Até aqui, a educação do seu filho esteve limitada ao contexto familiar graças à provável e sempre inestimável ajuda dos avós. Mas agora que ele está prestes a completar 3 anos, aceite um presente de aniversário antecipado: este artigo com todas as informações a respeito da educação pré-escolar, que a vai ajudar a tomar a decisão de inscrever (ou não) os mais pequenos na primeira etapa da educação básica.
O que é educação pré-escolar?
A educação pré-escolar é a primeira etapa do processo de educação ao longo da vida, que complementa e colabora com a ação educativa da família, com vista a favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado de uma criança.
De acordo com a legislação da educação pré-escolar, o acesso a esta primeira etapa da educação é um direito fundamental de todas as crianças, na medida em que visa a promoção de uma maior igualdade de oportunidades relativamente às condições de vida e aprendizagens futuras.
Isso acontece através uma série de atividades educativas que fomentam o desenvolvimento intelectual e a aprendizagem da criança com recurso a linguagens múltiplas adequadas aos interesses e necessidades dos mais pequenos, bem como das respetivas famílias.
A quem se destina a educação pré-escolar em Portugal?
A educação pré-escolar destina-se a crianças a partir dos 3 anos e prolonga-se até à entrada na escolaridade obrigatória ou no ensino básico.
A frequência na educação pré-escolar é obrigatória?
Não. A frequência do pré-escolar é facultativa até aos 5 anos de idade. Até lá, cabe à família tomar a decisão de inscrever (ou não) a criança no pré-escolar.
A frequência na educação pré-escolar é gratuita?
Na rede pública de escolas, a frequência da componente letiva do pré-escolar é gratuita e financiada pelo Ministério da Educação, bem como na rede privada sem fins lucrativos.
Importância da educação pré-escolar
Será que a educação recebida em casa não é suficiente? Bom, a decisão é sua, mas antes de a tomar importa conhecer a importância da educação pré-escolar.
Além de disponibilizar as ferramentas necessárias para um desenvolvimento social equilibrado e para uma inserção positiva no ensino básico, o pré-escolar a longo prazo tem efeitos positivos na prevenção do abandono escolar, exclusão social, delitos na juventude ou idade adulta e abuso de drogas.
É claro que se o seu filho ainda nem tem três anos, estes problemas parecem estar a milhas de distância, mas veja por esta perspetiva: uma boa experiência no pré-escolar promove a capacidade de aprender a aprender, e a socializar.
Trata-se de um conceito inovador e relativamente jovem, bem mais amplo que o conceito que guiava o pré-escolar nos anos 80, quando a inserção positiva no primeiro ciclo era quanto bastava.
Hoje, os indicadores básicos de sucesso escolar - como ler, escrever e contar - são apenas uma ponta do iceberg de oportunidades do pré-escolar, que inclui a capacidade da criança se inserir num grupo heterogéneo e ganhar competências sociais de cooperação, desenvolver relações interpessoais e respeitar as diferenças individuais.
É certo que pode alegar em defesa da educação familiar que em casa dos avós – onde provavelmente costuma deixar os seus filhos – há um convívio estreito com os primos, por exemplo.
Mas não obstante o sucesso de alguma tarefa em grupo, onde fica o desenvolvimento do autocontrolo e da autoconfiança? A capacidade de resiliência? O reforço do otimismo face à adversidade, o despertar da curiosidade e do sentido crítico? Onde está a capacidade de ver e sentir o outro, para além das pessoas próximas?
A educação pré-escolar é importante também em casos mais particulares, na descoberta de crianças com algum tipo de inadaptações, deficiências e precocidades que devem ser devidamente encaminhadas e acompanhadas.
Objetivos da educação pré-escolar
Agora que tem uma ideia clara a respeito da importância da educação pré-escolar, continue a ler para conhecer também os seus objetivos de acordo com a legislação da educação pré-escolar, nomeadamente a Lei Quadro da Educação Pré-Escolar em Portugal:
- A educação pré-escolar ajuda a promover o desenvolvimento pessoal e social, com base em experiências de vida democráticas que eduquem para a cidadania;
- Fomenta a inserção em grupos sociais diversos, com respeito pela pluralidade de culturas e consciência progressiva a respeito do papel da criança na sociedade;
- Contribui para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimula o desenvolvimento global, respeitando as características individuais e incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens diversificadas;
- Desenvolve a comunicação através de linguagens múltiplas: relação, informação, sensibilização estética e compreensão do mundo;
- Desperta a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporciona condições de bem-estar e de segurança;
- Despista inadaptações, deficiências e precocidades, orientando e encaminhando devidamente a criança;
- Incentiva a participação das famílias no processo educativo e estabelece relações de colaboração com a comunidade.
Atividades para a educação pré-escolar
O céu é o limite no que toca às atividades para a educação pré-escolar, mas resumidamente e tendo em conta as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), estas atividades para a educação pré-escolar inserem-se em 3 grandes áreas:
1. Área de Formação Pessoal e Social
2. Área de Expressão e Comunicação:
- Domínio da Educação Física;
- Domínio da Educação Artística;
- Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita;
- Domínio da Matemática;
3. Área do Conhecimento do Mundo
Currículo da educação pré-escolar
Trocado por miúdos, literalmente, o currículo da educação pré-escolar em Portugal dinamiza uma série de atividades que promovem a aprendizagem de forma divertida (sempre que possível) e dentro de uma rotina que inclui momentos para aprender e momentos para brincar, como:
A arte na educação pré-escolar às figuras com plasticina e desenhos para colorir.
Das histórias para ouvir às músicas para cantar, aos jogos para imitar os animais, descobrir números e formas geométricas, conhecer as letras do alfabeto e as estações do ano. Do exercício físico às brincadeiras ao ar livre, entre outras atividades da educação pré-escolar...
Todas as possíveis atividades provam de forma irrefutável que… é mesmo bom “ser pequenino, ter pai, ter mãe, ter avós. Ter esperança no destino e ter quem goste de nós” (João Linhares Barbosa).
Inscreveu os seus filhos na educação pré-escolar? Partilhe as suas opiniões com a comunidade Bolas de Sabão!