O medo de dormir sozinha é comum (afinal, quem sabe o que se esconde debaixo da cama?), mas os pais devem ajudar a criança a enfrentá-lo através de estratégias criativas e animadas (que até o papão aprovaria!).

Preparado para conhecer as melhores dicas e transformar o quarto do seu filho num refúgio relaxante, livre de medos e cheio de sonhos cor de rosa?

 

Entendendo a criança que tem medo de dormir sozinha…

A noite chegou. A casa está tranquila. Mas no quarto ao lado, o seu filho está de olhos arregalados a observar a escuridão e a sentir uma onda de medo que não sabe explicar. Este é o cenário que muitos pais, com uma criança com medo de dormir sozinha, enfrentam todos as noites. E isso porque o medo de dormir sozinha faz parte do crescimento, sendo uma das experiências mais comuns na infância.

A dificuldade está em entendê-la! Pois bem, comece por perceber que o medo de dormir sozinha é parte integrante daquela fase de desenvolvimento que mistura fantasia e realidade. Ainda se lembra dela? Isso mesmo, é aquela fase em que a escuridão assusta porque representa o desconhecido. Resultado? A criança sente-se insegura quando é obrigada a separar-se dos pais durante a noite.

A boa notícia é que mesmo uma criança com medo de dormir sozinha consegue, a seu tempo, desenvolver confiança e independência. Por conseguinte, o medo de dormir sozinha – acredite! - é apenas o início de um percurso de coragem e superação, se a cada noite que passa, estiver disposto a dar um passo em frente para ensinar a criança a enfrentar os seus receios.

 

Estratégias para ajudar uma criança que tem medo de dormir sozinha 

Ajudar uma criança a perder o medo de dormir sozinha é como embarcar numa grande aventura noturna, cheia de desafios imaginários (sim, é possível que tenha de espreitar para debaixo da cama ou enfrentar o papão), mas também repleta de criatividade, carinho e momentos únicos. 

Continue a ler para conhecer as estratégias certas para transformar a hora de dormir num momento tranquilo, seguro e divertido… Afinal, todas as crianças assustadas precisam de coragem para explorar o território das almofadas!

Ajudar uma criança que tem medo de dormir sozinha

Transforme o quarto num espaço mágico

Por vezes basta acrescentar pequenos elementos de decoração no quarto para que a criança deixe de ter medo de dormir sozinha. Portanto, experimente colar nas paredes autocolantes com estrelas brilhantes ou colocar nas janelas cortinados com as personagens preferidas do seu filho, além de luzes de presença, com ou sem formas divertidas, daquelas que conseguem transformar a escuridão num cenário acolhedor!


Crie um ritual especial de boa noite

Uma canção, uma dança ou qualquer patetice que entusiasme a criança serve de ritual de boa noite, criando uma sensação de segurança e expectativa positiva na hora de deitar, e levando a criança a deixar de ter medo de dormir sozinha. No entanto, é preciso não excitar a criança de modo que depois não consiga dormir.


Estabeleça uma rotina agradável

Atividades relaxantes como ler um livro, escutar uma história, ouvir música suave ou fazer uma breve sessão de ioga, ajudam a criança a associar a hora de dormir a um momento agradável e tranquilo.

Saber mais

Conte histórias de coragem

Leia à criança histórias onde as personagens enfrentam e superam medos, mostrando que é possível ser corajosa mesmo diante do desconhecido. Exemplos de bravura inspiram-na a lidar com o medo de dormir sozinha.


Introduza um "amigo"

Permita que a criança leve para a cama um peluche ou outro boneco especial, de forma que se sinta acompanhada durante a noite e ganhe confiança para superar o medo de dormir sozinha.


Faça um “mapa de sonhos cor de rosa”

Formule juntamente com a criança, um “mapa de sonhos cor de rosa” que reúna os desejos para sonhos nessa noite. Este exercício simples estimula a imaginação e desvia a atenção do medo de dormir sozinha.


Use técnicas de relaxamento e aromas calmantes

Ensine exercícios simples de respiração ou visualização que reduzem a ansiedade e podem ajudar a criança a vencer o medo de dormir sozinha. E coloque, se possível, um difusor de óleos essenciais com lavanda ou camomila no quarto, para criar um ambiente mais relaxante e confortável.

Saber mais

Deixe a porta aberta

Mantenha a porta do quarto da criança aberta: o facto de sentir os pais mais perto é suficiente para lhe transmitir segurança e evitar que sinta medo de dormir sozinha.


Reforce o comportamento positivo

Dormiu a noite inteira? Isso é uma grande conquista para o seu pequeno aventureiro, que merece ser reconhecida! Por isso, logo de manhã elogie a coragem e recompense o facto de ter ultrapassado o medo de dormir sozinha. E não precisa de ir a correr comprar um brinquedo! Coisas simples, como escolher o que quer comer ao pequeno-almoço, são suficientes para construir confiança e motivar a criança a perder o medo de dormir sozinha, combinado?


E por fim lembre-se que cada criança é única e tem um ritmo próprio. Só com amor, paciência e muita criatividade, é possível transformar a hora de dormir num momento especial de tranquilidade… onde o medo de dormir sozinha não consegue entrar!

Quando procurar ajuda profissional?

Quando procurar ajuda profissional?

Nada resultou? O medo de dormir sozinha persiste? Nesse caso, deve procurar ajuda especializada, particularmente se a criança apresenta sintomas de ansiedade excessiva ou crises de choro intensas na hora de dormir ou noutras situações em que tenha de se separar dos pais. Além disso, dores de cabeça ou de estômago associadas à ansiedade, também merecem atenção redobrada.

Se o problema afetar outras áreas da vida e a criança, além de ter medo de dormir sozinha, evitar fazer qualquer atividade sem os pais, também poderá procurar ajuda junto de um pediatra ou psicólogo infantil que poderá identificar as causas do medo e oferecer estratégias personalizadas. Muitas vezes, o acompanhamento profissional proporciona à criança ferramentas emocionais para lidar com o medo de dormir sozinha de forma mais saudável. 

 

Se gostou deste tema, talvez lhe interesse ler também o nosso conteúdo sobre insónia infantil ou outros assuntos relacionados com desafios que as crianças têm de enfrentar.

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter