Os movimentos fetais são uma forma de todas as mamãs conseguirem vigiar o seu bebé durante os meses de gestação.
Aprender o que são e como contar os movimentos fetais permite a todas as mães ganharem uma maior consciência acerca dos movimentos do seu bebé, bem como garantir que tudo se encontra bem com a sua saúde.
Isto, sem precisar de recorrer a qualquer tipo de equipamentos e sem a necessidade de auxílio por parte de um profissional de saúde.
Por isso, se se tem andado a perguntar quando é que vai sentir o seu bebé mexer, o que vai sentir ou o que pode fazer no caso de não sentir quaisquer movimentos fetais, continue a ler.
O que são movimentos fetais?
Os movimentos fetais são, literalmente, os movimentos do bebé dentro da barriguinha da mamã. São momentos sempre cheios de entusiasmo e de alegria!
À medida em que o bebé se vai desenvolvendo, vai também começando a mexer-se cada vez mais. Mesmo dentro do útero. A estes movimentos do bebé, chamamos movimentos fetais e são importantes por dois motivos essenciais.
Em primeiro lugar, os movimentos fetais são importantes para o próprio desenvolvimento das articulações e dos membros do bebé.
Em segundo lugar, o aumento do número de movimentos do bebé ao longo dos nove meses de gravidez é também um indicador de que, à primeira vista, o bebé se encontra bem de saúde.
Contudo, a verdade é que cada bebé tem um padrão de comportamento muito próprio e único. Ou seja, o tipo de movimentos fetais é diferente de bebé para bebé e, por isso, de mãe para mãe também!
Quando é que o bebé começa a mexer-se na barriga?
Uma vez que os movimentos fetais diferem de bebé para bebé, é natural que o momento exato em que começam a mexer-se na barriga da mãe seja também diferente.
Mesmo assim, o mais comum é começar a sentir os primeiros movimentos fetais algures entre as 16 e as 20 semanas de gravidez.
No entanto, algumas mulheres apenas começam a sentir os movimentos do bebé um pouco mais tarde, por entre as 22 ou as 24 semanas – principalmente as mães de primeira viagem!
O que sentem?
Qual a sensação dos primeiros movimentos do bebé?
São muitas as mães que descrevem os movimentos fetais dos seus bebés. Descrevem-nos de muitas maneiras diferentes, mas existem algumas expressões mais comuns.
A sensação de “borboletas na barriga” é uma das mais utilizadas.
Outras expressões um pouco mais poéticas incluem a sensação de “bolhas de ar” na barriga ou de “peixes a nadar” no útero, por exemplo.
Ao mesmo tempo, existe também quem descreva os movimentos fetais como “contrações nervosas” ou de “palpitações no útero”.
Por outras palavras, cada mulher sente os movimentos fetais de forma muito própria. Mas se tivéssemos de encontrar uma única descrição para a sensação dos movimentos do bebé dentro da barriga da mamã seria mesmo a sensação de gases.
Enquanto o bebé for ainda muito pequenino e, por isso, com mais espaço no útero, é também normal que alguns destes movimentos lhe passem despercebidos.
Mas não se deixe enganar!
Com o tempo, os movimentos fetais serão cada vez mais fáceis de sentir ou identificar e, a partir da 25ª semana, basta colocar as mãos na barriga e esperar um pouco para os sentir. A partir das 28 semanas, pode mesmo vê-los, na forma de “pontapés na barriga”!
Contagem dos movimentos fetais
Como vimos, a contagem dos movimentos fetais é uma das formas de avaliar a saúde do seu bebé, de uma forma bastante natural. Existem duas formas de fazer uma contagem aos movimentos fetais.
A primeira é contar os movimentos do bebé ao longo de uma hora. Em geral, é normal sentirem-se cerca de quatro a seis movimentos por hora, mas existem mães que podem sentir 15 ou 20!
No entanto, como o comportamento de cada bebé é único, há mães que podem sentir mais dificuldade em identificar os movimentos fetais da criança.
Para ter a certeza, existe outra forma de fazer a contagem dos movimentos fetais: contar o tempo em que o bebé demora 10 vezes a movimentar-se, durante duas horas.
Porém, se ao longo dessas duas horas contar menos do que 10 movimentos fetais, recomenda-se que procure ajuda médica o mais cedo possível e que aborde o caso com um profissional de saúde certificado para o efeito.
Através da utilização de equipamentos próprios, o médico vai certificar-se de que tudo se encontra como o esperado.
Como contar os movimentos fetais em casa?
Para contar os movimentos fetais em casa, é importante que se mantenha em repouso durante o tempo recomendado e que escolha um período do dia no qual o bebé se encontra mais ativo.
Normalmente, esse período encontra-se algures entre o final do dia e o início da noite, principalmente depois de uma refeição, seja ela mais ou menos ligeira.
Como contar os movimentos fetais:
- Escolha um momento em que o seu bebé está mais ativo;
- Coloque-se numa posição confortável;
- Comece a contar o tempo;
- Anote todos os movimentos fetais.
Lembre-se que os movimentos do bebé podem tomar várias formas e que, na verdade, todos os movimentos fetais, nas suas diversas formas, contam: desde os maiores até aos mais pequenos movimentos.
Se não tiver a certeza de estar a sentir os movimentos do bebé, coloque as mãos na barriga e espere pelas sensações provocadas pelos movimentos fetais.
Se, durante uma hora, contou menos de 10 movimentos fetais, continue por mais uma hora. Se passada uma segunda hora, o número de movimentos fetais continuar abaixo dos 10, contacte a sua equipa médica.
É normal o bebé não mexer todos os dias?
Antes de mais, sempre que suspeitar de uma diminuição no número de movimentos fetais, é muito importante que contacte a equipa médica que a segue.
Ao mesmo tempo, lembre-se também que os movimentos fetais são largamente influenciados pela própria alimentação da mãe, mas também pela sua atividade diária ou mesmo o seu estado de espírito.
Por outro lado, há mães que se habituam de tal forma aos movimentos fetais que, na verdade, estes se podem tornar despercebidos. Simplesmente, deixam de reparar neles.
Nalguns casos, esta habituação pode também confundir-se com uma diminuição dos movimentos fetais e, por isso, recomenda-se que faça uma primeira contagem, em caso de dúvida.
Por último, lembre-se ainda que o seu bebé não se movimenta ao longo de todo o dia.
Tal como as mamãs, também dormem e têm períodos mais ou menos ativos. É por isso que é importante reconhecer o padrão de comportamento do seu bebé, de modo a identificar a melhor altura do dia para uma contagem dos movimentos fetais.
Se notar uma grande diminuição dos movimentos fetais ou se às 24 semanas de gestação ainda não sentiu os movimentos do seu bebé, contacte um profissional de saúde, o mais cedo possível, principalmente no caso de uma gravidez de risco.
Já sentiu os movimentos do seu bebé? Qual a melhor forma que encontra para descrever os movimentos fetais? Partilhe com a comunidade Bolas de Sabão!
Gostou deste artigo?
1Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.