Ansioso com os primeiros passos do seu bebé? Dizemos-lhe como estimular e ajudar o seu filho a começar a andar.
Os primeiros passos de um bebé costumam ocorrer entre os 9 e os 12 meses. No entanto, há bebés que podem começar a andar um pouco antes ou um pouco depois desta baliza temporal, sem que isso constitua um problema.
Geralmente, os primeiros passos acontecem no primeiro ano de vida, pois é nesse período que o bebé mais desenvolve a sua coordenação e força muscular. Até aos 12 meses, o bebé costuma ser capaz de proezas como sentar-se, rebolar, gatinhar e, finalmente, levantar-se e andar.
Além da coordenação e da força muscular, o bebé precisa ganhar confiança para dar os primeiros passos e, por isso, os seus primeiros passos tendem a ser poucos e entre o pai e a mãe, por exemplo.
Assim, os primeiros passos podem ainda ser dados com algum apoio e, habitualmente, em bicos dos pés e com os pés virados para fora.
Perceba quais são as principais etapas de desenvolvimento motor até chegar aos primeiros passos.
Desenvolvimento Motor e os Primeiros Passos
Importa explicar que até chegar aos primeiros passos, o bebé tem de passar por um desenvolvimento motor composto por várias etapas, durante as quais deve ser estimulado para alcançar as suas pequenas conquistas.
Também nunca é demais salientar que cada bebé tem o seu ritmo de desenvolvimento e o facto de um bebé dar os seus primeiros passos mais tarde não é, por si só, sinal de que algo está errado com o desenvolvimento dessa criança.
Etapas do Desenvolvimento Motor
Para orientar pais e educadores da criança, é possível definir algumas etapas de desenvolvimento motor e respetivas idades em que tais conquistas são expectáveis, sendo que essas idades são aproximadas, havendo sempre uma margem de erro:
2 aos 4 meses
Controlo da cabeça e do pescoço
4 aos 6 meses
Rebolar
6 aos 8 meses
Sentar
7 aos 10 meses
Gatinhar
9 aos 12 meses
Ficar em pé e dar os primeiros passos
12 aos 15 meses
Andar
Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Motor
Há várias circunstâncias que influenciam o desenvolvimento motor de um bebé e que podem contribuir para que haja crianças que dão os primeiros passos mais cedo e outras que dão os primeiros passos mais tardiamente.
Entre esses fatores estão:
- Exigência da tarefa motora: dar os primeiros passos exige do bebé força muscular, equilíbrio e coordenação, constituindo um desafio significativo para ele;
- Fisiologia do bebé: as características individuais também podem influenciar o desenvolvimento motor do bebé e o momento em que ele dá os seus primeiros passos. Por exemplo, há que considerar se é um bebé de termo ou não; se houve restrição de crescimento intrauterino;...
- Condições ambientais: existem ainda outros aspetos a considerar no momento de dar os primeiros passos, como o tipo de alimentação, a prática de exercício físico,...;
- Acompanhamento mais ou menos insistente dos pais ou encarregados do bebé
Sinais de que o Bebé está Pronto a Andar
Antes de dar os primeiros passos, o bebé costuma evidenciar outras conquistas e comportamentos que podem ser um bom indicador de que os primeiros passos estão prestes a acontecer e que o seu bebé está cada vez mais preparado para os dar com toda a confiança.
- Gatinhar: Depois de já se conseguir sentar, é costume o bebé começar a gatinhar. Este momento pode antecipar os primeiros passos, já que denota que o bebé detém alguma força muscular nas pernas. Contudo, importa reforçar que nem todas as crianças gatinham e não há qualquer problema se o seu bebé “saltar” esta etapa;
- Ficar em pé: Quando o bebé começa a demonstrar alguma estabilidade em pé, ainda que apoiado em algo, é sinal de que ele já está a encontrar o ponto de equilíbrio necessário para dar os primeiros passos;
- Caminhar agarrado: Outro sinal de que o bebé está prestes a dar os primeiros passos autonomamente é quando ele começa a tentar percorrer determinado trajeto sozinho, agarrado aos móveis e àquilo que encontrar.
Ajude o Bebé a Dar os Seus Primeiros Passos
Apesar de se dever respeitar o ritmo de cada bebé e esperar que ele se sinta preparado para dar os seus primeiros passos, isso não significa que não o possamos incentivar a começar a andar.
Assim, depois dele se conseguir manter em pé, podemos começar a estimular com mais insistência os seus primeiros passos. Uma das formas mais populares é colocarmo-nos à frente do bebé e chamarmos por ele, mexendo as mãos, para que ele dê os primeiros passos na nossa direção.
Mas há outros aspetos que devemos ter em conta…
Brincadeiras e Atividades que Estimulam
Há inúmeros exercícios que podemos fazer com o nosso bebé para o ajudarmos a dar os primeiros passos. Deixamos-lhe algumas sugestões.
- Dar os primeiros passos com ajuda: segure nos braços do bebé e coloque-o em pé, de frente para si. Puxe-o delicadamente, de modo que ele vá caminhando na sua direção, com o apoio das mãos;
- Caminhar de um lado para o outro: deixe o bebé apoiado num móvel estável como o sofá e incentive-o a dar os primeiros passos. Experimente colocar um brinquedo num dos extremos do sofá para que isso estimule o bebé a caminhar até ele;
- Fazer alongamentos: se tiver em casa um pequeno banco de criança, pode utilizá-lo para esta atividade. Sente o bebé no banco e espalhe brinquedos ao seu redor, de modo que o bebé os tente apanhar. Esta brincadeira ajuda a fortalecer os músculos das costas, braços e pernas e a favorecer os primeiros passos do bebé;
- Colocar bolas no cesto: crie uma espécie de jogo, em que o bebé tem de pegar em bolas espalhadas pelo chão e colocá-las num cesto. Esta é outra maneira de o bebé exercitar as pernas e ganhar mais força para dar os primeiros passos.
Criar um Ambiente Seguro
Sempre que lhe pareça que os primeiros passos do bebé estão para breve, antes de o incentivar, deve preparar a casa para receber um bebé que vai passar a andar de um lado para o outro.
Assim, tudo aquilo que lhe pareça perigoso deve ser afastado do bebé e retirado do seu alcance, antes dele dar os primeiros passos. Além disso, há algumas medidas específicas que podem ser adotadas, nomeadamente:
- colocar portões ou grades de segurança no topo e na base das escadas;
- instalar grades ou redes de proteção em janelas, varandas e outros vãos;
- afastar camas, armários e outros móveis das janelas;
- aplicar antiderrapantes nos tapetes e carpetes.
- afastar objetos que o bebé possa puxar, caindo-lhe em cima
Paciência e Apoio
Como em todas as etapas de desenvolvimento do bebé e da criança, a paciência e o apoio são fundamentais para que o pequeno seja bem-sucedido. Por isso, apesar do entusiasmo e da ânsia de toda a família com os primeiros passos do bebé, é essencial manter a calma e respeitar o ritmo da criança.
Como em tudo, o reforço positivo revela-se importante, pelo que congratular o bebé pelos seus primeiros passos é fundamental. Quando menos esperar, o bebé já estará a percorrer toda a casa e, por momentos, até terá saudades do tempo em que ele apenas gatinhava!...