Em bebés com idades inferiores a um ano, o ato de bolçar é uma ação bastante comum. Ao longo de um único dia, pode acontecer várias vezes, principalmente após as refeições. 

Mesmo que alguns pais – principalmente os de primeira viagem – encarem o ato de bolçar como um momento de desassossego, a verdade é que esta é uma ação perfeitamente normal para a idade da criança.

Se o seu bebé tem uma evolução de peso considerada normal, fiquem descansados.

O mais certo é a situação melhorar com o passar do tempo. Principalmente quando começar a introduzir os alimentos sólidos na sua alimentação, por volta dos 12 – 18 meses de idade.

Mas o que é o bolçar, afinal? E quando é que deve ser visto como um problema? Continue a ler e descubra todas as respostas que precisa.

 

Bolçar: o que é?

Na prática, o bolçar é tão só uma pequena regurgitação do bebé e que acontece de forma natural e fisiológica. É o ato de expulsar o leite pela boca e deve-se ao facto de o bebé, nesta fase, se alimentar à base de líquidos.

Devido à imaturidade funcional do seu pequeno organismo, uma pequena porção do conteúdo do estômago é capaz de escapar, fazendo o caminho de volta até à boca, por onde sai em forma de pequenas “golfadas” – o bebé bolçou.

Para a criança, não existiu qualquer tipo de esforço ou sensação de mal-estar.

Contudo, o bolçar pode ser, por vezes, um momento angustiante. Alguns pais ou mães começam a perguntar-se acerca da quantidade de leite que o bebé ingeriu e se a mesma será suficiente.

Outros questionam-se acerca do porquê de o bebé bolçar tanto. E ainda outros procuram pela linha que separa o bolçar do vómito.

Nada disto os deve preocupar. Mais em baixo, vamos abordar os momentos nos quais se deve preocupar. Contudo, podemos já diferenciá-lo do ato de vomitar.

Quando um bebé bolça, a criança expele pequenas quantidades de leite. Pelo contrário, quando o bebé vomita, expulsa grandes quantidades de leite, de uma forma mais ou menos agressiva ou violenta.

Além do mais, se o bebé vomitar, existe também uma sensação de mal-estar na criança, antes e depois do vómito.

O bebé bolçou apenas um pouco de leite? Nesse caso, podem ficar tranquilos. Está tudo bem.

Bolçar

Porque é que os bebés bolçam?

Antes de mais, importa dizer que os bebés bolçam de forma involuntária e espontânea. Como vimos, isso acontece devido à imaturidade do seu sistema digestivo, razão pela qual é tão comum em crianças com menos de um ano.

Entre o estômago e o esófago, está um esfíncter. Os bebés bolçam porque este esfíncter – que funciona como uma espécie de válvula – é ainda frágil e tem a tendência para se abrir facilmente. Na prática, não está ainda devidamente treinado.

Ao mesmo tempo, a verdade é que também o estômago dos recém-nascidos, por ser tão pequeno, enche-se facilmente e faz pressão para que o esfíncter se abra e deixe sair o leite por onde entrou, momento no qual o bebé começa a bolçar.

Daí ser tão comum os bebés bolçarem depois das refeições. Contudo, apesar do ato de bolçar ser bastante frequente e não ter particular significado, a verdade é que, por vezes, pode ser indicativo de algum problema.

 

Quando é que bolçar pode ser um problema?

O bolçar poder ser um indicativo de um problema devido a dois motivos: quantidade ou frequência.

Quando as quantidades de leite expelidas são maiores do que o normal, ou quando a frequência do bolçar é também maior do que seria expectável, então – aí, sim – deve conversar com o seu pediatra. Ao mesmo tempo, deve prestar atenção aos seguintes sinais:

  • Diarreia;
  • Febre;
  • Fraca evolução do peso;
  • Irritação ou choro durante a alimentação;
  • Perda de apetite;
  • Perda de urina;
  • Posição do corpo estranha (costas arqueadas ou pescoço torto).

Se a estes sinais acrescentar a maior quantidade de leite expelida e uma maior frequência do ato de bolçar, então deve consultar um médico. 

Estes são sinais que podem ser sintomas de outras doenças, desde o refluxo gastroesofágico até a uma alergia às proteínas do leite da vaca, por exemplo.

Numa consulta médica, será feito o devido diagnóstico e dar-se-á início ao tratamento necessário, o mais cedo possível.

Contudo, se o seu bebé estiver bem-disposto, sem apresentar qualquer tipo de desconforto e continuar a aumentar o seu peso de forma saudável, então pode descansar porque o bolçar é perfeitamente normal.

Mesmo assim, pode dar uma ajuda para que aconteça menos.

 

Como evitar que o bebe bolce?

Para que o seu bebé evite bolçar, há uma série de medidas que pode tomar.

Antes de mais, deve procurar fazer com que o bebe arrote tanto a meio da refeição, como no final. Ao mesmo tempo, pode também passar a dar menos quantidades de leite, mas mais vezes ao longo do dia.

Outra dica para evitar o bolçar implica a utilização de roupas que não apertem a barriguinha do bebé ou manter a cabeceira do berço um pouco elevada, evitando deitá-lo imediatamente depois de uma refeição.

Estas são dicas simples, mas preciosas para evitar o bolçar do seu mais pequeno. Mesmo assim, lembre-se que cada bebé é único. Há bebés que, simplesmente, vão bolçar mais do que outros.

Encare a situação com toda a naturalidade do mundo, alimente-o de forma calma e evite estimulá-lo logo após as refeições. Ao mesmo tempo, preste atenção aos sinais que partilhámos consigo e, sempre que necessário, converse com o seu médico.

Como encara esta situação aí em casa? Conte-nos tudo e partilhe com a comunidade Bolas de Sabão!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter