Primeiro Dia de Aulas 28.02.2022

O primeiro dia de aulas é um dia de muitos nervos para as crianças e para os pais, que não acreditam que os seus filhos estão crescidos e vão começar a escola.

Este marco importante na vida das crianças e da família deve ser encarado com naturalidade.

Afinal, o seu pequeno “bebé” está a crescer, e já não é assim tão pequeno. 

Explique ao seu filho o que significa a escola, a aprendizagem, diga-lhe que vai fazer novos amigos e vai passear, mesmo que ele não compreenda totalmente. Isto ajuda-o inicialmente, a si e a ele. Ah e tire muitas fotografias, as recordações vão valer a pena.

 

O que vestir no Primeiro Dia de Aulas?

A roupa do primeiro dia de aulas pode não parecer importante, mas é. Para acalmar o seu filho e fazer com que ele se sinta confiante ao ir para a escola, escolha uma roupa que sabe que ele gosta ou então integre-o no processo e pergunte o que é que ele gostaria de vestir.

Uma indumentária de que ele goste vai fazer com que se sinta mais confiante e naturalmente mais disponível para fazer amigos quando estiver na escola.

Lembre-se que o seu filho deve estar confortável, ele vai correr muito, pular e fazer todo o tipo de brincadeiras. Opte por ténis e roupa cómoda. 

 

Primeiro dia de aulas Educação Infantil

A escola é o pilar do processo de aprendizagem, é lá que ocorre o que se considera a primeira verdadeira experiência social e cultural das crianças. É através da escola que os valores previamente incutidos pelos pais, em ambiente familiar, vão ser reforçados.

Estes têm um papel fundamental no processo de integração e adaptação das crianças ao novo ambiente.

O primeiro dia de aulas é o dia do grande desafio. Para muitas crianças é a primeira vez que estão longe dos pais e as reações perante a nova fase são distintas, podendo variar entre entusiasmo e alegria, ou medo e a ansiedade. Os mimos dos pais são mais procurados nesta altura, que é considerada também para muitos pais, de separação.

Para as crianças mais ansiosas, é comum que com a aproximação do primeiro dia de aulas os seus comportamentos habituais se alterem, ficando mais sensíveis, agitados ou agressivos.

Tranquilize o seu filho explicando-lhe de forma simples, que na escola vão estar meninos como ele, que nunca lá estiveram e que na escola, para além de ir aprender muitas coisas novas, também vai fazer muitos amigos.

 

Primeiro Dia de Aulas (3 anos)

Com 3 aninhos o seu filho ainda é muito pequeno e não vai compreender o significado de infantário ou o que é ir para as aulas, mas cabe a si pai ou mãe, tentar esclarecer a criança. Pode dizer-lhe que ela vai para um sítio especial onde vão estar mais meninos, se a criança depois tiver mais dúvidas tente esclarecê-la sem a confundir.

No primeiro dia de aulas, quando chegar à porta do infantário, não estranhe se o seu filho fizer uma birra e disser que não quer ir, é normal, a criança está assustada. 

Não se deixe demover pelas lágrimas, tente manter-se calmo e explicar que é como ir ao parque, vão estar lá muitas crianças e vão brincar a tarde toda, que mais logo vem buscá-lo.

Para acalmar o seu filho, introduza-o à educadora para ele saber a quem recorrer quando se sentir triste ou se precisar de falar com os pais.

Primeiro dia de Aulas

Primeiro dia de aula educação infantil (4 anos)

O primeiro dia de aulas do meu filho. O primeiro dia de aulas do seu filho, a não ser que seja a primeira vez que vai integrar uma turma e vai para o infantário, será um regresso à escolinha, a criança já sabe quais vão ser as rotinas escolares e os amigos que vai encontrar. 

Se houverem grandes alterações, como ir para uma nova turma ou para uma nova escola, o nervosismo pode ser maior.

Para assinalar o primeiro dia de aulas prepare umas surpresas ao seu filho. Primeiro que tudo não pode faltar uma fotografia em frente a uma parede com a altura do seu filho, faça o lanche preferido dele, na noite anterior leia uma história especial que tenha como tema a escola, quando ele chegar a casa peça para ele desenhar como foi o primeiro dia de aulas. 

 

Primeiro dia de aula educação infantil (5 anos)

Como ir para a escola no primeiro dia de aula? 

O tempo passa, mas o nervosismo não deixa o seu filho, apesar de já ter passado por isto várias vezes o primeiro dia de aulas do novo ano escolar vem sempre acompanhado de ansiedade e também de algum entusiasmo por voltar a ver os amigos.

Se o seu filho chora e diz que não quer retomar a rotina escolar, faça-o compreender que esta é a sua responsabilidade, que a escola não é um local mau e que o ano passado pode diferir muito do novo ano.

Este ano o seu filho está mais velho e as matérias dadas vão ser outras, a disciplina que ele não gostava anteriormente pode ser a sua preferida agora. Se por exemplo ele gostar de ginástica, incentive-o dizendo que vai voltar a praticar desporto com os amigos e fazer actividades extracurriculares.

Para facilitar o novo início procure acalmar o seu filho e ajude-o a criar ferramentas para lidar com a ansiedade de o primeiro dia de escola.

Comece por criar uma rotina de sono antecipadamente, para que no dia não seja difícil acordar, peça-lhe para organizar o material escolar na mala, é importante ele ambientar-se aos livros, saber quais as disciplinas que vai ter no primeiro dia de aulas, se tiver na sua família uma criança que tenha estado recentemente no mesmo ano, convide-a a passar tempo e brincar com o seu filho, assim podem partilhar experiências.

 

Dicas para primeiro dia de aulas do meu filho

O primeiro dia de aulas é sempre vivido com muita ansiedade, mas é inevitável, afinal é uma experiencia nova e, na verdade, muito assustadora. As crianças vão iniciar uma nova fase em que vão ter outras responsabilidades, outros amigos para além dos familiares e vão aprender muito.

Para ajudar o seu filho a não ter medo desta nova fase e aceitar rapidamente todo o processo, aqui ficam as nossas dicas para o primeiro dia de aulas

Antecipe o primeiro dia

Fale com o seu filho sobre a escola antes. Comece a prepara-lo com algum tempo, diga-lhe que a escola é onde se aprendem coisas novas e fazem-se muitos amigos. Tire todas as dúvidas do seu filho e faça-o estar confortável com a ideia de ir para a escola;

Comprar o material

Diga ao seu filho para ir comprar o material escolar consigo, peça para ele escolher os cadernos, livros, mala, estojo e canetas. Assim, pode fazer com que ele queira muito ir experimentar o material. Mas só na escola! Se ele chegar a casa e experimentar todo o material vai retirar-lhe o elemento surpresa;

Pequeno-almoço especial

Faça uma refeição especial nesse dia. Prepare o seu filho como se ele fosse para um local muito especial, ter um dia único. Afinal não é mentira, pois não? É o primeiro dia de aulas;

O brinquedo especial

Meta na mala do seu filho um brinquedo especial, aquele brinquedo de segurança que já sabe que o vai deixar feliz quando ele o vir. Os brinquedos podem dar segurança a criança e fazer com que não se sinta sozinha. Pode ser um ursinho, um carrinho, ou qualquer outro objecto;

A despedida

A despedida é um momento muito difícil tanto para a criança como para os pais, mas proceda com naturalidade, como se nada fosse. Dê um beijo ao seu filho e diga que o vai buscar mais logo, que ele pode ir brincar à vontade. Não torne este momento demorado, só vai ser mais difícil para a criança e para si.

 


 

Referências:

1. Biiich, K. e Cohen, I. (sem data) Overcoming Separation Anxiety on the First Day of School, Parents. Disponível em: https://www.parents.com/toddlers-preschoolers/starting-preschool/separation-anxiety/overcoming-separation-anxiety/ (Acedido: 4 de Fevereiro de 2020).
2. Fortman, B. (2018) Making Your First Day of Child Care and Preschool Easier, Day Early Learning. Disponível em: https://dayearlylearning.org/making-your-first-day-of-child-care-and-preschool-easier/ (Acedido: 5 de Fevereiro de 2020).
3. Preschool Prep: How to Prepare Your Toddler for Preschool (2010) Zero to three. Disponível em: https://www.zerotothree.org/resources/78-preschool-prep-how-to-prepare-your-toddler-for-preschool (Acedido: 4 de Fevereiro de 2020).

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter