Se acha que viajar é uma aventura, experimente viajar de avião grávida, isso sim pode vir a ser uma verdadeira aventura com bilhete para uma montanha russa de emoções. Se não estiver bem informada, claro.

Viajar de avião grávida, ao contrário do que as pessoas pensam, não tem muito que se lhe diga, mas não é por isso que as grávidas ficam menos nervosas. 

 

Grávida pode andar de avião?

Sabemos que a mulher grávida, por norma, tem os sentimentos à flor da pele, fazendo com que seja ainda mais cuidadosa do que habitual, questione todos os procedimentos e coloque todas as dúvidas de modo a garantir a máxima segurança para o bebé.

Uma das questões mais perguntadas é, "posso viajar de avião grávida?"

Está preparada para saber a resposta?

 

Posso viajar de avião no início da gravidez?

Sim!! A resposta é sim, as mulheres podem voar na gravidez desde de que, claro, façam exames médicos e confirmem se a saúde do bebé está de acordo com os padrões. Não é aconselhado viajar de avião grávida se sofrer de complicações como pré-eclâmpsia, placenta prévia ou outros problemas de saúde graves2

Se está a pensar viajar ou fazer longas viagens, contacte o seu médico e confirme se é necessária alguma prevenção especial. Se for viajar para países tropicais fale com o seu médico, é provável que tenha de ir a uma consulta do viajante e talvez até de ser vacinada2

 

Viagem de avião grávida 1º trimestre

Apesar de nos primeiros 3 meses de gravidez poderem ocorrer mal formações e haver uma predisposição para complicações de saúde, não há estudos que comprovem que andar de avião prejudica a gravidez3.

A fase ideal para viajar é no segundo trimestre, quando a má disposição matinal acalma e a gestante não se sente com tanto sono ou tão cansada o tempo todo.2-3

Quando reservar a sua viagem tenha atenção ao destino: 

  • Se nesse destino há doenças prejudiciais para o feto;
  • Se têm serviços médicos disponíveis;
  • Que medicamentos estão disponíveis;
  • Se os medicamentos disponíveis podem ser receitados a grávidas.2-3

 

Posso viajar grávida de 7 meses?

7 meses são 30 semanas de gravidez. A maioria das companhias aéreas aceita gestantes até as 36 semanas de gravidez, ou seja, 9 meses de gravidez. De qualquer das maneiras, esta pode não ser a política da companhia aérea por onde vai viajar por isso procure informar-se antes de comprar bilhete.

Apesar de ser permitido viajar até aos 7 meses, pode ocorrer a grávida só ser autorizada embarcar se tiver permissão médica que corrobore que não existem problemas de saúde e que lhe é permitido viajar.

 

Mulher grávida pode viajar até que mês?

A gestante pode viajar até as 36 semanas ou até as 32 semanas, quando grávida de gémeos ou trigémeos. Em ambos os casos deve levar consigo a declaração médica para que seja permitido o embarque.3

Estas medidas visam a segurança tanto da mãe como do bebé, tendo em conta que a companhia aérea não consegue assegurar que haja um médico nos voos. 

Um parto realizado sem assistência média, durante a viagem, pode comprometer a saúde do recém-nascido e da mãe.

Viajar de avião Grávida

Quais os riscos de viajar de avião grávida?

Viajar de avião grávida não é inseguro para o bebé ou para a gestante, no entanto, abaixo deixamos algumas medidas que podem facilitar a viagem, trazendo mais segurança e conforto para a grávida.

  • O lugar: Escolha um lugar sentada do lado do corredor, assim sempre necessitar não precisa de pedir permissão para levantar-se, para caminhar ou ir à casa de banho1
     
  • Sinto de segurança: Coloque o cinto de segurança sempre de baixo do abdómen! Poderá haver turbulência inesperada. A segurança em primeiro lugar4;
     
  • Roupa confortável: Para viajar escolha roupa larga e confortável1
     
  • Caminhar: Levante-se do seu lugar e estique as pernas, é importante não estar muito tempo na mesma posição. Ao fazê-lo vai promover a circulação sanguínea4;
     
  • Viagens longas na gravidez: Se fizer viagens longas é recomendado que beba bastante água e compre meias de compressão para grávidas, de modo a evitar coágulos sanguíneos e inchaço nas pernas.4

 


 

Referências:

1. Pregnancy and Travel (sem data) American Pregnancy Association. Disponível em: https://americanpregnancy.org/is-it-safe/traveling-during-pregnancy/ (Acedido: 5 de Fevereiro de 2020).

2. Travel During Pregnancy (2019) American College of Obstetricians and Gynecologists. Disponível em: https://www.acog.org/Patients/FAQs/Travel-During-Pregnancy?IsMobileSet=false (Acedido: 4 de Fevereiro de 2020).

3. Travelling in pregnancy (2018) National Health Service. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/travel-pregnant/ (Acedido: 5 de Fevereiro de 2020).

4. Pregnancy week by week (2019) Mayo Clinic. Disponivel em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/expert-answers/air-travel-during-pregnancy/faq-20058087 (Acedido: 4 Fevereiro de 2020)

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter