A educação física pré-escolar em Portugal é uma disciplina que visa o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade.

Esta disciplina faz parte do currículo nacional e é obrigatória tanto em escolas públicas como privadas. Nos currículos escolares, esta disciplina insere-se na Área da Expressão e Comunicação, estando interligada com outras áreas de formação.

A educação física pré-escolar está relacionada com a área de Formação Pessoal e Social, visto que consiste numa disciplina que promove e sensibiliza para um estilo de vida ativo e práticas saudáveis, como a alimentação, o exercício físico e até o contato com a Natureza.

As aulas de educação física pré-escolar são geralmente ensinadas por professores ou educadores especializados na área que promovem a atividade física para crianças, através de jogos e desafios, em diversos espaços físicos, geralmente dentro da escola.

 

Importância da educação física pré-escolar

A educação física pré-escolar é uma disciplina tão importante quanto qualquer outra inserida no currículo académico. As crianças entre os 3 e os 6 anos estão numa idade fundamental para desenvolverem as suas capacidades motoras. 

Desde que nascem, as crianças estão em constante desenvolvimento motor, adquirindo habilidades fundamentais para a sua saúde e bem-estar. Através da educação física pré-escolar, as crianças aprimoram o seu equilíbrio, agilidade, e capacidade física nos seus múltiplos aspetos e a coordenação.

A prática de atividade física para crianças promove assim o crescimento saudável dos músculos e tecidos moles. Fomentar a atividade física permite ainda que as crianças criem hábitos de exercício, queimem energia e cresçam ativos.

Numa altura em que, não só os adultos, mas também as crianças passam muito tempo sentados – tanto na escola, como em casa – é importante também que se mexam e exercitem os músculos de forma a evitar problemas futuros.

A importância da educação física pré-escolar prende-se com o ensino e a promoção de um estilo de vida ativo que é incutido não apenas nas crianças, mas também nos pais e encarregados de educação. 

 

Benefícios da educação física pré-escolar

A educação física pré-escolar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças pequenas, oferecendo diversos benefícios para as crianças e a sua família. 

O ensino da expressão motora através da educação física pré-escolar ajuda as crianças a adquirir habilidades motoras distintas, a criar hábitos de vida saudáveis, e ainda a desenvolver capacidades sociais e emocionais, podendo até melhorar o desempenho cognitivo.

Leia abaixo os vários benefícios trazidos pela educação física pré-escolar!

 

Benefícios Psicomotores da educação física pré-escolar

A educação física pré-escolar traz múltiplas vantagens a nível psicomotor às crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. 

A atividade desportiva tem benefícios motores mais óbvios, mas também traz várias vantagens a nível psicológico. A saúde mental e a prática de exercício físic0 estão diretamente relacionadas. 

O desporto permite o alívio do stress e o aumento da autoestima. O cansaço físico que advém do exercício ajuda no sono, permitindo um descanso mental e motor pleno.

A expressão motora promove ainda o desenvolvimento das capacidades motoras da criança, como a coordenação, a força ou a flexibilidade que, por sua vez, promovem o conhecimento e o crescimento do próprio corpo.

A educação física pré-escolar ajuda a melhorar o processamento sensorial dos mais pequenos, assim como a perceção espacial, que é um elemento fundamental no crescimento da criança.

 

Benefícios Cognitivos da educação física pré-escolar

As atividades ensinadas com a educação física pré-escolar estimulam também o desenvolvimento cognitivo da criança, ao melhorar a atenção, concentração e raciocínio.

O processamento sensorial e a perceção espacial da criança são também estimulados com a educação física pré-escolar, dado que a criança começa a descobrir o seu corpo, as suas capacidades e os seus limites. 

A educação física pré-escolar melhora a atenção e concentração, e estimula o raciocínio na criança. As instruções dadas para a realização da atividade permitem o pensamento crítico e criativo da criança.

Educação Física Pré-escolar

Benefícios Socioafetivos e outros da educação física pré-escolar

A educação física pré-escolar é multifacetada, oferecendo também benefícios socioafetivos.

A promoção de uma autoestima saudável é essencial para a criança e a educação física infantil fomenta o sentimento do “eu consigo”. Isto permite que as crianças se sintam mais confiantes nas suas capacidades e se relacionem com os outros de uma forma mais positiva.

As aulas de educação física pré-escolar oferecem oportunidades às crianças para interagirem e trabalharem em conjunto, o que promove a comunicação, cooperação e até empatia. 

O stress, ansiedade e sentimentos mais negativos podem ser reduzidos com a prática de atividades motoras, promovendo o bem-estar emocional da criança e a sua socialização com outras crianças e com adultos.

Para além de tudo isto, o incentivo à prática de exercício físico incutido com a educação física pré-escolar promove hábitos saudáveis para a vida, como o desporto e uma alimentação equilibrada.

Existem ainda outros benefícios, como a prevenção ou tratamento da obesidade infantil, contribuindo para reduzi-la em Portugal, que é o país da Europa com a maior prevalência da obesidade infantil.

 

Cuidados na prática da educação física pré-escolar

Na prática de educação física pré-escolar devem ser observados alguns cuidados que garantam a segurança e o bem-estar das crianças. 

É necessário garantir que os espaços onde a educação física pré-escolar é praticada estão livres de obstáculos ou objetos perigosos. Os espaços devem ser também bem ventilados e iluminados para evitar acidentes. 

Quando utilizados equipamentos, é preciso assegurar que os equipamentos são adequados para as crianças. Toda a atividade física deve ser supervisionada por um profissional adulto para prevenir lesões e intervir caso ocorra algum acidente. 

A educação física pré-escolar desempenha um papel importante no crescimento saudável das crianças, sendo que a seleção das atividades deve ser apropriada e adequada à idade e habilidade dos pequenitos. 

Como em qualquer atividade desportiva, as crianças devem ser incentivadas a beber água e fazer pausas quando estão cansados. O encorajamento à participação nas atividades é importante, mas não deve ser forçado.

O objetivo da educação física pré-escolar é promover o bem-estar da criança e, por isso, as atividades devem ser divertidas e desafiadoras, mas não devem ser exaustivas, dolorosas ou causar desconforto físico ou psicológico.

 

Exercícios de educação física pré-escolar

Existem vários tipos de exercícios que são adequados à educação física pré-escolar, que visam desenvolver habilidades físicas, psicomotoras, cognitivas e até socioafetivas. 

Ao contrário do que se possa pensar, a educação física pré-escolar não se traduz apenas em desporto, como corridas ou jogos como futebol. A promoção do exercício pode ser feita em pequenas doses e em espaços fechados, como a sala de aula.

As caminhadas lúdicas e caças ao tesouro são um exemplo de atividades simples que podem ser realizadas num espaço fechado ou aberto e que ajudam a desenvolver a coordenação motora.

Algo que os mais pequenos adoram fazer é saltar! Dar uns saltinhos a pés juntos, ao pé-coxinho ou até em pequenos trampolins, sempre com a supervisão de um adulto, é uma excelente forma de promover o equilíbrio e a força muscular. 

Os alongamentos e extensão dos músculos é uma atividade que, embora mais parada, promove a elasticidade dos tecidos moles e previne dores musculares. 

A educação física pré-escolar deve incluir também dança e movimentos rítmicos, que ajudam a desenvolver o ritmo e a criatividade das crianças. 

Os jogos que envolvem objetos, como bolas, são úteis também para praticar pegar e arremessar objetos. Ao jogar com outras crianças, desenvolve-se também a comunicação e socialização. 

A educação física pré-escolar é, por todas as razões acima mencionadas, uma disciplina central no crescimento das crianças. Promover atividades motoras lúdicas em casa é também uma excelente forma de estimular os seus filhos, complementar à Escola, e no fim do dia todos terão uma noite mais descansada.

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter