
Disse “mamã”? Que alegria! Mas sabia que a primeira palavra dos seus filhos vem na sequência de uma série de etapas do desenvolvimento da linguagem infantil? Etapas que importa interpretar para o ajudar a dominar o sistema de sons e da gramática do seu idioma e adquirir um vocabulário de milhares de palavras.
O desenvolvimento da linguagem na educação infantil
“Mãe” é uma pessoa que está sempre perto de mim. “Cão” é um ser peludo muito engraçado. “Bola” é uma coisa para atirar ao pai.
É assim que começa o desenvolvimento da linguagem na educação infantil, não tanto no momento em que a criança começa a falar, mas muito antes disso, quando começa a compreender conceitos mentais.
Ou seja, antes de dizer “pé” a criança sabe que “pé” se refere àquela extremidade com dedos no final da perna.
Além disso, o desenvolvimento da linguagem infantil é gradual e intercala períodos de maior e menor evolução, misturando ritmos diferentes.
O importante é que a criança tente comunicar de alguma forma para participar na vida social em que está inserida, fazendo uso de diferentes linguagens infantis para se expressar nas mais variadas situações do dia a dia.
Logo, na educação infantil, além do trabalho de desenvolvimento da linguagem, é importante a interação com bebés e crianças, tanto na orientação das suas ações quotidianas, como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
As 3 áreas do desenvolvimento da linguagem infantil
Genericamente, o desenvolvimento da linguagem infantil reparte-se por três grandes áreas:
- Forma da linguagem ou maneira como as palavras, frases e sons são organizados para transmitir um conteúdo;
- Conteúdo da linguagem ou significado da mensagem;
- Uso da linguagem ou reprodução de acordo com a sua intenção para atender a necessidades pessoais/sociais;
Para aprofundar um pouco mais o desenvolvimento da linguagem infantil, também é necessário usar os principais componentes de cada área: fonologia, morfologia e sintaxe.
Desenvolvimento fonológico na linguagem infantil
Desenvolvimento fonológico (formação de sílabas e palavras) é o processo pelo qual a criança adquire e usa padrões sonoros da sua língua materna, uma habilidade que desenvolve com a escuta e imitação.
Desenvolvimento léxico na linguagem infantil
Desenvolvimento léxico é o processo pelo qual a criança compreende e produz vários tipos de significados quando deseja representar uma informação, sendo que esta habilidade se desenvolve com a associação de palavras e, mais tarde, com o desenvolvimento da linguagem escrita.
Desenvolvimento morfossintático na linguagem infantil
Desenvolvimento morfossintático é o processo pelo qual a criança adquire competências a nível da morfologia e sintaxe para organizar as palavras de uma frase, bem como a estrutura interna de cada palavra.
Mas quando é que o bebé começa a falar?
Normalmente o bebé começa a falar por volta dos 9 meses de idade, juntando sons simples como “mamama”, “bababa” ou “dadada”.
No entanto, a partir dos 2/3 meses o bebé já consegue emitir sons para tentar comunicar com as pessoas mais próximas e aos 6 meses já balbucia, embora sem associar as “palavras” que diz a pessoas ou objetos.
Muito embora algumas crianças comecem a falar antes dos 12 meses e outras muito depois, o mais importante é respeitar o ritmo dos seus filhos, procurando uma avaliação do pediatra apenas quando a criança não fala por volta dos 2 anos de idade.
Primeiras palavras do bebé
As primeiras palavras do bebé vão se fazer ouvir por volta do primeiro ano de idade, quando o desenvolvimento da linguagem infantil lhes permite comunicar umas três ou cinco palavrinhas. E, sim, acertou!
As primeiras palavras do bebé costumam ser “mamã” e “papá” ou outras palavras relacionadas com o seu quotidiano, como “mana”, “cão”, “carro”, “bola” ou outros episódios comuns do seu dia a dia.

Etapas do desenvolvimento da linguagem infantil
Cada criança tem o seu ritmo próprio? Claro que sim, mas há algumas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil que evoluem de acordo com a idade e a evolução cognitiva. De uma forma geral, estas etapas podem ser observadas, da seguinte forma:
Desenvolvimento da linguagem infantil até aos 3 meses de idade
Emissão de sons, como choro e gritos, de modo a traduzir sentimentos de fome, dor ou frustração, sendo que por volta dos 2 meses a criança começa a palrar.
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 4 aos 6 meses de idade
Emissão de sons sem significado através de pequenas vocalizações que se caracterizam por cadeias de sílabas repetitivas, ditas com entoação. Nesta altura a criança começa também a rir com intenção e a “responder” pelo seu nome.
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 7 aos 9 meses de idade
Emissão de sons com intenção comunicativa, como “mamama”, imitação de sons simples, gritos para chamar a atenção e compreensão do “não”, entre outras ordens simples, principalmente quando acompanhadas por gestos.
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 10 aos 12 meses de idade
Emissão de uma série de sons sem significado, mas também das primeiras palavras com significado, como “mamã” e “papá”, bem como expressões básicas ou sinais de "não", "adeus" e "beijinhos".
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 13 aos 24 meses de idade
Emissão de palavras explicitas como “mãe” e “pai” com entoações variadas, utilização de cerca de 50 palavras (incluindo verbos), reconhecimento de nomes de pessoas, objetos e partes do corpo, associação de duas palavras como “não está” ou “não quero” e compreensão de ordens mais complexas como “vai buscar a bola e dá a bola ao pai”.
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 2 aos 4 anos de idade
Por esta altura, as crianças já são capazes de construir frases e de manter uma conversa simples com a ajuda de um adulto. Usam preposições, pronomes, plural e o tempo passado, bem como articulam as consoantes e as vogais.
Mesmo assim, os sons finais das palavras podem ainda ser errados. Perguntam “porquê?”, sabem o seu nome, o seu género, a idade e conseguem repetir algarismos.
Desenvolvimento da linguagem infantil dos 4 aos 6 anos de idade
Nestas idades, as crianças conseguem dizer frases maiores, contar histórias e manter conversas sem a ajuda dos adultos.
Respondem a perguntas, envolvem estranhos nas conversas e pronunciam a maioria dos sons corretamente.
Vale sempre a pena ressalvar que estas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil são uma referência e não uma regra, já que há diversos fatores que podem levar a um atraso na fala, embora na maioria dos casos estes possam ser facilmente ultrapassados com os devidos estímulos.
Como estimular a fala?
Ainda bem que está na disposição de ajudar porque o envolvimento dos pais e educadores no desenvolvimento da linguagem infantil é crucial e relativamente fácil de pôr em prática. Principalmente quando segue estas dicas simples que incentivam a comunicação e estimulam a fala dos mais pequenos:
- Fale com o bebé, mesmo que ele não entenda;
- Responda às verbalizações do bebé, mesmo que não as compreenda;
- Narre o que estão a fazer;
- Cante, leia e conte histórias ao bebé;
- Aponte para os objetos e identifique-os num tom exagerado;
- Ofereça brinquedos educativos que emitam sons, apresentem letras e números.
E o seu bebé, quando começou a falar e quais foram as suas primeiras palavras? Partilhe essas emoções com a comunidade Bolas de Sabão!
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