Cada dia é uma nova aventura com um recém-nascido.
Se foi mãe recentemente e está a entrar na fase da amamentação, saiba que existem à sua disposição uma panóplia de instrumentos para a ajudar.
Hoje, falamos-lhe sobre os discos de amamentação, para que mantenha os seus mamilos secos e saudáveis durante todo o processo de aleitamento.
O que são discos de amamentação?
Os discos de amamentação são pequenos círculos feitos de materiais absorventes e respiráveis que são utilizados para absorver possíveis perdas de leite materno. São colocados dentro do sutiã para ajudar a proteger das manchas de leite.
Durante o período do aleitamento, é natural que existam perdas de leite materno em alturas inesperadas. A produção de leite excessiva é também comum, especialmente quando se inicia a amamentação.
O objetivo dos discos de amamentação é a absorção de quaisquer perdas de leite durante o dia e a noite, para prevenir que se suje a roupa e também proteger os mamilos que podem estar mais sensíveis durante esta fase.
Para além disso, os discos de amamentação ajudam a manter os mamilos secos e limpos, o que, por sua vez, previne possíveis infeções como a mastite.
A Importância dos discos de amamentação
Apesar de serem uma mais-valia para as mães em fase de amamentação, a não utilização de discos de amamentação não traz nenhum risco acrescido à saúde da mãe ou do bebé.
Isto é, desde que os mamilos da lactante sejam higienizados e hidratados de forma eficaz, para que o risco de desenvolver infeções ou problemas seja reduzido.
Contudo, os discos de amamentação oferecem segurança e conforto às novas mães, na medida em que previnem que o leite molhe a roupa interior e oferece uma proteção extra para o mamilo sensível.
Como usar os discos de amamentação?
A utilização dos discos de amamentação é muito fácil.
- Antes de colocar os discos, certifique-se de que os seus seios estão limpos e secos. Abra o seu sutiã ou sutiã de amamentação e insira o disco, posicionando-o de forma a que cubra toda a área do mamilo.
- Os discos de amamentação devem ficar planos no seu mamilo, sem dobras. Feche o sutiã de novo e verifique se está confortável e que consegue mexer-se bem sem que os discos se desloquem.
- Quando sentir que os discos de amamentação estão húmidos ou molhados, troque-os. Manter os mamilos secos e higienizados é a forma mais eficaz de prevenir infeções.
É importante ressalvar que a frequência de troca dos discos de amamentação depende de mulher para mulher. De acordo com as necessidades de cada pessoa, pode ser necessário trocar mais ou menos frequentemente os discos.
Tipos de discos de amamentação
Os diferentes tipos de discos de amamentação oferecem uma maior variedade e adaptabilidade para as mães em fase de amamentação. De uma forma generalizada, existem dois tipos principais de discos de amamentação: os descartáveis e os reutilizáveis.
- Tal como o nome indica, os discos de amamentação descartáveis são de uso único. Geralmente, são feitos de materiais absorventes e superabsorventes, como a celulose. Os discos descartáveis são convenientes visto que não exigem lavagem e podem ser descartados após o uso.
- Por outro lado, os discos de amamentação reutilizáveis são laváveis e podem ser utilizados várias vezes. Tal como os discos descartáveis, os reutilizáveis são feitos com materiais absorventes, como o algodão, bambu ou microfibras.
A longo prazo, os discos reutilizáveis são mais sustentáveis num prisma ecológico. Contudo, estes exigem cuidados extra, como a lavagem e secagem adequada. Devem ser sempre seguidas as instruções do fabricante para uma limpeza apropriada.
Existem ainda discos de amamentação de silicone ou de hidrogel. Estes, ao contrário dos restantes, não têm como objetivo principal a absorção de perdas de leite, mas sim o alívio do mamilo sensível.
- Os discos de silicone ajustam-se perfeitamente à mama, protegendo contra perdas de leite leves e disfarçando o mamilo protuso. Estes discos podem ser utilizados com roupa de ocasião, caso vá a um evento, por exemplo.
- Já os discos de hidrogel apresentam uma função ligeiramente diferente. O hidrogel arrefecido no frigorífico proporciona uma sensação de alívio a mamilos sensíveis ou até inflamados.
Quaisquer tipos de discos de amamentação estão disponíveis em diferentes tamanhos e níveis de absorção, para atender às necessidades individuais das mães. Alguns são mais finos e discretos, enquanto outros têm uma espessura maior para mais absorção.
Como escolher os discos de amamentação?
O tipo de disco de amamentação que escolher deve ser confortável e adaptar-se às suas necessidades. Não existe um tipo certo ou errado.
Contudo, aquando da compra de discos de amamentação é importante levar alguns fatores em consideração:
- Absorção: Avalie o nível de absorção dos discos de amamentação e considere o seu fluxo de leite. Se for abundante, deve optar por discos com maior capacidade de absorção;
- Conforto: Os discos de amamentação devem ser confortáveis, de modo a que não sinta que os está a usar. Um material que cause irritação deve ser evitado;
- Tamanho: A cobertura dos discos de amamentação deve ser a suficiente para cobrir os seus mamilos, mas não demasiado grande para que encaixe bem no seu sutiã;
- Utilização: De acordo com o seu estilo de vida, escolha entre os discos reutilizáveis ou descartáveis;
- Material: Verifique os materiais utilizados nos discos antes de os adquirir. Dê preferência a materiais hipoalergénicos e livres de substâncias químicas prejudiciais.
Experimentar diversas marcas e tipos de discos de amamentação pode ainda ser um exercício útil para encontrar aqueles que melhor se adaptam a si. Cada mulher é única e tem preferências diferentes.
Referências:
1. www.notino.pt/mae-e-filho/discos-de-amamentacao
2. www.maemequer.sapo.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/alimentacao-do-bebe/amamentacao/discos-de-amamentacao
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.