A massagem perineal é um exercício de relaxamento do períneo recomendado às gestantes no pré-parto. Em países desenvolvidos é estudada a possibilidade da massagem do períneo expandir mais facilmente o tecido perineal e facilitar a saída do bebé pelo canal vaginal sem que haja laceração perineal.
A lesão perineal afeta 85% das gestantes que realizam parto vaginal1
O que é a Massagem Perineal?
A massagem perineal é composta por uma serie de exercícios de relaxamento do períneo, que são aconselhados as gestantes antes do parto, a partir das 34 semanas até ao término da gestação.
O períneo é uma estrutura fibromuscular em formato de cone entre a vagina e o ânus, que suporta a parede posterior da vagina. É comum durante o parto, os médicos, quando verificam complicações e riscos para a saúde do bebé ou da mãe, cortarem essa área (episiotomia) para alargar o canal e facilitar a saída do bebé.
De forma a evitar uma episiotomia, os obstetras recomendam à gestante massagens perineais.1
Qual a importância da Massagem Perineal?
A gravidez e o parto são dois fatores fulcrais para a alteração da força muscular do soalho pélvico, uma vez que o aumento do peso corporal da gestante e do útero amplifica a pressão sobre a musculatura durante a gravidez, levando, por consequência, na maior parte das vezes, a um trauma perineal durante o parto.
A massagem perineal tem como objectivo a expansão do tecido perineal e redução da tensão muscular, para facilitar a passagem do bebé pelo canal vaginal. Esta técnica é simples e pode ser realizada pela gestante e contribui para a expansão e flexibilidade dos tecidos durante o parto, evitando a laceração ou o corte pelos médicos.
Como fazer a Massagem Perineal?
A massagem perineal consiste em, com um óleo natural, a mulher colocar os dedos indicadores ou polegares na vagina, na área do períneo, e massajar em movimentos rítmicos, em forma de “U”. A pressão deve ser exercida tanto lateralmente como para cima e para baixo.
A técnica é simples, sendo facilmente realizada pela gestante.
O objetivo é possibilitar que o períneo torne-se mais flexível, fazendo com que não ocorram lesões durante o parto.
Benefícios da Massagem Perineal
A massagem perineal tem como benefício o aumento da elasticidade da região perineal, evitando lesões espontâneas ou por exercício médico (episiotomia), e as consequências posteriores, resultantes desse trauma.
As massagens do períneo podem evitar morbidades a curto e longo prazo, entre eles: incontinência urinária e fecal, dores durante as relações sexuais, desconforto perineal continuo
A massagem perineal aumenta em 60% probabilidade do períneo manter-se intacto após o parto1
Contra indicações da Massagem Perineal
Não estão referenciadas nenhumas contra indicações da prática de massagens do períneo na gravidez, apenas é recomendado que o exercício perineal seja realizado sempre com as mãos higienizadas e utilizando um óleo natural.
Pode recorrer, por exemplo, a óleo de coco ou qualquer outro óleo essencial que seja do seu agrado. Procure também permanecer numa posição confortável, que não comprometa a sua saúde.
Levante-se sempre calmamente e de preferência agarrada a um objeto imóvel.
Caso sinta desconforto, dor ou ardor, contacte um profissional de saúde e esclareça as suas dúvidas.
Referências:
1. Cyrino Marcelino, T. e Varkala Lanuez, F. (2009) Abordagem fisioterapêutica na massagem perineal no pré-parto Physiotherapeutic view in prenatal perineal massage, ConScientiae Saúde.
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.