Se o desporto faz bem em qualquer idade, a natação para bebés não é diferente. Este é um desporto completo que promove a utilização de todos os músculos e fortalece o aparelho cardiorrespiratório, tanto em adultos como em crianças.

Mesmo assim, o principal objetivo da natação para bebés não é ensinar-lhes a nadar! 

Lembre-se que os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por um intenso desenvolvimento físico e cognitivo.

Muitas vezes, esse desenvolvimento deve ser estimulado e a natação para bebés permite essa estimulação, contribuindo para o desenvolvimento motor e intelectual das crianças. 

Por isso mesmo, muitos pais e mães procuram a natação para bebés muito cedo na vida dos seus filhos. Mas com que idade deve dar início à natação para bebés? Quais são os benefícios? E que cuidados deve ter? Vamos a isso!

 

Benefícios da natação para bebés

São bastantes, os benefícios da natação para bebés. Além do desenvolvimento de certos atributos físicos e psicológicos, esta atividade contribui para o crescimento das aptidões sociais da criança e ainda para o fortalecimento da relação entre pais e filhos.

Fisicamente, a natação para bebés estimula o exercício dentro de água e, por isso, o movimento do corpo na sua totalidade.

Ao mesmo tempo, a liberdade de movimentos que lhes é permitida estimula também a exploração das suas próprias limitações físicas, sendo uma ajuda preciosa para que os próprios conheçam os seus próprios limites. 

Psicologicamente, a natação para bebés decorre num ambiente completamente novo e diferente de tudo o resto.

À medida em que se vão adaptando, as crianças veem-se confrontadas com novos desafios. Toda esta experiência contribui para que a sua autoconfiança aumente, tornando-os mais seguros sobre si próprios e, por isso, mais independentes em relação às suas decisões.

Mesmo assim, as crianças devem estar sempre acompanhadas, não é? Seja pelas mães, pelos pais, pelos professores e até mesmo por outros colegas, é natural que a natação para bebés estimule ainda as suas competências sociais.

A interação promovida ajuda-os a comportarem-se de acordo com as regras de segurança em vigor e ainda a reagir em público perante as diferentes situações.

Por último, a natação para bebés é também uma quebra na rotina do dia a dia que deve ser vista como um momento privilegiado para a estimulação e o desenvolvimento da ligação emocional entre pais e filhos, num contexto diferente do habitual.

 

Quando iniciar a natação para bebés?

Antes de iniciar a natação para bebés é importante confirmar com o seu médico pediatra a melhor altura para começarem esta atividade.

Alguns pediatras partilham da opinião de que a natação para bebés deve ser iniciada depois de se avaliar a existência ou inexistência de algumas patologias como a pele atópica, por exemplo. 

Do mesmo modo, é também importante avaliar-se a propensão da criança para as otites, na medida em que estas podem ser provocadas pela exposição prolongada à água. 

Contudo, de uma forma geral, os três meses de idade costumam ser considerados como a idade mínima para se iniciar a natação para bebés. Mas não se fixe por este patamar.

Os benefícios desta atividade estendem-se no tempo.

Talvez os três meses sejam demasiado cedo? Os benefícios da natação para bebés aos 6 meses, por exemplo, são praticamente semelhantes. Por isso, não existe pressa.

Todas as atividades da natação para bebés têm em conta a idade da criança. Até aos dois ou três anos de idade, o que se pretende mesmo é que esta se adapte ao ambiente que a rodeia e desenvolva os seus atributos motores e cognitivos. Em suma: que se divirta e aproveite a experiência.

Natação para Bebés

Cuidados com a natação para bebés

Para que tudo corra pelo melhor, é também claro que existem alguns cuidados a ter com a natação para bebés.

Em primeiro lugar, vejamos os cuidados técnicos. É muito importante que:

  • As instalações sejam adequadas à presença e ao cuidado de bebés;
  • Conheça as normas de segurança das piscinas;
  • Exista sempre um adulto presente, perto da criança;
  • Tenha atenção ao nível do cloro e do pH da água;
  • Tenha atenção à temperatura da água;
  • O número de alunos por professor seja o mais adequado.

Além destes cuidados que garantem a segurança de todas as crianças envolvidas, existem ainda outros cuidados que deve manter ao longo de uma sessão de natação para bebés.

Por exemplo, deve evitar-se a ingestão de alimentos durante o intervalo de cerca de uma hora antes da aula; ou, no caso de a criança se encontrar doente ou com uma constipação, não ir à aula de todo. 

Além disso, lembre-se ainda de que é possível que os seus filhos fiquem apreensivos ou nervosos durante os primeiros dias de natação para bebés. Se for esse o caso, procure transmitir-lhes confiança: confirme que estará sempre presente e que a experiência dever ser divertida, acima de tudo o resto.

O que nos leva ao cuidado fundamental a reter sobre a natação para bebés: oiça o seu bebé.

É verdade que esta é uma atividade que promove o seu desenvolvimento a todos os níveis e que até pode ser muito divertida. Mas existe sempre a possibilidade de a criança não se adaptar ou de, simplesmente, não gostar.

Se isso ocorrer, não desanime. Desportos não faltam! 

 

Aulas de natação para bebés

Confiantes acerca dos benefícios da natação para bebés, falta agora escolher as aulas mais adequadas. De norte a sul do país, existem escolas de natação para bebés. 

Normalmente, as atividades de natação para bebés decorrem em períodos de aulas de 45 minutos.

Nestes casos, é comum passarem cerca de 30 minutos dentro de água com atividades planeadas de acordo com as idades das crianças de uma determinada turma. 

Depois e à medida que vão crescendo, estas crianças vão evoluindo até começarem, de facto, a ter aulas de natação, sendo estimuladas cada vez mais a desenvolverem as suas capacidades motoras básicas.

 

O que é necessário para iniciar as aulas de natação?

Numa última nota, é também importante termos noção do que é necessário para iniciar as suas aulas de natação. Depois de escolher a escola mais adequada para as suas aulas de natação para bebés, é importante trazer consigo todo o equipamento necessário. A saber:

  • Chinelos;
  • Fato de banho;
  • Fraldas especiais para a água;
  • Roupão;
  • Toalha de banho;
  • Touca.

As fraldas especiais que mencionamos, são fraldas particularmente adaptadas à natação para bebés que não incham e facilitam os movimentos das crianças. Contudo, nem sempre são obrigatórias.

Está a sentir a falta de qualquer coisa? Talvez uns óculos de água? Na verdade, até aos três anos de idade, não precisa de se preocupar com isso.

E quanto aos tampões, é usar com cuidado: se o médico pediatra os recomendar, utilize-os. Mas tenha em conta que os efeitos que provocam na audição das crianças podem assustá-las durante as primeiras vezes – explique-lhes a situação.

Por último, lembre-se sempre de agasalhar bem as crianças, depois de uma aula de natação para bebés, de modo a mantê-los quentes e a evitar constipações. 

Prontos para nadar em família? Há ótimas piscinas em Portugal à sua espera! 

Já se inscreveu em aulas de natação para bebés? Como foi a experiência? Partilhe com a comunidade Bolas de Sabão!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter