Viajar com crianças é uma prova de resistência, mas é também uma oportunidade incrível para criar memórias de família incríveis! Entre sorrisos, descobertas e (eventuais) birras, cada viagem pode transformar-se numa aventura única. 

Mas antes de fazer as malas, conheça as dicas infalíveis para viajar com crianças e transformar desafios em momentos inesquecíveis. Da escolha de um destino, que agrade a miúdos e graúdos, à organização da bagagem, perceba como é que cada detalhe pode fazer a diferença!

 

Viajar com crianças? Escolha destinos kids-friendly e itinerários flexíveis

Equilíbrio entre diversão, conforto e praticidade! Esta é a primeira regra para viajar com crianças. Por isso, deve escolher um destino kids-friendly e um itinerário flexível que garanta que todos aproveitem ao máximo. 

Conheça estas e outras dicas para acertar na escolha!

 

Pesquise sobre o destino

Opte por locais com atrações voltadas para crianças, como parques temáticos, jardins zoológicos, aquários ou museus interativos.

Campo ou cidade? 

Campo ou cidade? 

Se as crianças preferem ter espaço para correr e explorar, dê preferência a um destino com praias, trilhos ou parques. Se gostam de aprender, escolha cidades com atividades culturais e educativas.

Carro ou avião

Carro ou avião?

Se viajar com crianças de carro, considere percursos que ofereçam boas opções para paragens, como estradas com áreas de serviço com espaços verdes. Por exemplo, se parar num parque para um piquenique, as crianças vão gastar energia e passar o resto da viagem de forma mais tranquila. 

Se viajar com crianças de avião, opte por voos alinhados com os horários de sono dos pequenos para facilitar o trajeto. E não se esqueça de verificar com antecedência as políticas da companhia aérea sobre bagagem de mão infantil, refeições especiais e reservas de lugares.

Escolha acomodações familiares

Procure hotéis com quartos espaçosos, berço (se for o caso), piscina e pequeno-almoço incluído. Resorts com clubes infantis podem ser uma excelente opção para quem vai viajar com crianças, inclusive porque garantem momentos de descanso para os adultos!

Outra alternativa prática é optar por alugar um apartamento ou uma casa de férias com cozinha, o que facilita o controlo das refeições a quem vai viajar com crianças.

 

Intercale as atividades

Intercale momentos mais intensos, como visitas a parques ou passeios ao ar livre, com períodos de descanso para evitar que as crianças fiquem cansadas e irritadas.

 

Mantenha o itinerário flexível

Lembre-se que pode não conseguir evitar que os pequenos fiquem cansados, e que por isso deve ter um itinerário flexível que permita a mudança de planos: viajar com crianças (também) é estar preparado para ajustes. Por exemplo, se resolver visitar um museu, pesquise parques na zona para as crianças brincarem, caso precisem de fazer uma pausa. 

 

Inclua as crianças no planeamento da viagem

Se pretende viajar com crianças, deve criar entusiasmo, envolvendo-as desde o início e incluindo-as no planeamento: peça-lhes sugestões sobre atividades que gostariam de fazer ou lugares que gostariam de visitar, mostre-lhes fotografias ou vídeos do destino e deixe-as escolher pequenos detalhes, como um restaurante ou uma atração.

Viajar com crianças? Coloque a segurança em primeiro lugar

Viajar com crianças? Coloque a segurança em primeiro lugar

Ao viajar com crianças, a segurança deve ser uma prioridade:

  • Verifique passaportes, autorizações e seguros de viagem.
  • Garanta que as vacinas estão em dia e leve um kit de primeiros socorros com itens essenciais, como pensos, antissépticos e medicamentos básicos
  • No transporte de carro, use cadeirinhas apropriadas e cintos de segurança. No avião, informe-se sobre as políticas de segurança da companhia aérea. 
  • Se viajar com crianças, coloque-lhes pulseiras de identificação e ensine o que fazer se se perderem, e a importância de não se afastarem sem autorização!

 

Viajar com crianças? Prepare a bagagem com antecedência 

A data da viagem aproxima-se? Nesse caso, está na hora de preparar a bagagem para viajar com crianças:

  • Comece por fazer uma lista com todos os artigos a incluir na bagagem: da roupa e calçado adequado aos equipamentos, como carrinhos. 
  • Use sacos de vácuo para economizar espaço nas malas e separe as roupas por dia. 
  • Permita que cada criança leve uma mochila pequena com os seus brinquedos preferidos.
  • Inclua na bagagem de mão uma muda de roupa, para imprevistos, um kit de primeiros socorros, refeições leves e rápidas, água e fraldas, se necessário. 

 

Viajar com crianças? Tenha os documentos sempre à mão

Viajar com crianças exige cuidados especiais com a documentação. Mantenha passaportes, cartões de cidadão e seguros de viagem sempre à mão. Também é importante levar os registos médicos das crianças, especialmente se precisarem de cuidados especiais. Ah, e tenha cópias digitais dos documentos guardadas no seu smartphone ou computador!

 

Viajar com crianças? Mantenha os pequenos entretidos

Outra das regras fundamentais para viajar com crianças, é mantê-las entretidas durante a viagem para afastar o tédio. Por isso, leve dispositivos eletrónicos com filmes ou brinquedos, que não dependam muito de baterias ou de acesso à internet, como livros, cadernos de desenho, canetas e jogos. 

Viajar com crianças de carro

Viajar com crianças de carro? 

Imprima uma folha com desenhos de carros para as crianças marcarem um visto quando os virem pela janela: como “carros azuis”, “carros com animais”, “carros com atrelado”…

Viajar com crianças de avião? 

Crie um caderno de atividades com palavras cruzadas, caça-palavras e desenhos para colorir. Peça também às crianças para observarem a paisagem pela janela e identificarem o “mar”, “terra”, "ilhas", "montanhas"…

Estes tipos de jogos simples, podem manter os pequenos ocupadas durante muito tempo e tornar esta aventura que é viajar com crianças (ainda) mais interativa e divertida.

 

Como lidar com birras?

Ui! Viajar com crianças implica lidar com birras, mas com paciência e preparação conseguirá conservar a calma e não ceder à pressão! Para começar, procure manter um tom de voz tranquilo, mostrando que certos comportamentos não são aceitáveis, mas oferecendo alternativas que envolvam a criança na dinâmica da viagem de maneira positiva: por exemplo, distraia-a com um jogo, um brinquedo ou uma conversa divertida sobre o destino. 

Viajar com crianças? Como tornar cada momento especial

Viajar com crianças é uma oportunidade única para criar memórias inesquecíveis. Com um pouco de criatividade, cada momento pode-se tornar especial para toda a família.

  • Envolva as crianças na descoberta do destino. Por exemplo, organize caças ao tesouro para encontrar pontos turísticos ou ensine palavras na língua local. Assim, viajar com crianças é mais divertida, e mais educativo!
     
  • Ensine as crianças a valorizar os pequenos momentos, incluindo situações inesperadas que muitas vezes geram as melhores gargalhadas. 
     
  • Crie tradições, como álbuns de fotos ou diários de viagem, e inclua as crianças nessas atividades para que valorizem as memórias. 

Porque viajar com crianças é, mais do que visitar lugares, construir histórias que se transformam em memórias valiosas de família!

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter