
As estrias na gravidez e as alterações do corpo estão nos primeiros lugares da lista de preocupações de todas as futuras mamãs.
Quem está grávida ou está a pensar em engravidar sabe que as alterações hormonais e o aumento de peso são uma parte inerente àquele que podemos considerar um dos momentos mais maravilhosos na vida de qualquer pessoa.
Por vezes inevitáveis, as estrias na gravidez podem ser prevenidas e tratadas. Para isso, é fundamental conhecer o que são e o que as provoca.
Só assim vai poder adotar estratégias de prevenção e, quando aparecerem, tratar devidamente as estrias na gravidez.
Está pronta? Vamos a isso!
O que são estrias na gravidez?
Antes de passarmos ao que são as estrias na gravidez, é importante darmos a conhecer o que são as estrias, em geral.
Em qualquer pessoa, homem, mulher, grávida ou não, podem aparecer estrias na pele. Estas são o resultado de uma rutura das fibras, como o colagénio ou a elastina que sustentam e oferecem elasticidade à pele.
Na prática, são uma cicatriz que ocorre quando existem alterações no corpo, nomeadamente o aumento de peso que obriga a pele a esticar-se. Quando a pele estica, estas fibras podem romper dando origem às estrias.
Naturalmente, quando uma mulher se encontra grávida, o seu corpo começa a modificar-se e existe um aumento de peso natural.
Também conhecidas por estrias gravíticas, as estrias na gravidez são o resultado do aumento de peso que impossibilita a pele de acompanhar o crescimento do corpo.
O que causa estrias na gravidez?
A principal causa para as estrias na gravidez é então o rápido aumento do peso e do volume do corpo durante o período de gestação da mulher.
Além disso, as alterações hormonais que naturalmente ocorrem durante a gravidez, alteram também a estrutura da própria pele, contribuindo para o aparecimento de estrias na gravidez.
Contudo, nem só na barriga aparecem as estrias na gravidez. Outras zonas do corpo onde também se verificam um aumento de peso podem vir a apresentar estrias.
As outras zonas mais comuns onde tal se verifica são os braços, o peito, as nádegas, as virilhas e as coxas. Numa grande maioria dos casos, entre o sexto e o oitavo mês de gestação.
Num primeiro momento, as estrias na gravidez apresentam-se em tons avermelhados ou encarnados. Esta cor é o resultado da presença do sangue no local da cicatriz e um testemunho do esforço do corpo da grávida em diminuir os danos provocados na pele.
Estas são as estrias vermelhas e são um dos dois tipos de estrias na gravidez. As outras são as brancas.
As estrias brancas na gravidez são o resultado de uma cicatrização completa. Ou seja, estas são as que existem há mais tempo, sendo o resulto do processo natural de evolução das estrias vermelhas.
Nesta fase, a regeneração da pele é mais complicada, uma vez que as estrias encontram já num estado mais avançado. Por isso mesmo, convém adotarem-se algumas estratégias de prevenção, de modo a prevenir o seu aparecimento.

Como prevenir estrias na gravidez?
Para prevenir estrias na gravidez, não existe um modelo exato ou uma forma de agir em particular que ofereça algum tipo de garantia.
As estrias na gravidez são, muitas vezes, inevitáveis. Principalmente quando existe um historial clínico na família ou quando a mulher é mais jovem. Mesmo assim, anime! Existem boas práticas que pode seguir de modo a tentar prevenir ou minimizar as estrias na gravidez.
Talvez lhe pareça impossível, mas uma das melhores maneiras de evitar o seu aparecimento é evitar o aumento excessivo de peso de forma muito rápida.
Para isso, é importante que siga um estilo de vida saudável durante o período de gestação. Siga as recomendações da sua equipa médica, mantenha uma dieta saudável (com nutrientes que contribuam para a produção de colagénio), mantenha-se hidratada ao longo do dia e pratique exercício físico regularmente.
Atenção: lembre-se que este estilo de vida saudável deve ser adaptado à sua gravidez. Informe-se junto da sua equipa médica sobre como deve proceder para evitar as estrias na gravidez.
Além de praticar hábitos saudáveis, procure evitar também a exposição solar e a utilização de roupas demasiado ajustadas ou apertadas.
Por último, vale também a pena mencionar o creme para estrias na gravidez. Existem no mercado várias opções de cremes. Estes são cremes hidratantes e, normalmente, enriquecidos com óleos essenciais.
Mesmo assim, para evitar as estrias na gravidez e cuidar da sua pele, deve optar por um creme que se adeque à sua pele, mas também garantir que o mesmo não coloca em risco a sua gravidez.
Por isso, informe-se junto do profissional de saúde mais indicado, antes de escolher um creme para as estrias na gravidez, que pode ser um produto tão simples como um creme gordo hidratante.
Como tratar estrias na gravidez?
Na verdade, não existe um tratamento de estrias na gravidez. É por isso que a sua prevenção é tão importante! No entanto, o que existem são tratamentos que permitem melhorar o aspeto da pele cicatrizada.
Estes tratamentos dependem do tipo de estrias na gravidez que procura tratar, bem como nas características específicas da sua pele.
Nesse sentido, deve procurar informar-se junto do seu médico acerca do melhor modo de prosseguir para tratar, na medida do possível, as estrias na gravidez.
Já teve estrias na gravidez? Partilhe a sua opinião com a comunidade Bolas de Sabão!
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.