Mais do que assentos, as cadeirinhas auto são super-heróis das viagens! Porém, com tantos modelos disponíveis pode ser difícil escolher a cadeirinha certa para o seu filho sem transformar a segurança em risco!

Continue a ler para conhecer a legislação e as dicas para encontrar a cadeirinha perfeita, de modo a garantir que a única preocupação é a diversão.

 

Cadeirinhas auto: legislação em Portugal

Em Portugal, para garantir a segurança, o transporte de crianças em automóveis está sujeito a regras específicas relacionadas com cadeirinhas auto, incluídas no artigo 55º do Código da Estrada.

 

Quem precisa de usar cadeirinhas auto?

Todas as crianças com menos de 12 anos de idade e altura inferior a 1,35 m devem ser transportadas utilizando cadeirinhas auto, ou seja, sistema de retenção adequados ao seu tamanho e peso. Isto significa que o seu filho que tem 11 anos e mais de 1,35 m, pode utilizar o cinto de segurança normal. Por outro lado, se tem 12 anos e menos de 1,35 m, ainda necessita de uma cadeirinha ou assento elevatório.

As cadeirinhas auto podem ser colocadas no banco da frente?

Transportar crianças no banco da frente é geralmente desaconselhado, exceto em veículos sem bancos traseiros ou cintos de segurança atrás: nestes casos, pode colocar a criança no banco da frente, desde que esteja com o sistema de retenção adequado. Além disso, crianças até 3 anos e 13 kg podem ser transportadas no banco da frente, desde que em cadeirinhas auto voltadas para trás e com o airbag frontal desativado.

 

Quais são as consequências de não cumprir estas regras?

A primeira e grande consequência é colocar em risco a segurança das crianças. Além disso, o incumprimento destas normas é considerado uma contraordenação grave, sujeita a coimas que podem variar entre 120€ a 600€ por cada criança transportada incorretamente.

 

Tipos de cadeirinhas auto

As cadeirinhas auto estão divididas em grupos com base no peso e idade da criança:

Grupo 0+

Grupo 0+

Cadeirinhas auto (conhecidas por “ovos”) para bebés até 13 kg (aproximadamente até aos 12/18 meses), instaladas de costas para a estrada, proporcionando maior proteção para a cabeça e pescoço do bebé.

Grupo I

Cadeirinhas auto com cintos próprios para crianças dos 9 kg aos 18 kg (cerca de 1 a 4 anos), instaladas de frente para a estrada.

Grupo II/III

Cadeirinhas auto para crianças dos 15 kg aos 36 kg (aproximadamente 4 a 12 anos), instaladas de frente para a estrada ou assentos elevatórios que permitem que o cinto de segurança do carro se ajuste corretamente ao corpo da criança.

Critérios para escolher a melhor cadeirinha auto

Escolher cadeirinhas auto pode parecer uma missão tão complicada quanto montar um móvel sem instruções, mas com algumas dicas essenciais pode transformar-se numa tarefa mais simples:

 

Adequação ao peso e altura

Quanto pesa e quanto mede o seu filho? As respostas para esta pergunta podem ajudar a escolher a melhor cadeirinha para automóvel, já que tal como as roupinhas e os sapatinhos, as cadeirinhas auto têm tamanhos diferentes para se ajustarem perfeitamente à criança. Logo, deve selecionar uma cadeira que corresponda ao peso e altura do seu filho, de acordo com as normas de segurança que classificam as cadeirinhas auto em grupos específicos: Grupo 0+ (bebés até 13 kg), Grupo I (crianças dos 9 kg aos 18 kg e Grupo II/III (crianças dos 15 kg aos 36 kg).

Além disso, a norma i-Size (R129) classifica as cadeirinhas auto com base na altura, promovendo uma escolha ainda mais precisa. Portanto, antes de se aventurar na compra, verifique as medidas do seu filho. Afinal, não vai querer comprar uma cadeirinha auto que fique "larga" ou "apertada" demais, não é verdade?

 

Homologação e certificação de segurança

Comprar cadeirinhas auto sem certificação de segurança é tão assustador quanto comprar paraquedas não homologados. Por isso, certifique-se de que a cadeira possui a etiqueta de homologação europeia (uma etiqueta laranja com a letra E) que indica conformidade com as normas de segurança. Verifique também se o número de homologação começa por "04" (regulamento R44) ou "00" (regulamento i-Size). Esta pequena etiqueta é o seu selo de garantia de que a cadeirinha passou por rigorosos testes de segurança.

 

Compatibilidade com o automóvel

Se já tentou encaixar uma peça errada num puzzle, vai perceber que antes de comprar a cadeirinha auto, deve confirmar se o seu carro possui o sistema de fixação ISOFIX, que facilita a instalação e aumenta a segurança. Caso não disponha deste sistema, opte por cadeirinhas auto que possam ser instaladas com o cinto de segurança e lembre-se: nem todas as cadeirinhas são compatíveis com todos os carros. Por isso, é aconselhável testar a cadeira no seu automóvel antes de pagar!

 

Conforto e ergonomia

Prefira cadeirinhas auto com almofadados adequados, apoio de cabeça ajustável e materiais respiráveis para tornar as viagens mais confortáveis. Inclusive, pode deixar o seu filho experimentar a cadeira antes de comprar, para verificar se ele se sente confortável, caso contrário as viagens mais longas podem tornar-se autênticos pesadelos!

 

Facilidade de instalação e utilização

Precisa de uma licenciatura em engenharia para instalar a cadeirinha auto? Talvez seja melhor reconsiderar. Uma instalação correta e fácil é vital para a segurança do seu filho e por esse motivo deve optar por cadeirinhas auto com instruções claras e, se possível, demonstrações práticas. 

 

Facilidade de limpeza

Escolha cadeirinhas auto com capas removíveis e laváveis para resolver facilmente qualquer acidente com comida ou bebida, e manter a cadeirinha sempre limpa.

 

Dicas de instalação, utilização e manutenção de cadeirinhas auto

Garantir a segurança do seu pequeno aventureiro durante as viagens de carro é uma prioridade. Para tal, é importante apostar na instalação correta, utilização adequada e manutenção regular da cadeirinha auto:


Leia sempre o manual do fabricante.


Prefira o banco traseiro e use ISOFIX, se disponível.


Se instalar a cadeira no banco da frente, desative o airbag.


Se fixar com cinto, ajuste bem para evitar folgas.


Depois de instalar, faça o teste do "abanão" (a cadeirinha não deve mexer mais de 2 cm).


Aperte os cintos corretamente (dois dedos de folga no máximo).


Limpe regularmente a cadeirinha.


Inspecione fivelas e cintos com frequência.


Substitua após um acidente, mesmo sem danos visíveis.


Escolher e usar corretamente cadeirinhas auto não é apenas uma obrigação legal, é uma forma de proteger o seu bem mais precioso. E agora que já tem todas as dicas, é hora de pegar na chave, apertar os cintos e seguir viagem com segurança!

autor: Bolas de Sabão

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter