O amor faz a ligação sentimental entre mãe e filho, mas é o umbigo do bebé que prova a ligação física entre duas vidas e, antes de tomar forma, exige cuidados de higiene especiais que vão desde o momento do nascimento até à segunda ou terceira semana de vida. 

 

Como cuidar do umbigo do bebé?

Pais de primeira viagem torcem o nariz quando ouvem falar em cuidados com o umbigo do recém-nascido, porque se trata de uma área sensível que precisa de ser limpa de forma correta para evitar infeções. Mas a verdade é que se habituam rápida e facilmente a higienizar e a cuidar do umbigo do bebé, mais especificamente do chamado coto umbilical.

 

O que é o coto umbilical?

O coto umbilical é aquele “pedaço de pele” que fica no umbigo do bebé após o nascimento. Tecnicamente, é um resíduo do cordão umbilical que o ligou à mãe durante 9 meses e que, com o passar dos dias, entra em processo de desidratação, acabando por se desprender do umbigo do bebé e cair naturalmente.

 

Como limpar o umbigo do bebé? 

O umbigo do bebé deve ser limpo com muita dedicação! Limpar o coto umbilical e o umbigo do recém-nascido é uma tarefa minuciosa e importante para prevenir o desenvolvimento de infeções. Por isso, deve seguir este passo a passo:

  • Lave corretamente as mãos antes de começar a limpar o umbigo do bebé;
  • Molhe uma toalha, um pedaço de algodão ou uma compressa em álcool 70%, sem exagerar na quantidade;
  • Passe a compressa pelo coto umbilical, depois faça o mesmo com outra compressa no umbigo do bebé e, com uma terceira compressa, em toda a região envolvente;
  • Não reutilize a mesma compressa em duas zonas diferentes do umbigo do bebé ou recém-nascido, nem em dois banhos diferentes;
  • Para garantir uma boa higienização do umbigo do recém-nascido, pode levantar o coto umbilical com uma mão para limpá-lo na totalidade, segurando o clamp com o dedo indicador e o polegar e limpando com a compressa com a ajuda da outra mão.

 

Quando limpar o umbigo do bebé? 

O umbigo do bebé deve ser limpo diariamente, principalmente durante o banho do bebé ou sempre que observe que o umbigo do bebé está sujo com fezes ou urina.

 

O bebé vai chorar durante a limpeza do coto umbilical?

Sim, é possível que chore, mas apenas porque a compressa está embebida num líquido frio! 

De resto, a limpeza do umbigo do bebé não causa qualquer tipo de dor ou desconforto no recém-nascido porque não existem terminações nervosas no coto umbilical.

 

Como secar o umbigo do bebé?

Esfregar com uma toalha seca está fora de questão! Para secar o umbigo do bebé deve encostar suavemente uma compressa ou uma toalha limpa ou deixar a região do umbigo secar naturalmente ao ar. 

Importante, importante é manter o coto umbilical sempre limpo e seco e não lhe aplicar qualquer tipo de creme hidratante.

Depois de seco, o cordão umbilical não deve ser tapado com faixas ou pensos e a fralda deve ser apertada uns dois dedos abaixo do coto, de modo a permitir que a região respire, bem como evitar humidade e sujidade por ação da urina e das fezes do bebé.

Umbigo do bebé

Quando cai o umbigo do bebé? 

O umbigo do bebé – ou seja, o coto umbilical neste caso – cai quando o processo de desidratação que leva à mumificação do coto umbilical estiver concluído, ou seja, durante os primeiros 15 dias de vida. 

Este é, normalmente, o tempo necessário para endurecer, escurecer e secar o coto umbilical e levá-lo a separar-se do umbigo do recém-nascido. 

Esta separação ocorre espontaneamente e não deve ser forçada, até porque há casos em que a queda do coto umbilical ocorre mais tarde, na terceira semana de vida.

 

E se o coto umbilical não cair?

Se o coto umbilical não cair, deve consultar o pediatra. Embora raros, existem casos de doenças, como o hipotireoidismo congénito, cujo atraso na queda do coto umbilical é, precisamente, um dos seus sintomas.

 

O que fazer depois da queda do coto umbilical?

O coto umbilical já caiu? Ótimo! Agora é só manter o mesmo procedimento de higiene para o umbigo do bebé por mais 3 a 5 dias (visto que o tecido umbilical ainda se encontra em cicatrização), período após o qual este processo de limpeza deixa de ser necessário.

 

Os cuidados com o coto umbilical do recém-nascido podem deixar o umbigo feio ou bonito?

Bom, em primeiro lugar o conceito de umbigo feio ou bonito é bastante subjetivo. Algumas pessoas têm o umbigo “para dentro” e outras “para fora”, mas isso não depende dos cuidados de limpeza. 

O modo como a abertura central do umbigo se fecha é que vai determinar se o umbigo fica para fora ou para dentro.

Ao mesmo tempo,  o formato do umbigo também depende da maneira como o cordão umbilical é cortado após o nascimento - se for bem cortado, fica para dentro.

 

Infeção no umbigo do bebé

Mantenha a calma porque felizmente a infeção no umbigo do bebé não é comum, principalmente se garantiu uma cicatrização saudável e livre de bactérias.

Ainda assim, não podemos concluir este artigo sem lhe falar em onfalite, uma infeção da pele e tecidos moles do umbigo do bebé e regiões circundantes e que, se não for tratada a tempo (com a ajuda de antibióticos intravenosos de amplo espectro), pode disseminar-se e desencadear uma septicemia. 

 

Quais são os sinais de alarme?

  • Secreção amarelada;
  • Mau cheiro;
  • Vermelhidão ao redor do umbigo do bebé;
  • Dor à apalpação;
  • Endurecimento do umbigo;
  • Sangramento após 2/3 dias da queda do coto umbilical.

Detetou algum destes sintomas? Procure por um pediatra que avalie a origem do problema. Mas se não detetou, partilhe com outras mães e pais da comunidade Bolas de Sabão o momento da queda do coto umbilical do seu filho. E, já agora, foi complicado manter o umbigo limpo?

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter