Quando pensa “estou grávida”, o mais certo é a pergunta seguinte ser imediata: e agora?
Descobrir que está grávida pode ser um verdadeiro turbilhão de emoções. A notícia é tanto emocionante como repleta de dúvidas. A gravidez é uma viagem incrível e uma experiência única, cheia de mudanças e desafios.
Não saber ao certo por onde começar é, por isso, perfeitamente normal. Se está a pensar no que fazer agora que está grávida, deixe-se ficar: neste artigo, partilhamos consigo os primeiros passos essenciais para lidar com a notícia.
Lembre-se que é natural ter dúvidas e preocupações, mas é igualmente importante saber que quando está grávida, não está sozinha!
Estou Grávida: Quais os Sintomas de Gravidez?
Antes de passarmos aos primeiros passos a tomar depois de saber que está grávida, importa reconhecer os sintomas da gravidez.
Os sintomas da gravidez podem variar de mulher para mulher mas, geralmente, incluem:
- Atraso na menstruação, principalmente se o seu ciclo menstrual for regular;
- Seios inchados e sensíveis, devido às alterações hormonais;
- Náuseas e vómitos ou os chamados “enjoos matinais”, embora possam ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite;
- Maior frequência urinária, devido à pressão do útero sobre a bexiga;
- Sensação de fadiga, tanto devido à diminuição de açúcar no sangue como a alterações hormonais;
- Flutuações e alterações de humor, devido a alterações hormonais;
- Alterações no olfato e paladar que podem conduzir a novas aversões ou desejos alimentares.
Se pensa que está grávida, procure por estes sintomas, mas lembre-se que os mesmos variam de mulher para mulher e que pode não sentir todos estes sintomas, mas apenas alguns deles.
Como Saber se Estou Grávida pelo Toque na Barriga?
O inchaço abdominal é também um dos possíveis sintomas associados à gravidez e que, por isso, leva muitas mulheres a acreditarem que podem saber se estão grávidas pelo toque na barriga.
Contudo, descobrir se está grávida apenas pelo toque na barriga é muito improvável ou mesmo impossível.
Em primeiro lugar, porque a barriga de uma mulher grávida apenas se começa a fazer notar a partir do segundo trimestre de gravidez, normalmente em torno da 12ª semana de gestação.
Em segundo lugar, porque a verdade é que este inchaço pode ser confundido com outros sinais ou sintomas, tais como o inchaço menstrual, a prisão de ventre ou os gases.
Se suspeita que está grávida a melhor forma de o confirmar é, primeiro, através de um teste de gravidez – facilmente adquirido numa farmácia ou noutros espaços de saúde.
Estou Grávida: O que fazer primeiro?
O resultado do teste foi positivo? Ora, então – muitos parabéns! Está grávida!
O primeiro passo é simples: marcar uma consulta com o seu médico, de modo a dar início ao acompanhamento e aos cuidados pré-natais.
Por outras palavras, a primeira coisa a fazer depois de saber que está grávida é começar a pensar na sua saúde e na saúde do seu bebé.
Acompanhamento Pré-Natal
O acompanhamento pré-natal é o primeiro passo fundamental para garantir a sua saúde e a do seu bebé, durante a gravidez.
Nesse sentido, recomenda-se a procura de uma equipa médica qualificada e experiente que a possa acompanhar em todas as fases da gestação, incluindo ao longo das primeiras semanas após descobrir que está grávida.
A sua equipa médica pode ser composta por vários membros, incluindo um nutricionista ou uma psicóloga, por exemplo.
Contudo, é fundamental que estes profissionais de saúde tenham algum tipo de formação ou especialização específica no acompanhamento da gravidez.
Mesmo assim, assim que souber que está grávida, o primeiro membro desta equipa deve mesmo ser o seu médico de família ou um médico especializado em obstetrícia.
O objetivo desta equipa médica é acompanhá-la enquanto está grávida, fornecendo-lhe toda a orientação e acompanhamento necessários para garantir uma gravidez saudável.
A sua escolha depende igualmente das suas preferências ou escolhas pessoais, bem como das suas disponibilidades, podendo optar pelo acompanhamento pré-natal no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou numa clínica privada, por exemplo.
A Primeira Ecografia
Quando está grávida, os primeiros exames médicos serão o segundo passo a tomar, depois de se dirigir ao consultório.
Estes exames têm como objetivo a avaliação do seu estado de saúde em geral, mas também a avaliação do estado de saúde do feto em gestação.
Normalmente, os primeiros exames a realizar quando está grávida incluem análises ao sangue ou à urina, mas também outros testes, tais como o teste de tolerância à glicose ou o rastreio de algumas patologias infeciosas.
No entanto, é por entre a 8ª semana e a 12ª semana de gravidez que tem lugar a primeira ecografia: um momento verdadeiramente único!
A primeira ecografia é extremamente emocionante, uma vez que, enquanto está grávida, lhe permite ver o feto pela primeira vez, verificar e ouvir o seu batimento cardíaco e até confirmar a data prevista para o parto.
As ecografias são exames indolores e que não comportam quaisquer tipos de riscos para si ou para o seu bebé.
Quando Informar Família e Amigos de que “Estou Grávida”?
Não existe um momento exato ou ideal para informar a sua família ou os seus amigos de que está grávida. Esta é uma escolha inteiramente pessoal.
Há quem espere pela confirmação médica de que está grávida, quem espere pela primeira ecografia ou quem espere pelos primeiros três meses de gestação – uma fase onde possíveis complicações se apresentam com um risco muito menor.
A decisão de informar os seus mais próximos de que está grávida depende inteiramente de si.
Aborde com a sua equipa médica os riscos de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, avalie a sua situação pessoal e familiar e calcule o seu nível de confiança e conforto em partilhar a notícia.
Tendo em conta estes fatores, certamente chegará ao melhor momento de informar família e amigos de que está gravida!
Mesmo assim, é muito importante que partilhe sempre a notícia com alguém, de modo a poder obter o apoio dessa pessoa, em caso de necessidade.
Estou Grávida: Um passo-a-passo
Lembre-se de que cada gravidez é única e, como tal, não existe um passo a passo genérico que possa ser aplicado a todas as mulheres, por igual.
Contudo, existem dois passos fundamentais: o primeiro é a confirmação de que está grávida.
Ou seja, o primeiro passo é fazer um teste de gravidez de confiança. Já o segundo passo prende-se com a necessidade de ser devidamente acompanhada por um profissional de saúde especializado em obstetrícia.
Como foi a sua experiência, quando descobriu que estava grávida? Partilhe tudo com a comunidade Bolas de Sabão!
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.