As primeiras palavras são a chave que destranca o vasto mundo da comunicação, e cada expressão, um passo em direção à concretização de um sonho. Porém, algumas crianças deparam-se com obstáculos inesperados que só um diagnóstico precoce de terapia da fala infantil pode ajudar a transpor, garantindo que cada pequenino tem as ferramentas necessárias para comunicar os seus pensamentos, sentimentos e sonhos.
Neste artigo vamos explorar as vertentes e os benefícios da terapia da fala infantil para o crescimento emocional, social e académico.
Mas o que é terapia da fala infantil?
Terapia da fala infantil é uma área da saúde que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados com a comunicação, fala, linguagem, voz, audição e funções orofaciais em crianças.
Qual é o objetivo da terapia da fala infantil?
O objetivo da terapia da fala infantil é trabalhar várias vertentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de comunicação eficazes, fundamentais para o seu crescimento social e emocional, e desempenho escolar.
Quais são as principais vertentes da terapia da fala infantil?
Ensinar uma criança a pronunciar as palavras corretamente? A terapia da fala infantil vai muito além disso! É uma área com diversas vertentes, cada uma focada em desenvolver diferentes aspetos da comunicação: da dicção e linguagem à audição e deglutição.
Articulação e fala
A terapia da fala infantil corrige problemas de articulação das palavras, como a troca, omissão ou distorção de sons. Nesse sentido, ajuda as crianças que têm dificuldade em pronunciar certos fonemas ou que falam de forma incompreensível.
Linguagem
A terapia da fala infantil melhora a linguagem expressiva das crianças (a forma como usam as palavras para expressar pensamentos) e a linguagem recetiva (a forma como entendem o que é dito). Assim, aperfeiçoa o vocabulário e resolve atrasos na fala e dificuldades em formar frases.
Fluência
A terapia da fala infantil trata problemas de fluência, como a gaguez, ajudando as crianças a falar de forma mais fluente e confiante.
Voz
A terapia da fala infantil lida com problemas relacionados com a qualidade vocal, como rouquidão crónica ou voz anormalmente alta ou baixa.
Funções orofaciais
A terapia da fala infantil também trabalha as funções que utilizam a musculatura da face, como mastigação, deglutição e respiração, levando as crianças a ultrapassar dificuldades em comer, beber ou engolir.
Audição
A terapia da fala infantil pode trabalhar a audição através de um treino específico para crianças com perda auditiva, ajudando-as a maximizar as suas habilidades de comunicação oral.
Terapia da fala infantil: importância de um diagnóstico precoce
Já tem uma ideia acerca da importância do diagnóstico precoce em terapia da fala infantil? Sim, é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, tanto a nível de comunicação como a nível social e emocional. Mas porque é que identificar e corrigir distúrbios de comunicação em tenra idade faz toda a diferença? Conheça as principais razões!
- Identificar distúrbios de fala, linguagem ou audição em estágios iniciais é uma forma de garantir que a criança recebe o tratamento de terapia da fala infantil adequado - e atinge os melhores resultados - o mais cedo possível. E isso porque o cérebro das crianças é mais moldável nos primeiros anos de vida, pelo que as correções feitas nesse período, com a ajuda da terapia da fala infantil, tendem a ser mais rápidas e eficazes.
- Além de evitar que o problema se agrave, a terapia da fala infantil previne futuras complicações académicas relacionadas com dificuldades de fala e linguagem que podem comprometer a leitura e a escrita.
- A frustração, baixa autoestima e dificuldade em fazer amigos são, muitas vezes, problemas relacionados com distúrbios de comunicação, pelo que a intervenção precoce a nível de terapia da fala infantil, vai minimizar o impacto emocional e social. Além de evitar rótulos como “desatenta” ou “preguiçosa”, quando a criança só tem dificuldades de comunicação!
- Um diagnóstico precoce de terapia da fala infantil também ajuda os pais e professores a entenderem o que está a acontecer e a tomarem medidas: oferecendo um ambiente favorável ao desenvolvimento das habilidades comunicativas em casa ou garantindo que a criança recebe o suporte necessário na escola.
Como perceber se o seu filho precisa de fazer terapia da fala infantil?
A identificação de necessidades a nível de terapia da fala infantil é um grande desafio, face à diversidade de etapas de desenvolvimento em cada faixa etária. Felizmente, existem listas de competências dos 0 aos 6 anos de idade1 que podem ajudá-lo a detetar sinais de alerta e, se necessário, agendar uma consulta de terapia da fala infantil atempadamente.
0-6 meses
Não sorri.
Não reage a sons.
Não estabelece contacto visual.
6-12 meses
Não emite sons.
Não reage ao seu nome.
Não reage a sons familiares.
12-18 meses
Não brinca.
Não produz monossílabos.
Não reage ao interlocutor.
Não imita o interlocutor.
18-24 meses
Não compreende instruções simples.
Não diz palavras simples.
Não tem um vocabulário com mais de 4/6 palavras.
2-3 anos
Não faz perguntas.
Não tem um vocabulário com mais de 200 palavras.
Não constrói frases com duas ou mais palavras.
Não imita gestos simples associados a canções infantis.
Recorre mais aos gestos do que às palavras para comunicar.
3-4 anos
Não tem uma fala compreensível.
Não diz frases simples.
Usa frequentemente palavras como "isto" e "coisa" em vez da nomeação correta.
Não compreende ordens simples se não forem ditas lentamente e/ou acompanhadas por gestos.
4-5 anos
Omite e/ou troca sons nas palavras.
Tem dificuldade em iniciar ou repetir uma palavra.
Tem dificuldade para descrever acontecimentos simples.
Tem dificuldade em cumprir duas instruções simples.
Tem dificuldade em responder a questões relacionadas com “ontem” ou "amanhã".
5-6 anos
Não articula corretamente as palavras.
Não estrutura bem as frases.
Não tem um discurso coerente e organizado.
Não responde de forma adequada às questões colocadas.
Não consegue dividir as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
Tem dificuldade em manter um tema de conversa, com princípio, meio e fim.
Tem dificuldade em discriminar os sons da fala, não diferenciando “gato” de “pato”, por exemplo.
Se reconheceu alguns destes sinais de alerta, não desanime! A terapia da fala infantil pode ajudar o seu filho a superar as dificuldades e melhorar as habilidades de comunicação, transformando desafios em oportunidades e sonhos em realidade.
Referências:
1. Lista baseada num artigo do Hospital Lusíadas, revisto pelo Dr. Miguel Bebiano Coutinho: www.lusiadas.pt/blog/criancas/bebes/terapia-fala-quando-procurar-um-especialista