Principais alergias em bebés: sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção 16.10.2024

Tosse. Espirros. Vómitos. Diarreia. Comichão. Irritação. Manchas vermelhas. Falta de ar… Estes são apenas alguns dos sintomas das principais alergias em bebés desencadeadas por alimentos, medicamentos, pólen, poeiras, ácaros, pelos de animais e produtos de higiene. 

Obtenha mais informação sobre alergias em bebés, porque só assim consegue assegurar a exploração do mundo com segurança e alegria.

 

O que são alergias em bebés?

As alergias em bebês são reações exageradas do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas (chamadas alérgenos), como alimentos, medicamentos, pólen, poeiras, ácaros e pelos de animais. 

 

Como se manifestam as alergias em bebés?

As alergias em bebés manifestam-se através de sintomas como erupções cutâneas, vermelhidão, comichão, diarreia, vómitos, espirros, tosse, congestão nasal, inchaço e, em casos mais graves, dificuldade em respirar.

 

Quais são as alergias mais comuns em bebés?

As alergias em bebés são sempre um transtorno… até aprender a adaptar-se para proporcionar o melhor cuidado possível! É por isso que convém conhecer as reações alérgicas mais comuns, e facilmente contornadas ou tratadas de forma a garantir o crescimento saudável e feliz da criança.

Alergias a Alimentos

Alergias a alimentos

As alergias em bebés a alimentos (como leite, ovos, trigo, amendoins, nozes, soja e frutos do mar) advém de uma reação do sistema imunológico a determinadas proteínas. Daí que durante a introdução alimentar seja conveniente observar se a criança manifesta alguma alergia a um alimento, e em caso afirmativo substituí-lo por outro, explorando assim novas formas de nutrição.

 

Principais sintomas das alergias em bebés provocadas por alimentos

Erupções cutâneas, tosse, vómitos, cólicas, gases, diarreia, dificuldades respiratórias e, em casos mais graves, choque anafilático.

Alergias respiratórias

Alergias respiratórias

Muitas vezes o sistema imunológico das crianças reage a partículas inaladas - como pólen, ácaros, poeira ou pelos de animais – de forma negativa, causando dificuldades respiratórias. E neste campo, as alergias em bebés mais comuns são a asma, rinite e conjuntivite.

 

Asma

A asma, uma doença inflamatória crónica que afeta as vias aéreas dificultando a passagem do ar, pode ser desencadeada por alergias em bebés expostos a poeiras, ácaros ou pelos de animais. 

 

Principais sintomas das alergias em bebés relacionadas com asma

Tosse constante, dificuldade em respirar, fadiga, peito a “chiar” e respiração rápida e curta.

 

Rinite

Embora pouco frequente antes do primeiro ano de idade, a rinite – uma inflamação das mucosas que revestem as narinas - pode surgir nos primeiros meses de vida, levando o bebé a ficar mais irritado e a tentar coçar insistentemente o nariz.

 

Principais sintomas das alergias em bebés relacionadas com rinite

Comichão no nariz, espirros constantes, congestão nasal, irritabilidade e dificuldade para dormir.

 

Conjuntivite

A conjuntivite - uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina que cobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras – pode ser causada por alergias em bebés, quando estes reagem a alérgenos como pólen, pelos de animais ou ácaros.

 

Principais sintomas das alergias em bebés relacionadas com conjuntivite

Olhos vermelhos, secreção ocular, lacrimejamento excessivo, inchaço nas pálpebras e comichão ou irritação.

Alergias cutâneas

Alergias cutâneas

A dermatite atópica e a urticária são as alergias de pele mais comuns em bebés e podem ser desencadeadas por uma grande variedade de fatores, incluindo alimentos, produtos de higiene, tecidos ou substâncias ambientais. 

 

Dermatite atópica

A maior parte dos casos de alergias em bebés relacionadas com dermatite atópica, ocorre no primeiro ano de vida da criança, sendo que esta alergia de origem genética é motivada por um processo inflamatório da pele que melhora e piora ao longo dos anos, e que pode estar associado à asma ou rinite. Como é genética poderão conhecer outros casos na família.

Principais sintomas das alergias em bebés relacionadas com dermatite atópica

Pele seca, comichão intensa que provoca feridas e inchaço, principalmente nos dias mais quentes e quando há grande ansiedade.

 

Urticária

As manchas vermelhas que surgem em qualquer parte do corpo, são sinal de outra das alergias em bebés muito comum: a urticária. Esta condição provoca erupções cutâneas, de bordos quase sempre bem definidos, assim que a criança entra em contacto com alérgenos, como alimentos, medicamentos ou substâncias no ambiente. Também pode ser desencadeada, embora raramente, pela pressão prolongada sobre a pele.

 

Principais sintomas das alergias em bebés relacionadas com urticária

Erupções cutâneas ou manchas vermelhas na pele, comichão intensa e inchaço

Alergias a medicamentos

Alergias a medicamentos

Antibióticos, anticonvulsivantes, analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são alguns dos medicamentos que podem provocar alergias em bebés, pondo em causa um tratamento seguro e eficaz. Ainda assim, depois de identificado o composto que causa alergia, é possível descobrir um medicamento alternativo para continuar a promover a saúde e o bem-estar da criança.

 

Principais sintomas das alergias em bebés provocadas por medicamentos

Erupções cutâneas, inchaço nos olhos, lábios ou mãos, dificuldade para respirar, vómitos ou diarreia e febre.

Alergias às fraldas

Alergias às fraldas e outros produtos de higiene

As fraldas e outros produtos de uso diário como toalhitas humedecidas e pomadas para assaduras são a causa de alergias em bebés que têm a pele mais sensível.

 

Principais sintomas das alergias em bebés provocadas pelas fraldas

Erupções cutâneas, comichão, irritação da pele, secura ou escamação, bolhas e inchaço, nomeadamente nas zonas de contacto com as fraldas.

Alergias em bebés: como diagnosticar?

Observou algum sinal de alerta típico de alergias em bebés? Nesse caso deve agendar uma consulta com o seu médico, se possível de pediatria, para uma avaliação detalhada dos sintomas. Com um exame físico e com o histórico de saúde da criança e a informação sobre a exposição a potenciais alérgenos em mãos, o pediatra poderá recomendar exames específicos, como análises ao sangue ou testes cutâneos, para identificar a alergia.

 

Alergias em bebés: como tratar?

Já sabe qual é a substância que causa a alergia? Ótimo, independentemente de ser um alimento, um medicamento ou um produto de higiene, o pediatra irá prescrever medicamentos específicos para alergias em bebés. No entanto, a primeira medida é evitar o agente causal. Por exemplo…

  • Em alergias em bebés provocadas por alimentos, o tratamento passa por evitar o alimento que desencadeou o problema e, em casos graves como a anafilaxia, adrenalina injetável.
     
  • Em alergias em bebés desencadeadas por crises de asma, o tratamento inclui medicamentos como broncodilatadores para aliviar crises e corticosteroides para controlar a inflamação. 
     
  • Em alergias em bebés relacionadas com rinite, o tratamento é feito através de anti-histamínicos para aliviar os sintomas, sprays nasais para reduzir a inflamação e soro fisiológico para lavar o nariz. 
     
  • Em alergias em bebés devido a conjuntivite, existe tratamento à base de colírios anti-histamínicos.
     
  • Em alergias em bebés que causam problemas de pele, o tratamento é realizado através da aplicação de cremes hidratantes e corticosteroides tópicos para reduzir a inflamação e antialérgicos para diminuir a comichão. Porém, não deve aplicar corticosteroides tópicos para além de alguns dias.
     
  • Em alergias em bebés ligadas à urticária, o tratamento abrange anti-histamínicos para aliviar a comichão e reduzir a inflamação. 
     
  • Em alergias em bebés provocadas por medicamentos e vacinas, o tratamento passa pela interrupção imediata do uso do medicamento e, se necessário, pela administração de anti-histamínicos para aliviar sintomas leves e adrenalina, em casos mais severos.
     
  • Em alergias em bebés motivadas por fraldas e outros produtos de higiene, o tratamento prevê a suspensão do produto suspeito e aplicação de pomadas para aliviar a irritação. 

 

Alergias em bebés: como prevenir?

Receia que o seu filho manifeste ou volte a manifestar uma reação alérgica? Conheça a lista de medidas simples e eficazes para prevenir alergias em bebés e garantir um início de vida saudável e feliz.

  • Amamente exclusivamente durante os primeiros 6 meses, para reduzir o risco de alergias em bebés a alimentos.
     
  • Introduza novos alimentos gradualmente, um de cada vez e em pequenas quantidades para vigiar possíveis reações.
     
  • Siga as instruções do médico ou pediatra sobre a introdução de alimentos potencialmente alergénicos.
     
  • Troque a fralda frequentemente para evitar o contato com a humidade e escolha fraldas e outros produtos de higiene hipoalergénicos e sem fragrâncias.
     
  • Mantenha a casa limpa, arejada e livre de poeiras para evitar alergias em bebés.
     
  • Evite a exposição da criança a alérgenos, como pólen, pelos de animais, mofo, ácaro e fumo de tabaco. 
     
  • Mantenha a pele do bebé sempre limpa e bem hidratada para prevenir a urticária e dermatite atópica. 
     
  • Informe o médico ou o pediatra sobre quaisquer reações anteriores a medicamentos e monitorize o bebé para identificar rapidamente possíveis reações a novos medicamentos. 

Por último, esteja sempre atento a sinais de alergias em bebés e consulte o médico ou o pediatra regularmente para avaliar a saúde da criança e receber orientações personalizadas.

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter