Era uma vez… uma história sobre literatura infantil que transformava letras em aventuras e leitores em exploradores. Nela cabiam meninos a saltar em trampolins, dragões de patins, aldeias de caracóis e girafas de cachecóis. Havia livros com chocolates a dizerem disparates, bananas a vestirem pijama, princesas a sentirem-se indefesas. Porque ler é viajar, rir, crescer e pensar! 

 

O que é literatura infantil?

Livros com desenhos bonitos e histórias de animais que falam? Ora, a literatura infantil é muito mais do que isso! É um universo mágico composto por um conjunto de obras criadas ou adaptadas aos mais pequenos, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. E isso porque mais do que entreter antes de dormir (ainda que isso seja ótimo!), a literatura infantil tem o poder de desenvolver a linguagem, alimentar a imaginação, ensinar valores e até ajudar a dar nome aos sentimentos que as crianças ainda não conseguem explicar. 

Entre lobos que derrubam casas e princesas que salvam dragões, a literatura infantil entretém, mas também oferece lições importantes que estimulam a imaginação e auxiliam na formação da personalidade das crianças.

 

Funções da literatura infantil

A literatura infantil diverte e dá asas à imaginação, mas também educa, emociona e consola. Conheça as principais funções dos bons livros para crianças, que ajudam a crescer de forma equilibrada:


Função didática

A literatura infantil tem a função de ensinar e passar conhecimentos essenciais às crianças de forma subtil (através de aventuras, rimas e personagens cativantes, por exemplo), fomentando valores morais e desenvolvendo a formação cívica e cultural. 


Função lúdica

Ao associar a leitura a um momento de prazer e brincadeira, a literatura infantil torna a aprendizagem mais divertida, e permite que os conhecimentos sejam adquiridos sem esforço.


Função literária

Os livros para crianças também desenvolvem o gosto pela leitura e literatura, promovendo a imaginação, a criatividade, o vocabulário, e também a visão crítica e reflexiva do mundo.


Função sociocultural

Abrindo janelas para o mundo, a literatura infantil permite às crianças conhecer diferentes modos de vida, culturas e tradições, ajudando-as, ao mesmo tempo, a reconhecer o seu lugar na sociedade e a viver em comunidade.


Função axiológica

Através das histórias infantis, as crianças reconhecem valores relacionados com a amizade, justiça, coragem ou respeito, e começam a refletir sobre o certo e o errado de forma leve, mas profunda.


Função terapêutica

Aliteratura infantil ajuda a acalmar e faz companhia em momentos difíceis (como uma doença ou uma mudança), oferecendo conforto e esperança através das suas palavras.


Benefícios da literatura infantil no desenvolvimento da criança

Os benefícios da literatura infantil não cabem num só conto! Continue a ler para conhecer as vantagens desta biblioteca encantada.

 

Enriquece a linguagem e o vocabulário

Cada história é como uma arca do tesouro cheia de novas palavras prontas a serem descobertas. Quanto mais as crianças ouvem (ou leem), mais cresce o seu vocabulário.

Estimula a imaginação e a criatividade

Na literatura infantil não há limites: um porco pode ser astronauta e um peixe pode andar de skate, pelo que ler é como abrir a porta de um mundo onde tudo é possível, e isso desperta a mente das crianças de forma única.

Ajuda na educação emocional

As histórias mostram que até a bruxa má precisa de abraços! Assim, a literatura infantil ajuda as crianças a identificar e a falar sobre os seus sentimentos.

Fortalece o vínculo entre pais e filhos

Como a hora da história é um momento de mimos e partilhas, a literatura infantil também fortalece o vínculo entre pais e filhos, ajudando a criar memórias felizes.

Cultiva o gosto pela leitura desde cedo

Crianças que crescem rodeadas de histórias, aprendem a ver os livros como amigos. E quem tem amigos assim… nunca está sozinho!

Contribui para o sucesso escolar e pensamento crítico

A literatura infantil estimula a atenção, a concentração e a capacidade de resolver problemas — mesmo quando se trata de descobrir quantos sapatos vai calçar a centopeia!

Como incentivar o gosto pela leitura?

Como incentivar o gosto pela leitura?

Agora que descobriu os principais benefícios da literatura infantil, só falta conhecer as melhores estratégias para incentivar o gosto pela leitura… sem usar um feitiço! Eis algumas dicas que podem ajudá-lo a introduzir a literatura infantil na rotina do seu filho:

Comece cedo

Não fique à espera que o seu filho aprenda a ler! Comece a oferecer-lhe livros logo em bebé (alguns até se podem morder!) porque o gosto pela literatura infantil pode começar logo nos primeiros meses de vida.

Crie um cantinho de leitura acolhedor

Um tapete fofinho, umas almofadas confortáveis e uma estante cheias de livros de diferentes géneros: eis alguns itens essenciais para criar um cantinho especial e transformar a leitura num momento apetecível.

Escolha livros que despertem a curiosidade

Dragões, dinossauros, piratas, princesas, planetas? Siga os interesses da criança e deixe que ela participe na escolha das histórias de literatura infantil.

Dê vida às histórias

Faça vozes, sons e caretas! Uma leitura animada prende a atenção do seu filho e transforma a história num momento em família inesquecível.

Estabeleça uma rotina de leitura

Antes de dormir, depois do lanche ou ao fim de semana? Importante é que a literatura infantil seja um hábito tão esperado como um episódio de desenhos animados.

Seja um exemplo a seguir

Como as crianças costumam imitar o comportamento dos adultos, se o seu filho o vir a ler regularmente, interioriza e inclui mais facilmente os momentos de leitura na sua própria rotina.

Organize visitas à biblioteca

Leve o seu filho à biblioteca com regularidade. Esta é uma excelente forma de lhe apresentar o maravilhoso mundo da literatura infantil, de deixá-lo escolher uma história e de viver uma experiência divertida… e económica! 

Ofereça livros 

Um livro embrulhado com um papel colorido e um grande laçarote, pode ser tão entusiasmante como um brinquedo, e dura muito mais tempo! Além disso, a literatura infantil é um presente que se oferece hoje, mas que continua a dar frutos no futuro, porque cada história é uma epopeia de descoberta que cresce com a criança. E com a sua ajuda, essa aventura pode tornar-se um hábito para a vida.

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter