Que cheirete! Embora não seja tão comum como a halitose em adultos, o mau hálito em bebés pode surgir de forma temporária, provocado por vários fatores que vão da falta de cuidados de higiene oral à alimentação. Como reverter a situação?
Continue a ler para perceber o que é halitose infantil e quais são as causas e formas de evitar o mau hálito em bebés.
O que é mau hálito em bebés?
Mau hálito em bebés ou halitose infantil é uma condição caracterizada por um cheiro desagradável na cavidade oral que pode ser causado por uma série de fatores, nomeadamente deficiente higiene oral da criança.
É verdade que esta condição é bem mais notória na idade adulta, mas a halitose pode acontecer logo na primeira infância em crianças saudáveis, pelo que convém adotar bons hábitos de higiene oral desde cedo, de modo a evitar o mau hálito em bebés.
Causas do mau hálito em bebés
As causas do mau hálito em bebés ou halitose em bebés devem-se a uma multiplicidade de fatores, nem todos relacionados com a falta de escovagem apropriada dos dentes:
1. Resíduos de leite na boca
A principal causa de mau hálito em bebés é a acumulação e decomposição de resíduos de leite na boca e pode ocorrer até em recém-nascidos.
De uma maneira geral, é simples de identificar, basta reparar na língua da criança: se estiver esbranquiçada é provável que o mau hálito se deva a resíduos da amamentação ou leite artificial que estão a libertar bactérias da cavidade oral.
2. Má higiene oral
Apesar dos primeiros dentes surgirem por volta dos 6 meses, a higiene oral deve começar após o nascimento do bebé porque, apesar de ainda não ter dentes, pode acumular bactérias que causam mau hálito na boca.
É por isso que se aconselha a limpeza da boca uma a duas vezes por dia com um pano húmido ou gaze, para evitar mau hálito em bebés. Mais tarde, quando surgem os primeiros dentes, uma escova de dentes macia e pasta de dentes própria para bebés tornam-se essenciais para combater o mau hálito em bebés.
3. Pasta de dentes inadequada
No tópico anterior falámos em pasta de dentes própria para bebés e não foi por acaso!
Efetivamente, o mau hálito em bebés pode ser causado pelo uso de pasta de dentes com composição química ou substâncias que criam muita espuma (como lauril sulfato de sódio) e deixam a boca seca e propensa ao desenvolvimento de bactérias que causam mau hálito em bebés e, em alguns casos, pequenas feridas.
4. Boca seca
Os bebés têm tendência para dormir de boca aberta e isso causa secura da boca. Por sua vez, isso provoca o mau hálito infantil, na medida em que partículas de leite ou restos de alimentos também acabam por secar, permitindo o desenvolvimento de bactérias e fungos que trazem maus odores.
Nesse sentido, após dar de mamar ou alimentar o seu filho, deve fazer a higiene oral ou oferecer um pouco de água para evitar a acumulação de leite ou comida que promova o mau hálito em bebés.
5. Infeções
Embora em casos mais raros, amigdalites e sinusites, entre outras infeções, também podem causar mau hálito nos bebés.
Geralmente provocam também tosse e febre pelo que, nesse caso, é melhor levar o seu filho ao médico, de modo a dar início ao tratamento adequado.
6. Medicação
Nalguns casos raros, o mau hálito infantil pode ser causado por medicamentos. Ou seja, pela forma como alguns químicos se decompõem no organismo da criança e libertam substâncias que podem originar um cheiro desagradável, como alguns medicamentos com enxofre.
7. Chucha
Se o seu filho usa chucha ou chucha no dedo, essa pode ser a causa do mau hálito, na medida em que a chucha ou o dedo podem conter resíduos de alimentos ou estar sujos e passar a sujidade e mau odor para a boca da criança.
8. Alimentos que causam mau hálito
A criança já pode comer sopinhas? Então é natural que esteja a introduzir alimentos com cheiro intenso, como alho e cebola, que causam mau hálito em bebés, pelo que este é mais um motivo para fazer sempre a higiene oral adequada após as refeições.
9. Objetos estranhos
Um objeto estranho preso nas vias nasais?! Sim, esse pode ser um dos motivos do mau hálito nas crianças que, curiosas por natureza, podem inserir pequenos objetos no nariz que acabam por criar infeções que se anunciam sob a forma de um cheiro desagradável.
Se desconfia que isso possa ter acontecido, leve o seu filho ao médico e aproveite para averiguar a questão do mau hálito em bebés.
Como prevenir o mau hálito em bebés?
A dica número um para prevenir o mau hálito em bebés é investir numa higiene oral adequada à idade da criança. Primeiro, limpando a boca e língua com um pano ou gaze humedecida em água fervida e, depois, com escova e pasta de dentes para bebés.
Ao mesmo tempo, agende visitas regulares ao dentista após o surgimento dos primeiros dentes.
Mais! Assim que a criança tiver dois dentes em contacto um com o outro, também pode usar fio dentário para evitar a acumulação de placa bacteriana que tantas vezes causa mau hálito infantil.
Crianças mais velhas devem escovar os dentes duas vezes por dia durante dois minutos, de preferência com a supervisão de um adulto.
Porém, o mau hálito em bebés e crianças pequenas nem sempre se deve a uma higiene oral deficiente. Noutros casos, como infeções, pode ser necessário procurar ajuda médica.
Quando deve consultar o médico a propósito do mau hálito em bebés?
O mau hálito em bebés pode ser grave? À partida não, o mau hálito em bebés é passageiro e inofensivo mas, se depois de implementada uma rotina de higiene oral correta, a criança mantiver o mau hálito, é melhor consultar um pediatra e/ou médico dentista e/ou o seu médico.
Apesar da halitose infantil ser relativamente comum, é sempre importante identificar se existe algum problema de saúde.
Também deve levar o seu filho ao médico se além de mau hálito ele apresentar placas brancas na boca, sangramento de gengiva, febre, perda de apetite e perda de peso sem razão aparente.
Partilhe este texto com outros pais seus conhecidos ou deixe-nos um testemunho da sua experiência: como conseguiu evitar o mau hálito em bebés aí em casa?
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.