A consciência fonológica é a designação dada à capacidade de identificar e manipular a linguagem oral, recorrendo a palavras, sílabas, sons e rimas.
Quando falamos em consciência fonológica na educação infantil, referimo-nos à capacidade dos mais novos fazerem rimas, contarem sílabas ou percecionarem palavras com o mesmo som.
Além da consciência fonológica, existe ainda a consciência fonémica, a qual se refere à manipulação de sons individuais (fonemas) nas palavras. A língua portuguesa conta com 31 fonemas. Por exemplo, os fonemas da palavra “gato” são /g/ /a/ /t/ /u/.
As crianças que apresentam dificuldades tanto ao nível da consciência fonológica, como da fonémica, costumam também revelar problemas na leitura, sobretudo em comparação com os seus colegas.
Daí, ser importante saber como estimular e desenvolver a consciência fonológica, realizando algumas atividades práticas que mais à frente descreveremos.
O que é a Consciência Fonológica?
A consciência fonológica refere-se à competência que cada um tem para reconhecer os sons da sua língua materna. Isto é, a capacidade individual de percecionar a linguagem através das palavras, sílabas e fonemas.
Até aos 3 anos, é suposto que a criança já revele consciência fonológica, ou seja, pressupõe-se que até essa idade a criança já tenha capacidade de distinguir sons, nomeadamente da fala.
Por essa altura, as crianças já devem conseguir rimar, dizer palavras e identificar sílabas. Assim, nesta faixa etária, a consciência fonológica existe quando a criança mostra ter noção de que a linguagem falada pode ser dividida em unidades, cumprindo a seguinte lógica: frase - palavras - sílabas - fonemas.
A consciência fonológica é, por isso, adquirida mesmo antes da criança conhecer a fundo o alfabeto. O primeiro passo para a aquisição da consciência fonológica é a associação entre os sons das letras e os sons da fala.
No entanto, os papás e mamãs devem ter noção de que a consciência fonológica está intimamente ligada às experiências linguísticas, ao desenvolvimento cognitivo da criança e à exposição ao sistema alfabético.
Por isso, há que perceber a importância de estimular esta consciência fonológica na criança.
Importância da Consciência Fonológica na Educação Infantil
É muito importante exercitar a consciência fonológica nos mais novos e, para isso, há que explorar o alfabeto. Se mostrarem aos vossos filhos a relação entre a linguagem oral e os sons, torna-se mais fácil para eles:
- entender que uma frase é composta por palavras;
- compreender que as palavras se dividem em sílabas;
- perceber o que é o fonema e identificar a sua presença nas palavras;
- juntar sílabas;
- ler;
- inventar palavras.
Por outro lado, sempre que a consciência fonológica não é estimulada ou não está exercitada nas crianças, elas podem apresentar tanto dificuldades na leitura, como também na fala, o que pode refletir-se no seu aproveitamento escolar.
Assim, em casa, como no ensino pré-escolar e na escola, é fundamental que a estimule nas crianças, de modo a prevenir problemas quer na leitura, quer na fala.
Como trabalhar a Consciência Fonológica na Educação Infantil?
Passando da teoria à prática, existem diferentes maneiras de estimular a consciência fonológicas nas crianças, seja por parte dos pais, seja por parte de educadores e professores.
Explicamos a seguir algumas das formas possíveis de exercitar a consciência fonológica do seu filho.
Sons
Para ter uma boa consciência fonológica, é essencial saber identificar os sons das palavras. Para ajudar o seu filho nesta tarefa, pode recorrer à música, por exemplo.
As canções e as cantigas tradicionais infantis auxiliam muito nesta matéria. Músicas como “O sapo não lava o pé” ajudam a trabalhar a consciência fonológica da criança, pois são canções curtas, com rimas e compostas por palavras básicas.
Logo, torna-se mais fácil para a criança percecionar as diferenças e as semelhanças entre os diferentes sons e, assim, trabalhar a sua consciência fonológica.
Rimas
As rimas também contribuem para uma boa consciência fonológica, pois exercitam simultaneamente a perceção dos sons e das sílabas.
Para isso, também se pode socorrer de músicas, bem como de diminutivos ou palavras com a mesma terminação como, por exemplo: João, patrão, canção, tubarão, avião, etc.
Aliteração
A repetição frequente dos mesmos sons, letras ou sílabas na mesma frase também é um meio de exercitar a consciência fonológica nos mais novos.
Para trabalhar este recurso com o seu filho, reúna palavras com o mesmo som inicial como, por exemplo: sopa, sábado, cisne, sirene ou sereia.
À medida que diz as palavras, a criança deve sinalizar sempre que ouve um som semelhante. Este tipo de exercício pode ser utilizado para fazer a contagem silábica das palavras e para identificar a presença de sílabas iguais e com a mesma sonoridade, como acontece em sala e mala ou em luva e luta.
Estas são ótimas estratégias para trabalhar a consciência fonológica.
Frases
As crianças mais crescidas podem exercitar a sua consciência fonológica através da construção de frases. Para isso, basta dar como mote uma palavra e, a partir daí, deixar que os mais novos inventem uma frase com o termo referido.
Com este exercício de consciência fonológica, pretende-se que a criança entenda que, com a mesma palavra, conjugada com termos distintos, é possível criar frases diferentes, com mensagens e ideias que diferem umas das outras.
Palavras
Após trabalhar a frase com a criança, importa exercitar a sua consciência fonológica com palavras. Para isso, deve utilizar uma frase pequena e desafiar o seu filho a dividi-la em palavras, batendo palmas sempre que termine uma palavra.
Este exercício ajuda a trabalhar a consciência fonológica e a combater problemas de hipersegmentação ou de hipossegmentação, isto é, de dificuldades de divisão da frase, seja por agrupar mais do que uma palavra, seja por dividir uma palavra, como se se tratasse de duas ou mais.
Sílaba
Há vários exercícios que pode fazer com o seu filho para estimular a sua consciência fonológica no que concerne à divisão silábica. Para isso, pode recorrer ao método mais comum de bater uma palma por cada sílaba que componha a palavra.
No entanto, também já existem vários jogos que consistem na junção de sílabas para formar palavras.
Estes jogos têm ainda a mais-valia de permitir mostrar à criança que as mesmas sílabas, quando trocadas de posição ou conjugadas com outras, podem formas novas palavras.
Fonemas e Grafemas
Esta pode ser considerada uma etapa mais avançada da consciência fonológica, pois exige o reconhecimento do som e da sua respetiva representação gráfica/letra.
Neste caso, é necessário associar fonemas, ou seja, mostrar à criança palavras que se iniciem com uma letra com som idêntico, como acontece com mala, mamute e medo, e apresentar a sua diferença em relação a palavras que se iniciem com outros fonemas, como no caso de palavras como pai, cão ou sopa.
Outra maneira de exercitar a consciência fonológica dos fonemas e grafemas é através da associação dos sons feitos por alguns animais à letra pela qual eles são representados.
Por exemplo, o som feito pela abelha (zumbido) é representado pela letra “z”.
Atividades práticas para a Consciência Fonológica
Além daquilo que pode fazer em casa com o seu filho e daquilo que pode ser trabalhado na escola para desenvolver a sua consciência fonológica, o estímulo da consciência fonológica das crianças também pode beneficiar da intervenção de um terapeuta da fala, quando necessário.
Paralelamente aos exercícios já referidos anteriormente, há muitas outras atividades práticas que trabalham a consciência fonológica e que podem ser feitas com as crianças:
- dizer uma frase e pedir à criança que substitua uma palavra;
- mencionar duas palavras e perguntar à criança se são ou não semelhantes, ao nível da sonoridade;
- apresentar o som de instrumentos musicais e pedir à criança que tente identificar a que instrumento correspondem:
- ler uma história e pedir à criança que a reconte;
- entre outras atividades possíveis em que se explore a consciência fonológica.
Consciência Fonológica e Alfabetização
Esperamos que, ao longo deste artigo, a relação próxima entre a consciência fonológica e a leitura tenha ficado mais explícita. A explicação para tal está na relação também próxima que existe entre a consciência fonológica e a alfabetização.
Por esse motivo, é expectável que, desde os primeiros anos de vida e durante a idade pré-escolar, a criança exercite a sua consciência fonológica através de quadras, trava-línguas, rimas, repetição de sílabas, entre outros.
Estes jogos de consciência fonológica associam os sons às respetivas palavras escritas, por meio de uma brincadeira e de um exercício lúdico que dá frutos no futuro, por exemplo, quando a criança iniciar o 1.º ciclo de escolaridade.
Desde os anos 80 que os estudos revelam que existe uma relação de interação entre a consciência fonológica e a escrita alfabética. Ou seja, o desenvolvimento de competências fonológicas contribui para uma melhor apreensão dos segmentos sonoros das palavras, o que facilita o processo de alfabetização da criança.
Assim, mesmo quando ainda não sabem ler e ainda são pequenas, é importante mostrar às crianças as palavras escritas, lendo-as em voz alta, de modo a que a criança vá relacionando as letras do alfabeto aos seus respetivos sons.
Tal pode ser feito de forma bastante descontraída, em casa ou na escola, com pais ou educadores. O mais importante é reconhecer a relevância da consciência fonológica e de como ela pode fazer a diferença no processo de aprendizagem de leitura e escrita da criança.
Já conhecia a consciência fonológica? Já a praticava em casa? Partilhe com a comunidade Bolas de Sabão!
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