“Está na hora da caminha, vamos lá dormir, que lá fora as estrelas dormem a sorrir. E amanhã cedinho”… Se leu esta frase a cantarolar, está no sítio certo! Não importa se é mãe, pai, avô, avó, tio ou cuidador; se tem nos braços um pequeno explorador que resiste ao sono, continue a ler este artigo para conhecer a importância das músicas de embalar – e transformar o caos do fim do dia num momento de paz, bocejos e olhos a fechar!

 

O que são músicas de embalar?

Conhece o “Brilha, brilha lá no céu, a estrelinha que nasceu”? Ou “O meu menino é d’oiro, é d’oiro fino. Não façam caso que é pequenino…”? São alguns exemplos de músicas de embalar, ou seja, melodias suaves, simples e repetitivas (normalmente, transmitidos por vozes familiares) que ajudam o bebé a relaxar e a adormecer.

 

Benefícios das músicas de embalar

É claro que já percebeu que incluir músicas de embalar na rotina de sono do seu filho é uma ótima ideia para ajudá-lo a adormecer, com calma e ternura. No entanto, existem outras vantagens:


1

Melodias suaves com ritmo lento e repetitivo - ajudam a relaxar o sistema nervoso, levando o bebé a adormecer mais facilmente.


2

A repetição da mesma música de embalar todas as noites, faz com que o cérebro do bebé associe esse som à hora de dormir, o que facilita o estabelecimento de horários de descanso.


3

Como a voz de quem canta transmite segurança e afeto - mesmo que não acerte em todas as notas! – as músicas de embalar fortalecem o vínculo afetivo com o bebé.


4

Cantar ou ouvir músicas de embalar promove relaxamento e bem-estar emocional, criando um ambiente calmo para toda a família, e reduzindo a ansiedade do bebé e dos pais!


5

Tendo em conta que mesmo antes de falarem, os bebés absorvem sons e palavras, as músicas de embalar são uma forma doce e natural de aprender, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a linguagem do bebé.


6

Muitos adultos ainda se emocionam ao ouvir a canção que os embalava em pequenos. Por isso, as músicas de embalar podem deixar memórias afetivas gravadas no coração do bebé.


Dicas práticas para integrar músicas de embalar na rotina de sono

Incluir músicas de embalar na rotina do seu bebé é mais simples (e mágico) do que parece. Com pequenos gestos, consegue criar momentos de ternura que ajudam a preparar o sono, dia após dia. Eis algumas sugestões práticas:

  • Escolha uma ou duas músicas preferidas porque a repetição é uma grande aliada do sono, ou seja, se o bebé ouvir sempre a mesma ou as mesmas músicas de embalar, desenvolve um sentimento de familiaridade e conforto - quase como uma senha secreta para entrar no mundo dos sonhos!
     
  • Mantenha a consistência, introduzindo a música sempre no mesmo momento: depois do banho, durante a massagem ou quando o bebé já estiver deitado no berço. A previsibilidade transmite segurança.
     
  • Cante as músicas de embalar com a sua voz: mesmo desafinada, é aquela que transmite o som mais reconfortante para o bebé!
     
  • Crie uma atmosfera relaxante e um ambiente calmo e acolhedor, com luz suave, colo quentinho e som ou palavras serenas.
     
  • Associe a canção a outros rituais tranquilos, como uma história curta, um carinho, um peluche ou outro objeto de apego que possa complementar o momento mágico das músicas de embalar.
     
  • Explore playlists ou apps com músicas de embalar, sempre que precisar de variar. Há muitas opções online com canções tradicionais, instrumentais e sons da natureza.
     
  • Se tiver de se ausentar, uma gravação sua a cantar músicas de embalar pode manter a rotina e o conforto do bebé.
Músicas de embalar

Que músicas de embalar escolher?

Com tantas opções a nível de músicas de embalar pode ser difícil escolher. Mas a boa notícia é que não precisa (nem deve!) complicar: aqui ficam algumas sugestões de músicas de embalar simples e repetitivas, fáceis de cantar…e que os bebés vão adorar!

 

Músicas de embalar tradicionais portuguesas

As músicas de embalar tradicionais portuguesas são verdadeiros tesouros culturais, passados de colo em colo, cheios de doçura, simplicidade e memórias partilhadas. Muitas são cantadas há várias gerações e continuam a embalar bebés (e adultos nostálgicos) com a mesma ternura de sempre. Entre as mais queridas, destacam-se:


“Dorme, dorme, meu menino”: uma melodia suave, com cadência lenta e reconfortante, ideal para embalar.


“A machadinha”: uma música com um ritmo leve e repetitivo que encanta os mais pequenos e é perfeita para embalar com uma pequena dança.


“Fui ao jardim da Celeste”: canção envolvente e divertida, que desperta sorrisos antes de acalmar.


“Ó meu menino Jesus”: um tema doce e simbólico, muitas vezes cantado com carinho em épocas festivas ou em momentos de maior ligação emocional.


“Boa noite, Vitinho”: um clássico mais moderno das noites portuguesas, com uma letra que muitos pais ainda sabem de cor… e cantam agora aos filhos!


Músicas de embalar internacionais

A magia das músicas de embalar não conhece fronteiras. Por isso, não importa a língua, apenas o tom sereno, a melodia repetitiva e o amor com que se canta. Quer conhecer algumas músicas de embalar internacionais que podem ser ótimas adições à sua playlist?


“Twinkle, Twinkle, Little Star”: um clássico universal, com uma melodia hipnotizante e fácil de memorizar.


“Hush, Little Baby”: uma canção ternurenta, com letra acumulativa e tranquilizante que promete “presentes” ao bebé se ele adormecer.


“Brahms’ Lullaby”: melodia suave, muitas vezes usada em caixinhas de música, perfeita para relaxar os sentidos.


“Somewhere Over the Rainbow”: especialmente em versão instrumental, transmite paz e uma sensação de sonho.


“You Are My Sunshine”: embora não seja uma canção de embalar tradicional, tem uma melodia reconfortante e uma mensagem emocional que muitos pais adoram cantar.


Playlists de músicas de embalar no Spotify, YouTube ou apps para bebés

Hoje em dia, a tecnologia também pode ajudar a embalar, e isso porque existem playlists específicas com músicas calmas para bebés, tanto cantadas como instrumentais. Por exemplo, pode usar o Spotify para pesquisar por “músicas embalar”, “lullabies” ou “músicas para bebés dormirem”.  Não se esqueça, no entanto, que o seu bebé começará a falar e por isso será aconselhado uma música em português.

Também pode descarregar aplicações para bebés que oferecem experiências auditivas adaptadas a várias idades ou aceder ao YouTube - tem canais com músicas de embalar com opões encantadoras!

Mais do que notas musicais, as músicas de embalar são gestos de amor que ajudam o seu pequenino a crescer com serenidade. E se já está a incluí-las na rotina de sono, aproveite agora para explorar outros conteúdos do blog Bolas de Sabão pensados em si que tem um bebé no colo… e mil dúvidas na cabeça! 
 

Leia os nossos artigos e - quem sabe? - encontra a próxima dica que vai facilitar o seu dia a dia?

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter