A gravidez de gémeos ocorre na maior parte dos casos por surpresa, apanhando os pais desprevenidos. Inicialmente pode ser um choque, mas à medida que o tempo passa o entusiasmo vai começando a crescer, e até em dobro ou triplo!! Se quer saber como é que todo o processo acontece leia o artigo abaixo. 

 

Sintomas de gravidez de gémeos

Apesar de algumas mamãs dizerem sentir que vão ter gémeos, é impossível verificar com absoluta certeza antes de ir a uma consulta médica. É através do ultrassom que as grávidas descobrem que tipo de gravidez vão ter, se é apenas um bebé ou se são gémeos.

Não existem sintomas específicos de uma gravidez múltipla, no entanto é habitual a gestante ganhar mais peso, os movimentos fetais serem sentidos mais cedo e a mãe sentir cansaço extremo.

 

Como ocorre a gravidez de gémeos?

A gravidez de gémeos monozigóticos ou verdadeiros é o resultado da fecundação de um óvulo que se divide e dá origem a dois zigotos (dois bebés). Até ao momento ainda não se entende completamente porque é que o óvulo se divide, não sendo um processo comum entre as gestantes.1

No caso de gémeos dizigóticos ou falsos, o ovário expele dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides diferentes.

As duas crianças vão ter sacos amnióticos e placentas distintas.1

Gravidez de gémeos é hereditário?

Apesar dos estudos existentes, não é possível afirmar com certezas o que é que faz com que o processo reprodutivo resulte em gémeos monozigóticos. Sabemos, no entanto, que no caso de gémeos dizigóticos existe uma componente hereditária, ou seja existe uma herança da mulher libertar dois óvulos no mesmo ciclo, sendo a probabilidade de 1 em 250 gravidezes.

No caso de gémeos monozigóticos ou verdadeiros isso não se deve à herança genética.

A probabilidade de uma gravidez de gémeos é aumentada por fatores como:2-3

  • Tratamentos de fertilidade;
  • Etnia: A gravidez de gémeos é mais comum entre nigerianos e menos comum entre japoneses;
  • Idade materna: Mulheres entre os 35 e os 40 anos tem 3 vezes mais probabilidades de uma gravidez múltipla;

 

Cuidados na gravidez de gémeos

Para levar uma gravidez de gémeos saudável até ao final deve tomar alguns cuidados como:

  • Precauções nutricionais: A gestante deve ganhar peso de forma saudável, apostando em alimentos naturais, frescos e ricos em nutrientes. Caso seja necessário aborde o tema suplementação com o seu médico;
  • Cuidados físicos: Mesmo durante a gestação a grávida pode e deve manter-se ativa. As atividades não devem ser de impacto ou requerer altos esforços. São aconselhados exercícios físicos como caminhada ou natação.

 

Riscos na gravidez de gémeos 

A gravidez múltipla é uma gravidez mais sensível para a mulher e para os bebés. Apesar de nascerem todos os dias gémeos saudáveis, os ricos são maiores.

Com uma gravidez de gémeos existem riscos de:4

  • Parto prematuro;
  • Diabetes gestacionais;
  • Cesariana;
  • Pressão arterial alta;
  • Aborto espontâneo;
  • Complicações durante o parto- hemorragias;

 


 

Referências

1. Danna Krasnewich (sem data) Identical Twins, National Human Genome Research Institute. Disponível em: https://www.genome.gov/genetics-glossary/identical-twins (Acedido: 8 de Abril de 2020).
2.Medicine, A. S. for R. (2012) Multiple Pregnancy and Birth: Twins, Triplets, and High-order Multiples.
3.Pregnant with twins (2019a) NHS. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/what-causes-twins/ (Acedido: 8 de Abril de 2020).
4.Pregnant with twins (2019b) Healthdirect Australia. Healthdirect Australia.
4.Gill, P., Lende, M. N. e Hook, J. W. Van (2019) «Twin births», British Medical Journal. StatPearls Publishing, p. 1166. doi: 10.1136/bmj.2.1868.1166-b.Medicine, A. S. for R. (2012) Multiple Pregnancy and Birth: Twins, Triplets, and High-order Multiples.

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter