico:3
- Empurrar, amarrar ou prender;
- Dar murros, pontapés ou bofetadas;
- Cuspir, morder;
- Rasgar roupa/ estragar objetos;
- Roubar bens pessoais.

Bullying Relacional
O bullying relacional ou social tem predominância junto do sexo feminino. Este traduz-se em ações de exclusão social com o objetivo de perturbar os relacionamentos das vítimas com os seus pares, arruinar a reputação ou humilhar socialmente.4
São exemplos:
- Exclusão social;
- Inventar mentiras;
- Comentários negativos ou humilhantes em contexto social;
- Gestos ou expressões faciais ameaçadoras;
- Cyberbullying ou bullying informático.
O cyberbullying é um tipo de comportamento hostil, maldoso e agressivo, realizado com o auxílio da tecnologia.
É efetuado através do computador ou telemóvel, e através de plataformas como redes sociais, e-mails ou chats online, com mensagens ameaçadoras, comentários odiosos ou textos agressivos. Pode envolver também o aproveitamento da identidade online da vítima, disseminação de informação pessoal e imagens intimidatórias.1
O cyberbullying tem vindo a aumentar ao longo dos anos devido ao avanço informático e à maior concentração populacional nas redes digitais. Estudos indicam, que “as crianças portuguesas são as líderes europeias ao nível do acesso à Internet através de computadores portáteis, fazendo com que o país apresente uma das médias mais altas na Europa em termos etários para o primeiro uso da Internet”.1
os resultados de um estudo transversal demonstraram que 10,1% da amostra admitiu ter sofrido de cyberbullying pelo menos uma vez.1
Os estudos comprovam que as crianças vítimas de cyberbullying sentem-se mais retraídas em contar a um adulto, devido à falta de provas físicas que possam denunciar a situação. Além disso, temem as consequências provenientes dessa denúncia.1
Bullying Escolar
O bullying escolar é um dos tipos de bullying mais importantes de combater, devido ao papel que a escola tem na vida da criança e, posteriormente, do impacto que terá no adulto. A escola desempenha um papel essencial no processo de desenvolvimento, sendo por isso fundamental ser um local seguro, originário de relações intra e interpessoais diversificadas.5
O bullying escolar apresenta-se como maus tratos entre pares, sendo por isso primordial a atenção dos professores, alunos, encarregados de educação e psicólogo, que são alguns dos diferentes agentes que, de modo direto ou mais indireto, contactam com esta realidade.5
- As ações de bullying mais comuns, praticadas em ambiente escolar são 5, para além de alguns dos tipos de bullying descritos acima:
- Agressões físicas e verbais;
- Roubo;
- Intimidação;
- Atos xenófobos ou de racismo.
Os maus tratos geram na vítima um sentimento de insegurança generalizada, levando a que, na maior parte das vezes não queira apresentar-se na escola, haja um afastamento dos pais e dos amigos e diminuição do rendimento escolar.5
Segundo o estudo de Jorge Gouveia, o bullying escolar “custa caro à sociedade”, porque este tipo de agressões pode ter consequências devastadores e irreversíveis.5
Referências:
1. Martins, M. M. (2017). Preditores da Vítima de Bullying. 1–44.
2. What is Verbal Bullying and What Are the Effects of Verbal Bullying. (n.d.). Retrieved December 3, 2020, from https://justsayyes.org/bullying/verbal-bullying/
3. Bullying. (2015). APAV. https://www.apav.pt/apav_v3/images/folhas_informativas/fi_bullying.pdf
4. Valente, F. S. P. (2019). Bullying em crianças: um estudo qualitativo sobre as vítimas, os agressores e o papel dos observadores.
5. Jorge da Silva Gouveia, S. (2011). Bullying escolar: os observadores e o seu papel supremo no término deste fenómeno.
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