
Sabe como escolher a creche onde os seus filhos vão crescer? Provavelmente, o ideal até seria deixá-los com familiares. Sabemos que muitos pais tomam a decisão de os deixar com os avós, por exemplo. Mas também sabemos que essa opção nem sempre existe ou, por vezes, nem é a mais adequada.
Além disso, estudos revelam que as crianças com menos de três anos que crescem num jardim infantil, em vez de cuidados ao domicílio, beneficiam do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, melhorando a interação social.1
Saber como escolher a creche ideal é uma das decisões mais importantes a tomar. Afinal, este é um dos locais onde as crianças vão passar mais tempo e, por isso, é normal que se considerem os mais diversos fatores.
Em seguida, confira os seis fatores que consideramos essenciais na hora de avaliar como escolher uma creche.
Como escolher a creche pela localização
A localização é um dos pontos que mais pesa na escolha dos pais na forma como escolher a creche.
É claro que a escolha da localização deve ser deixada ao critério de cada família e há quem opte por escolher uma localização mais perto de casa, enquanto outras famílias preferem uma localização mais perto do trabalho, por exemplo.
Saber como escolher a creche pela localização implica saber como funcionam as rotinas diárias de cada mãe e de cada pai. Mas existem outras características que também devem ser tidas em conta.
Ao avaliar a localização, verifique se:2
- A localização é afastada de zonas poluídas e ruidosas;
- A zona é dotada de infra-estruturas de saneamento básico;
- O local dispõe de serviços de saúde por perto;
- As condições de acesso e segurança são adequadas;
- Se o pessoal da creche é suficiente em qualidade e quantidade.

Como escolher a creche pelo horário de funcionamento
A criança não deve permanecer no estabelecimento de ensino mais horas do que aquelas que são estritamente necessárias.2
Por isso, para saber como escolher a creche pelo horário de funcionamento, deve saber a que horas abrem e fecham os estabelecimentos que está a equacionar.
Contudo, o normal horário de funcionamento das creches tende a ser direcionado às carências e aos condicionamentos locais, mas também aos horários laborais dos encarregados de educação, de uma maneira geral.
Como escolher a creche pelo seu espaço
Para saber como escolher a creche pelo seu espaço, faça uma visita de reconhecimento e tenha atenção ao espaço que pode vir a acolher os seus filhos.
É um espaço bom, em termos de áreas? Como é a decoração? Há segurança ou existem demasiadas escadas e/ou varandas? Todos estes pormenores devem ser levados em conta.3
Como escolher a creche pelo seu espaço? Este deve ser amplo, arejado e com bastante luz natural.
A decoração deve estar de acordo com a idade das crianças, deve ser um tanto colorida e pontuada com objetos de várias formas e feitios. Além disso, as áreas devem estar bem definidas: a área de brincar; a de comer e a de descansar.3
Em caso de dúvida, pense sempre no seguinte:
O espaço é determinante para o desenvolvimento da criança, que lá passará, em média, oito horas por dia.3
Como escolher a creche pelas atividades
Qualquer cresce ou infantário tem os seus horários estipulados. Por isso, convém conhecê-los a fundo. Para saber como escolher a creche pelas atividades, procure entender como é que o educador gere as várias personalidades e os talentos de cada criança, mas, principalmente, da sua criança.
Este é um processo importante para a aquisição de regras e de modo a que a criança aprenda a ter uma rotina – um horário: existem horas para brincar, horas para comer, horas para ler, horas para a maior liberdade criativa e horas para dormir, etc. Esta regularidade traz calma e segurança.3
A creche potencia a socialização e o estímulo, sendo um local seguro onde a criança aprende a brincar e a conviver com outras crianças, para além ser uma mais-valia na adaptação a rotinas saudáveis.4
Como escolher a creche pela alimentação
A alimentação é mais do que a comida, propriamente dita. As refeições são mais do que um recurso exaustivo às frutas e aos legumes. É fundamental entender o tipo de alimentação praticada na creche.
Para saber como escolher a creche pela alimentação, procure saber se a mesma é variada, nutritiva e se segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou as do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas lembre-se também que o próprio ato de alimentação é importante.
Informe-se também acerca de como é dada a comida: pergunte se existe algum tipo de acompanhamento ou supervisão e, ao mesmo tempo, se as crianças são incentivadas a serem autónomas, a terem boas maneiras à mesa ou até a usar os talheres. Por vezes, podem até ir adquirindo os conhecimentos mais básicos acerca dos alimentos.
Todas estas pequenas coisas fazem a diferença.
(…) Tudo isto pode e deve ser ensinado e é tão importante como o que é servido no prato.3
Como escolher a creche pela mensalidade
Para a mensalidade da escolinha, existem várias opções. Naturalmente, o valor da mensalidade depende (muito) das características de cada espaço e da capacidade financeira dos encarregados de educação.
De uma forma geral, as creches podem ser públicas e, neste caso, gratuitas através das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), ficando dependentes dos rendimentos dos pais. Quando não são públicas, as creches são, claro, privadas e, nestes casos, o valor da mensalidade é estipulado pela própria escola.
Como escolher a creche pela mensalidade? Procure saber o que está incluído, desde as fraldas até às potenciais visitas de estudo, bem como todos os pontos que vimos até aqui.
Referências:
1. Pinto, L. (2015) Creche: Quanto mais cedo melhor? | Educação | PÚBLICO, Público. Disponível em: https://www.publico.pt/2015/02/09/sociedade/noticia/creche-quanto-mais-cedo-melhor-1685464 (Acedido: 8 de Maio de 2020).
2. Pinto Da Rocha, M. B. et al. (1996) Creche, Direcção-Geral da Acção Social.
3. Cordeiro, M. (sem data) Como escolher um jardim de infância: 9 fatores a ter em conta, Porto editora. Disponível em: https://www.portoeditora.pt/paisealunos/pais-and-alunos/noticia/ver?id=28483&langid=1 (Acedido: 8 de Maio de 2020).
4. Ballestero, C. da E. (2018) Avós ou creche. O que é mais benéfico para as crianças?, MAGG. Disponível em: https://magg.sapo.pt/filhos/educacao/artigos/avos-ou-creche-o-que-e-mais-benefico-para-as-criancas (Acedido: 8 de Maio de 2020).
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.