O terceiro trimestre da gravidez marca a reta final da gestação e, por isso, não é de admirar que no terceiro trimestre da gravidez a barriga se torne ainda mais proeminente e a ansiedade aumente entre os futuros papás, já que o momento do nascimento do seu bebé se aproxima a passos largos.

Como em qualquer trimestre da gestação, o terceiro trimestre da gravidez também coloca alguns desafios à mulher. É normal que nesta fase a grávida sinta algumas dificuldades respiratórias, devido ao impacto do volume do bebé e, também, ao facto dele se movimentar cada vez mais, pressionando o diafragma da mãe.

Além disso, no terceiro trimestre da gravidez é igualmente expectável sentir mais cansaço e dores nas pernas e costas. Normalmente, este é também um período mais emotivo, uma vez que o momento do parto está cada vez mais perto!

 

Quando começa o terceiro trimestre da gravidez?

O terceiro trimestre da gravidez tem início na 27ª semana de gestação. É no terceiro trimestre da gravidez que o bebé começa a ganhar os primeiros cabelos e a aumentar de peso, preparando-se para aquilo que será a sua vida fora do útero.

Mesmo assim, neste terceiro trimestre da gravidez, o bebé ainda se encontra em desenvolvimento. Nomeadamente o desenvolvimento do cérebro. 

No entanto, no terceiro trimestre da gravidez, já é suposto o bebé conseguir respirar autonomamente e regular a sua temperatura corporal.

É ainda no terceiro trimestre da gravidez que os seus sentidos se tornam mais apurados e a cabeça vai crescendo de forma a ficar proporcional em relação ao corpo.

 

Desenvolvimento do bebé durante o terceiro trimestre da gravidez

No início do terceiro trimestre da gravidez, o bebé mede, em média, cerca 36,7 cm e pesa aproximadamente 870 g. 

A partir desta semana, o bebé vai adquirir novas competências de sucção e deglutição.

Quando chegar à 37ª semana de gestação, o bebé entrou no 9º mês da gravidez, o que significa que, a partir deste momento, está pronto para nascer. 

Por esta altura, mede cerca de 48,6 cm e pesa, em média, 2850 g. Mas tenha em atenção que estes são apenas valores médios e que o seu bebé pode ser saudavelmente maior ou menor.

Nesta fase do terceiro trimestre da gravidez, o bebé continua, essencialmente, a crescer e a aumentar de peso. Ao mesmo tempo, continua a exercitar os movimentos respiratórios. 

 

O que acontece durante o terceiro trimestre da gravidez?

Como todos os trimestres de gestação, o terceiro trimestre da gravidez é repleto de mudanças e de acontecimentos importantes para o desenvolvimento do bebé.

Como o espaço uterino começa a ser demasiado pequeno para o bebé, este vai começar a sentir a necessidade de adotar uma posição fetal. Ou seja, vai começar a sentir a necessidade de dobrar as pernas, fazendo com que a região pélvica da gestante se comprima. 

 

A boa notícia é que esta começa a ser a posição mais adequada para o parto, quando o bebé se volta de cabeça para baixo, na direção da pélvis.

 

Entretanto, até às 37 semanas de gestação, o bebé ganhará peso e preparar-se-á para a vida fora do útero. 

A partir das 37 semanas o bebé passa a ser considerado um bebé de termo, o que significa que já é capaz de nascer e sobreviver de forma autónoma, sem necessitar de qualquer apoio instrumentalizado. 

 

Alterações do corpo durante o terceiro trimestre da gravidez

Mudanças no Corpo | Terceiro Trimestre de Gravidez

No terceiro trimestre da gravidez, a barriga da mãe tende a crescer a olhos vistos, motivo pelo qual podem começar a aparecer estrias nessa região da pele, bem como alguma comichão.

Fruto deste aumento do volume da barriga, existe igualmente uma mudança na curvatura do corpo da grávida e um afrouxamento das articulações, que, no entanto, já começou antes. 

Estas alterações do terceiro trimestre da gravidez visam a preparação do corpo da gestante para o parto. No entanto, é normal que estas alterações contribuam para o aparecimento de dores nas costas ou pélvicas.

 

Alimentação durante o terceiro trimestre da gravidez

Alimentação | Terceiro Trimestre de Gravidez

Como acontece durante toda a gestação, também no terceiro trimestre da gravidez importa ter cuidados especiais com a alimentação, de modo a evitar carências nutricionais ou ganhos excessivos de peso.

Nesse sentido, é muito importante que a grávida se mantenha hidratada. No terceiro trimestre da gravidez recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 8 copos de água por dia, acompanhada por uma alimentação bastante nutritiva e equilibrada, composta principalmente por frutas, verduras e legumes frescos.

Além disso, no terceiro trimestre da gravidez não devem ser tomados quaisquer tipo de medicamentos sem autorização médica, bem como se deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas.

 

É normal perder peso no terceiro trimestre da gravidez?

Embora seja uma situação mais comum ao longo do primeiro trimestre, é possível que ocorra alguma perda de peso durante a gestação. 

Contudo, a perda de peso no terceiro trimestre da gravidez não é tão frequente, embora tal dependa muito do facto de a gestante ter ou não ter excesso de peso à partida.

Portanto, se está no terceiro trimestre da gravidez e registou uma perda de peso, recomenda-se que consulte o médico que a acompanha, de modo a verificar se está tudo bem consigo e com o seu bebé.

 

É normal sentir cólicas no terceiro trimestre da gravidez?

Cólicas | Terceiro Trimestre de Gravidez

Sim. As cólicas fazem parte de quase todo o período de gestação, particularmente durante primeiro trimestre, devido à implantação do embrião e à adaptação do corpo da mulher ao crescimento do bebé.

No terceiro trimestre da gravidez, as sensações de cólicas podem estar relacionadas com a preparação do corpo da gestante para o trabalho de parto.

No entanto, quando as cólicas no terceiro trimestre da gravidez são muito fortes, elas devem constituir um sinal de alerta, já que podem estar relacionadas com outras situações, nomeadamente:

  • gravidez ectópica;
  • descolamento ovular ou da placenta;
  • aborto espontâneo.

Nestes casos, as cólicas geralmente são acompanhadas por uma hemorragia vaginal, corrimento ou febre. Por isso, nestas circunstâncias, deve consultar o médico que a acompanha o mais rapidamente possível. 

 

É normal sentir muito sono no terceiro trimestre da gravidez?

Sono | Terceiro Trimestre de Gravidez

Sim. No terceiro trimestre da gravidez, é comum as gestantes sentirem muito sono e é fácil explicar porquê. Além de uma ação direta da progesterona sobre o sistema nervoso central, o grande volume do útero impede a grávida de ter uma boa noite de sono. 

Por exemplo, no terceiro trimestre da gravidez, dormir de barriga para cima ou para baixo é desaconselhado. Logo, a gestante deve fazer um esforço para passar toda a noite deitada de lado, estando muito limitada nas mudanças de posição.

Além disso, no terceiro trimestre da gravidez a pressão do útero sobre a bexiga fazem com que a gestante sinta frequentemente a necessidade de urinar, obrigando-a a levantar-se regularmente a meio da noite para ir ao WC, interrompendo assim várias vezes o seu descanso.

Deste modo, o cansaço acrescido sentido durante o dia, devido ao aumento de peso característico do terceiro trimestre da gravidez, acaba por não ser compensado durante a noite, o que faz com que a grávida tenha mais sono, não só à noite, como de dia, também.

 

Exames durante o terceiro trimestre da gravidez

Durante o terceiro trimestre da gravidez ainda são várias as análises e os exames que a gestante deve realizar, de modo a garantir que tudo está a correr bem com o desenvolvimento e o crescimento do bebé nesta reta final da gravidez. 

Os principais exames a fazer no terceiro trimestre da gravidez incluem:


Entre as 28 e as 34 Semanas de Gestação

Ecografia do 3º trimestre
Avaliação da evolução do bebé, da sua posição, da localização da placenta, da porção de líquido amniótico disponível e dos fluxos sanguíneos existentes no cordão umbilical e em alguns órgãos do bebé no terceiro trimestre da gravidez;

CTG 
Verificar o bem-estar fetal, medindo a sua frequência cardíaca e os seus movimentos, bem como as contrações maternas no terceiro trimestre da gravidez.


Entre as 32 e as 34 Semanas de Gestação

Hemograma 
Contagem de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, para despistar problemas de anemia, infeção e baixa de plaquetas;

Serologia de Infeções
As gestantes que não estão imunes à toxoplasmose devem fazer esta análise no terceiro trimestre da gravidez, bem como avaliar a existência ou não de outras infeções.

Urocultura
Despiste de infeção urinária.


Entre as 35 e as 37 Semanas de Gestação

Pesquisa do Streptococus B
Colheita de secreções vaginais e perianais, de modo a conferir se a gestante é ou não portadora da bactéria Streptococcus do grupo B. 


Sintomas do terceiro trimestre da gravidez

Fruto de todas as mudanças que ocorrem no terceiro trimestre da gravidez, são vários os potenciais incómodos sentidos pela gestante nesta fase. 

A maior parte dos sintomas do terceiro trimestre da gravidez prende-se com o aumento de peso e com a dificuldade em descansar:

  • Azia;
  • Cãibras nas pernas;
  • Edema;
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar;
  • Incontinência urinária;
  • Insónia;
  • Varizes.

No entanto, existem também alguns sinais de alerta que recomendam a observação médica durante o terceiro trimestre da gravidez, como é o caso de:

  • Alterações na visão;
  • Contrações muito regulares e que não cessam;
  • Corrimento vaginal com prurido ou ardor;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Dores abdominais fortes e persistentes;
  • Dores de cabeça fortes ou contínuas;
  • Febre;
  • Hemorragias;
  • Inchaço do rosto e membros ao acordar;
  • Perda de líquido amniótico;
  • Sentir prurido na palma das mãos e na sola dos pés;
  • Vómitos constantes;
  • Não sentir o bebé.

 

Dicas para aliviar os sintomas do terceiro trimestre da gravidez

Há várias medidas que podem ser adotadas para atenuar os incómodos mais típicos do terceiro trimestre da gravidez, que não sejam para observação médica. Eis algumas dicas para seguir durante o terceiro trimestre da gravidez:

  1. Dormir semi-reclinada;
  2. Elevar e esticar as pernas, fletir os tornozelos e colocar os dedos dos pés para cima;
  3. Evitar comer alimentos muito frios ou muito quentes e ricos em gordura, picantes, condimentos, bem como não ingerir bebidas com cafeína, gaseificadas e alcoólicas;
  4. Evitar esforços físicos muito violentos;
  5. Fazer caminhadas em ritmo calmo;
  6. Fazer frequentemente exercícios pélvicos;
  7. Fazer refeições ligeiras e frequentes e fazer uma pequena caminhada, após as mesmas;
  8. Massajar e aplicar alguma fonte de calor nas pernas;
  9. Não estar muito tempo de pé, nem estar muito tempo sentada;
  10. Ter uma postura corporal correta, com as costas direitas;
  11. Tentar deitar-se sempre à mesma hora e dormir de lado, colocando uma almofada entre as pernas;
  12. Usar calçado e roupa confortáveis;
  13. Usar meias de compressão/descanso.

 

Existem riscos durante o terceiro trimestre da gravidez?

Antes de mais, importa sublinhar que, longo de toda a gravidez, existem sempre riscos.

Naturalmente, alguns são mais prevalentes em determinadas etapas da gestação do que noutras.

No caso do terceiro trimestre da gravidez, um dos maiores riscos será mesmo o de ter um parto prematuro. Ou seja, ver o bebé nascer antes de completar as 37 semanas de gestação.

No entanto, há também outros riscos que podem ocorrer no terceiro trimestre da gravidez e que, geralmente, lhe dão os tais sinais de alerta que recomendam a avaliação médica.

Entre os riscos que podem incorrer no terceiro trimestre da gravidez encontram-se:

  • aborto;
  • descolamento da placenta;
  • gravidez ectópica;
  • placenta prévia;
  • pré-eclâmpsia.
Grávida no Terceiro e Último trimestre de Gravidez

Cuidados a ter durante terceiro trimestre da gravidez?

Durante o terceiro trimestre da gravidez importa que a gestante tenha alguns cuidados especiais, nomeadamente com o seu corpo e alimentação, de modo a contribuir para que o terceiro trimestre da gravidez decorra da melhor forma possível.

Existem alguns cuidados específicos que devem ser assegurados durante o terceiro trimestre da gravidez:

  • Preparar-se para o Parto
    Há cursos capazes de ajudar a gestante que está no terceiro trimestre da gravidez a reconhecer os sinais do trabalho de parto, a controlar a respiração, a fazer exercícios de alongamento e a tratar do seu bebé, quando ele nascer;
     
  • Relaxar 
    No terceiro trimestre da gravidez, é importante ter tempo para fazer caminhadas e passear, mas também para dormir e descansar. Se possível, faça massagens e tome banhos mornos que ajudam a descomprimir os músculos;
     
  • Dormir
    Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é importante tentar dormir pelo menos 7 horas por noite durante o terceiro trimestre da gravidez. Caso não seja possível, procure fazer algumas sestas durante o dia para compensar as insónias noturnas;
     
  • Reduzir os Desconfortos e Incómodos
    Adotando algumas das medidas que listámos anteriormente, é possível aliviar em parte os sintomas típicos do terceiro trimestre da gravidez;
     
  • Ter Calma
    Importa ter consciência de que todos estes sintomas do terceiro trimestre da gravidez são normais e passageiros. Por isso, deve lidar com eles com naturalidade, sem stress ou nervosismo;
     
  • Beber Muitos Líquidos
    No terceiro trimestre da gravidez é particularmente importante reforçar a hidratação, sobretudo durante o dia;
     
  • Preparar a Chegada do bebé
    Certamente que no terceiro trimestre da gravidez ainda faltam ultimar alguns pormenores para a chegada do bebé. Por isso, esta é a altura certa para fazê-lo.

 

Quando termina o terceiro trimestre da gravidez?

O terceiro trimestre da gravidez acaba no final da gestação, a qual costuma terminar ao redor da 40ª semana de gestação. No entanto, o bebé pode nascer antes ou depois desta baliza temporal. 

Como vimos, a partir da 37ª semana de gestação, o bebé já é considerado um bebé de termo. Por isso, dessa data em diante considera-se que ele pode nascer, sem necessitar de cuidado extra específico. 

Após a 40ª semana de gestação, se o bebé não der sinais de que irá nascer, o médico pode aconselhar a indução do parto, de acordo com o caso em específico.

Está a entrar ou a atravessar o terceiro trimestre da gravidez? Partilhe a sua experiência com a comunidade Bolas de Sabão.

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter