Ensino à Distância 17.03.2022

Atualmente o ensino à distância é cada vez mais uma alternativa viável para pais e alunos que assim o desejem. De forma a regulamentar a organização e a operacionalização do currículo, o regime de frequência é balizado pelo decreto-lei n.º 55/201.

O decreto-lei é o conjunto de regras e leis aprovadas pelo governo, realizadas de modo a garantir que todos os alunos adquirem o mesmo nível de conhecimentos, competências e atitudes cívicas previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.1

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória é a matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas, no âmbito da escolaridade obrigatória, nomeadamente ao nível curricular, no planeamento educativo, e na realização e avaliação interna e externa do ensino.2

 

O que é o ensino à distância?

A educação à distância é uma alternativa de qualidade para os alunos que estejam impossibilitados de frequentar o ensino normal ou para os pais que assim o desejem.

Este método de ensino faz com que o aluno não tenha de frequentar a escola presencialmente para ter acesso à matéria ou aos materiais escolares.

Para ensinar à distância sem ocorrerem dificuldades maiores, é necessário o auxílio de meios tecnológicos, pois é através destes que o aluno tem acesso à matéria e pode também interagir com os professores. É possível desta forma, desenvolver-se diferentes níveis de organização e gestão escolar, atendendo as necessidades e capacidades específicas de cada educando.1

 

Como funciona o ensino à distância? 

Para o correto funcionamento do ensino à distância é necessária uma sólida base tecnológica, pois o ensino à distância é maioritariamente realizado com o apoio da televisão, telefone ou computador, através de plataformas específicas-vídeos educativos, jogos e exercícios para aprendizagem, conteúdos interactivos para os professores usarem ou plataformas digitais que são autênticas escolas no mundo virtual.3

Neste seguimento, é indispensável aliar a tecnologia à educação, muito mais tendo em consideração o panorama actual, em que muitas escolas encerraram devido à pandemia do Covid-19, sendo necessário e obrigatório optar por sistemas educativos alternativos e funcionais.3

O ensino à distância veio proporcionar uma continuidade de aprendizagem.3

Ensino à distância: vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • A flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo ensino à distância online, permite que cada aluno desenvolva o seu percurso educativo e formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a vida pessoal, familiar e escolar;1
  • Democratização do acesso à educação através de meios tecnológicos e plataformas online;4
  • Redução de custos (deslocação, materiais escolares);4
  • Aumentar a autonomia e independência do aluno, que terá de ter a necessidade constante de procurar estudar e aprender a matéria.4

Desvantagens:

  • Redução de contacto direto/físico com colegas e professores;4
  • Ensino industrializado;5
  • Impossibilidade de realizar aulas práticas.
  • Necessidade de meios tecnológicos e de recursos financeiros para os manter.
  • Alunos “on line” que não estão de facto.
  • Falta de controlo ou seguimento mais personalizado do aluno.
  • Descuido dos professores.
  • Desinteresse dos professores.

 

Ensino à distância ou presencial?

Ensino à distância ou presencial, porque não os dois? Blended Learning ou B-learning é o regime de educação que conjuga os dois meios de ensino, o presencial e à distância, através de meios online.1

Caso o que pretenda seja optar por apenas um destes meios de ensino, separadamente, então também é possível. O E-learning, Eletronic learning, é o regime de ensino e formação, que ocorre totalmente online, com a ajuda de meios tecnológicos.

Apesar da separação física, alunos e professores estão, aparentemente, em constante contacto.

Há preocupação por parte do educador em lecionar as diferentes disciplinas e desenvolver as capacidades do aluno, adoptando estratégias que permitam agilizar o processo de ensino e avaliação.1

 

Ensino à distância e pandemia 

Em Portugal, a pandemia do Covid-19 começou a ganhar expressão em Março 2020, fazendo com que as escolas tivessem que fechar e encontrar alternativas viáveis à continuação dos estudos e das aprendizagens.

Devido a esta nova conjuntura, os docentes e alunos adaptaram- se ao novo método de ensino, o ensino à distância.6

O ensino à distância, caracterizado pelo afastamento físico e pela sua grande base tecnológica, começou a operar pouco tempo depois, fosse através da televisão (telescola) ou do computador, com a ajuda de plataformas como skype, Zoom ou Microsoft Teams.6

Apesar de a mudança ter sido abrupta, o investigador Manuel Fontaine Campos, num artigo de opinião publicado no jornal Público, faz observações à forma como este método de ensino está a operar.6

Segundo Manuel Campos, o ensino online funciona, e caso seja necessário recorrer a ele novamente, é sempre possível fazê-lo muitas vezes com qualidade e sem baixar o nível de exigência.

No entanto, para Campos, não substitui totalmente o ensino presencial. A interação física entre professores e alunos e entre pares, também é de extrema importância e promove igualmente o desenvolvimento cognitivo. Já para não falar das aulas práticas, em laboratórios, com máquinas especializadas ou onde é necessário o contacto humano.6

Em conclusão, o ensino do futuro não deve nem pode ser 100% online, mas pode sem dúvida ser combinado, numa parceria onde se retiraria o melhor de cada método.6

 


 

Referências:

1. Portaria 359/2019, 2019-10-08 - DRE (2019) Diário da República Electrónico. Disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/125085420/details/maximized (Acedido: 4 de Agosto de 2020).
2. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) Diário da República.
3. Cristo, A. (2020) O ensino à distância funciona?, Observador. Disponível em: https://observador.pt/especiais/o-ensino-a-distancia-funciona/ (Acedido: 11 de Agosto de 2020).
4. Silva, I. (2020) E-learning: conheça as vantagens e desvantagens do ensino à distância, e-konomista. Disponível em: https://www.e-konomista.pt/e-learning/ (Acedido: 12 de Agosto de 2020).
5. Rurato, P. e Gouveia, L. (2004) Contribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua prática.
6. Manuel Fontaine Campos (2020) Ensino do Direito em tempos de pandemia, Público. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/08/04/sociedade/opiniao/ensino-direito-tempos-pandemia-licoes-1927021 (Acedido: 11 de Agosto de 2020).

autor: Bolas de Sabão

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