Constipação em bebé 16.02.2023

A constipação em bebé é tão frequente que não há forma de aligeirarmos esta notícia: até soprar as velas do primeiro bolo de aniversário, o seu filho vai apanhar cerca de 8 constipações, o que multiplicado por 7 semanas, dá cerca de 56 dias por ano de vigia para lhe aligeirar os sintomas. A constipação em bebé tira o apetite, traz tosse, deixa o nariz a pingar, mas, fora isso, resolve-se rapidamente e de forma natural! Felizmente!

 

O que é a constipação em bebé?

Seja num bebé, numa criança ou num adulto, a constipação é um conjunto de infeções das vias respiratórias superiores, nomeadamente nariz, garganta e ouvidos, que costuma desaparecer por si mesma, sem necessitar de medicação específica.

Por outras palavras, a constipação em bebé não é muito diferente de uma constipação e que conhece bem e, certamente, pela qual já terá passado. 

 

Sinais de constipação no bebé

Ranho? Sim, o nariz entupido e cheio de ranho, ou secreção nasal,  é um dos principais sinais de constipação em bebé, mas existem outros:

  • Secreção nasal, primeiro transparente e depois amarelada;
  • Espirros e tosse seca ou com expetoração;
  • Dor de garganta, dor de ouvidos e dor de cabeça;
  • Nariz vermelho e olhos irritados e lacrimejantes;
  • Episódios de diarreia e vómitos;
  • Mal-estar e cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Febre moderada.

Como se vê, os sintomas de uma constipação no bebé podem ir desde os mais ligeiros até aos mais preocupantes, como será o caso de uma febre moderada a elevada que deve acompanhar com alguma atenção, durante o tempo da constipação.

 

Quanto tempo duram os sintomas de uma constipação em bebé?

Regra geral, os sintomas de uma constipação em bebé não duram mais do que 7 a 10 dias. Mesmo assim, a tosse de uma constipação em bebé pode persistir até às três semanas, sobretudo durante a noite.

 

Causas da constipação em bebé

Frio, vento e corrente de ar? Não propriamente. Os grandes responsáveis pelas constipações em bebés são os vírus. Mas como existem mais de 200 vírus diferentes, o melhor é mesmo aliviar os sintomas da constipação da criança e não tratar o vírus em si, até porque nem existem medicamentos eficazes.

Quanto às épocas do ano com mais propensão para a proliferação destes tipos de vírus, escusado será dizer que serão o outono e o inverno, mas não tanto porque sejam meses de frio, mas mais porque com o frio os bebés – e todas as pessoas em geral – perdem uma grande parte das suas defesas imunitárias.

 

Porque são tão frequentes as constipações em bebés e crianças?

Em suma, porque os bebés e as crianças, particularmente as que frequentam infantários e creches, abrem portas a uma série de vírus e bactérias quando estão em grupo a partilhar brinquedos de mão e mão e a respirar próximo dos outros bebés.

Além disso, as constipações em bebés e crianças mais pequenas são frequentes porque estas estão mais propensas a desenvolver sintomas, por ainda não terem tido infeções suficientes para ganharem imunidade. 

Por outras palavras, as constipações em bebés dão-se também porque os seus sistemas imunitários não conhecem os vírus e, por isso, não conseguem combatê-los de forma tão eficaz.

É por isso que entre o mês de setembro e o mês de maio, as crianças têm em média 4 a 8 constipações, dependendo da idade e da frequência no infantário. Porém, mesmo quando são frequentes e incomodativas, as constipações em bebés não simbolizam problemas de saúde preocupantes.

 

Como se previne uma constipação num bebé?

A constipação em bebés pode ser prevenida melhorando as suas defesas e evitando o contágio. 

Por exemplo, se ainda está a amamentar o seu filho, já está a prevenir constipações no bebé porque o leite materno transmite os anticorpos da mãe. Por isso, esta é uma das melhores formas de melhorar as defesas do bebé.

Em todo o caso, o leite materno não é suficiente para evitar vírus, claro.

Deve ter também em linha de consideração que as mãos do pequeno são o principal veículo de disseminação dos vírus. Nesse sentido, para prevenir uma constipação em bebé, aconselha-se a frequente e correta lavagem das mãos.

Se a criança for mais velha, aproveite para ensiná-la também a tossir e a espirrar para um lenço de papel ou para o cotovelo e a não tocar com as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.

Constipação em bebé

Como tratar a constipação no bebé? 

Embora a constipação no bebé desapareça naturalmente, existem algumas formas de aliviar o desconforto:

  • Assegurar-se de que o bebé constipado descansa bastante;
  • Amamentar ou caso o bebé já coma alimentos sólidos, dar muita água para manter a hidratação;
  • Limpar regularmente as secreções do nariz;
  • Aplicar creme hidratante no exterior das narinas para reduzir a irritação;
  • Aplicar gotas de água salgada ou soro fisiológico nas narinas para descongestionar;
  • Forçar o bebé a respirar num ambiente com vapor de água para desentupir o nariz;
  • Subir a cabeceira da cama pondo uma almofada macia por baixo do colchão para aliviar a obstrução do nariz;
  • Se o bebé tiver mais de 3 meses, administrar paracetamol infantil, ibuprofeno em dose baixa, anti-histamínicos ou descongestionantes, mas nunca por iniciativa própria! Somente se aconselhado pelo médico pediatra!

 

Quando levar um bebé constipado ao médico?

Não é necessário correr para as urgências de um hospital só porque o seu bebé está constipado, mas se detetar alguns sinais de alerta também não deve hesitar em fazê-lo. Que sinais de alerta? 

  • Mais de 38° de febre e numa  idade inferior a 2 meses;
  • Dor no peito ou dificuldade em respirar: respirações muitos rápidas, pausas respiratórias, respiração lamuriante ou sibilante, dificuldade em respirar sem ter o nariz entupido, etc;
  • Dificuldade em se alimentar, quer com alimentos sólidos quer com alimentos líquidos;
  • Irritação, sonolência ou prostração, principalmente se o bebé não tiver febre;
  • Persistência da febre para além de 3/4 dias;
  • Persistência de dor de garganta ou dor de ouvidos para além de 7 dias;
  • Persistência de tosse para além de 3 semanas...

Como foi a primeira constipação do seu filho? A comunidade Bolas de Sabão gostava de saber!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter