4/24/2023

Existe spa para bebés?! Sim. Está no top das tendências da moda porque será visto pela comunidade científica e pelos pais como um cuidado de saúde e bem-estar , contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.

Continue a ler para perceber como e porquê!

 

O que é um spa para bebés?

Um spa para bebés ou baby spa, é um espaço que oferece momentos de puro lazer e tratamentos de saúde e bem-estar relacionados com experiências multissensoriais (visão, audição, olfato, paladar, tato…) assentes em hidroterapia e massagens para fomentar o desenvolvimento positivo das crianças.

 

Para que serve o spa para bebés?

Um spa para bebés serve para acalmar, relaxar, divertir e favorecer o desenvolvimento do seu filho, porque as experiências multissensoriais em meio aquático são importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo.

Depois do nascimento, o bebé está preparado para conhecer o mundo, pelo que compete aos pais proporcionar oportunidades sensoriais enriquecedoras para que ele possa atingir o seu potencial máximo. 

Além disso, o spa para bebés serve para fortalecer laços afetivos entre pais e filhos porque os pais podem acompanhar os seus bebés, enquanto estes tiram partido da sessão de spa.

 

Como funciona um spa para bebés?

Um spa para bebés ou spa infantil, funciona à base de hidroterapia, uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios de aquecimento dentro de uma piscina ou tanque com água aquecida. 

Embora o bebé seja colocado dentro de uma bóia, consegue mover-se livremente: mexer as pernas e os braços, flutuar, brincar e aproveitar a sensação de liberdade na água!

Depois da sessão de hidroterapia, a criança pode usufruir de uma massagem relaxante no spa para bebés, particularmente importante para aliviar as dores provocadas pelas cólicas e para estabilizar os padrões do sono.

Todas as sessões de spa para bebés (individuais ou em grupo) são acompanhadas por um profissional de saúde que adequa o tratamento ou os estímulos à idade e condição de saúde do bebé. Normalmente, as sessões de hidroterapia e massagem terapêutica em spas para bebés duram 10 a 20 minutos, dependendo da idade da criança.

 

Quando é que um bebé pode começar a frequentar um spa para bebés?

Regra geral, a partir dos 4 meses de idade (e até aos 36 meses) é possível dar início às atividades promovidas num spa para bebés. 

No entanto, pode iniciar as suas sessões de spa infantil ou spa para bebés logo após o nascimento,  desde que sejam tomadas todas as precauções para evitar infeções, já que o sistema imunológico de um recém-nascido é muito frágil.

 

Um bebé adapta-se bem a um spa infantil?

Sem dúvida! Depois de nove meses em meio aquático no útero da mãe, um bebé consegue adaptar-se facilmente e naturalmente a qualquer spa para bebés.

 

O baby spa é indicado para todos os bebés?

Sim, todos os bebés podem beneficiar de um desenvolvimento salutar com sessões continuadas de baby spa ou spa para bebés. 

No entanto, a hidroterapia será indicada para bebés com problemas musculares, problemas esqueléticos, problemas neurológicos, perturbações do comportamento, perturbações sensoriais, perturbações do sono e ainda reumatismo, asma e obstipação.

Spa para bebés

Benefícios do spa para bebés

O spa para bebés oferece múltiplos benefícios. Por exemplo, será que o spa para bebés ajuda a evitar o medo da água mais tarde? 

A resposta será sim, mas a lista de benefícios do spa para bebés, que inclui hidroterapia e massagem para bebés, é bem mais extensa!

Alguns benefícios do spa para bebés incluem:

  • Ajudará a relaxar, reduzindo o stress e choro e melhorando a qualidade do sono: a conjugação da água quente com massagem ajuda na libertação de substâncias, como a serotonina e a dopamina, que acalmam o bebé;
  • Fortalecerá e desenvolve os músculos, aumentando a tonicidade e a mobilidade, a força óssea e também a capacidade pulmonar;
  • Ajudará o bebé a começar a gatinhar ou a andar e confere maior controlo e liberdade de movimentos, porque melhora a consciência espacial e promove o desenvolvimento motor e estímulo muscular, já que antes de começar a andar, o bebé consegue mover-se sozinho dentro de água;
  • Agitar a água, salpicar e interagir com os pais no spa para bebés ajudará a criança a otimizar o equilíbrio e a coordenação e, consequentemente, a aquisição das várias atividades motoras;
  • Melhorará o funcionamento do sistema digestivo, aliviando cólicas e distúrbios gastrointestinais, na medida em que o bebé aumenta a mobilidade peristáltica  do trato digestivo dentro de água quente;
  • Ajudará no controlo da respiração, beneficiando o sistema respiratório e fomentando o bom funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Estimulará a comunicação e linguagem, visto que o relaxamento geral tende a aumentar as vocalizações espontâneas e intencionais e a incitar o bebé a explorar novas formas de comunicar;
  • Promoverá competências cognitivas como a atenção e memória através das atividades específicas para cada faixa etária;
  • Reforçará os laços afetivos com o pai e a mãe, ou outros familiares, pois estes integram todas as sessões de spa para bebés e aumenta a sensação de confiança e autoestima da criança.

 

Como fazer um spa para bebés em casa? 

Em Portugal já existem vários spas para bebés que têm por missão conferir saúde e bem-estar através de hidroterapia e massagens que fomentam o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança, desde o primeiro mês de vida. 

Ainda assim, se prefere criar o seu próprio spa para bebés em casa, basta seguir este passo a passo:

  • Prepare um banho numa banheira própria para bebés, enchendo-a até metade com água morna. Num spa para bebés a banheira seria bastante mais profunda para que a criança conseguisse mover os braços e as pernas livremente, mas no caso de um spa para bebés em casa este tipo de banheira mais funda não é aconselhado por motivos de segurança;
  • Verifique se o ambiente (quarto ou casa de banho) tem uma temperatura agradável na ordem dos 24oC;
  • Providencie uma iluminação fraca para deixar o ambiente mais aconchegante;
  • Escolha uma música de fundo tranquila e suave para acalmar o seu filho;
  • Melhore a experiência sensorial com sabonete para banho do bebé que faça espuma, mas certifique-se de que o produto é seguro e adequado à idade da criança;
  • No final, seque o bebé com toalhas quentes, macias e calmantes e aplique uma massagem nos pés, mãos e costas (pode usar um óleo de massagem indicado para bebés, como óleo de coco).

Como vê, não é difícil fazer um spa para bebés em casa, embora seja algo dispendioso. Comece agora mesmo a preparar esta experiência multissensorial e depois diga-nos como correu! 

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter