Começou a maravilhosa aventura que é cuidar de um recém-nascido! Por entre todas as novas questões que mães, pais e demais família possam ter acerca do seu bebé – com o tempo, prometemos responder a tudo –, há uma questão que é sempre intrigante: qual vai ser, afinal, a cor dos olhos do bebé?

Serão os olhos da mesma cor com que a criança nasceu? Ficarão daquele azul-acinzentado ou mais para o castanho-mel quase de ouro, tão bonito? Será que vão mudar? Quando?

Continue a ler e descubra tudo sobre a cor dos olhos do bebé!

 

Evolução da cor dos olhos do bebé

Tal como a cor do cabelo ou da pele, também a evolução da cor dos olhos do bebé depende de uma proteína chamada melanina. No ser humano, a melanina espalha-se pelo corpo produzida através de umas células específicas chamadas melanócitos.

Quando os melanócitos espalham uma quantidade menor de melanina, a cor dos olhos do bebé tende a ser mais azulada, por exemplo. A evolução da cor dos olhos do bebé está diretamente associada à quantidade de melanina presente no corpo – um pouco mais e a cor dos olhos do bebé evolui de um tom mais azulado para o verde. Ainda um pouco mais e tornam-se castanhos (a cor mais comum) e quando os melanócitos estão mesmo muito ativos e a melanina existe em grandes quantidades, a cor dos olhos do bebé pode ser mesmo muito escura.

Contudo, há um dado curioso: os melanócitos são muito estimulados pela luz natural, algo que não existe dentro do ventre da mãe. Logo, é muito normal para os bebés nascerem com os olhos azuis e a cor evoluir, mais tarde, para o castanho.

 

O que determina a cor dos olhos do bebé?

Se é a quantidade de melanina que influencia a cor dos olhos do bebé, então o que é que influencia a melanina? Neste caso particular, é a genética. Assim, podemos dizer então que o que verdadeiramente determina a cor dos olhos do bebé acabam por ser os genes: o ADN que os bebés herdam de mães e pais.

Quando ambos os pais apresentam a mesma cor, o mais provável é o bebé partilhar com eles essa mesma característica, devido aos genes que recebeu.

Mas imagine que ambos os pais têm olhos castanhos, mas que um dos avós tinha olhos azuis. Aqui, as hipóteses de a cor dos olhos do bebé serem azuis aumenta um pouco. No caso de a mãe ter olhos azuis e o pai olhos castanhos, então essa probabilidade passará a ser de 50-50.

Embora seja muito pouco provável, é também possível que a cor dos olhos do bebé seja azul, mesmo quando ambos os pais têm olhos castanhos ou vice-versa. No entanto, essa probabilidade é muito diminuta. 

Por último, existe um caso específico no qual a cor dos olhos do bebé é diferente de olho para olho (um azul e um castanho, por exemplo). Quando isso acontece, deve consultar um médico, uma vez que esse é um dos sintomas da síndrome de Waardenburg, que, contudo, é muito raro.

Olhos de Leite

Porque muda a cor dos olhos do bebé?

Quando nascem, é muito normal a cor dos olhos do bebé apresentar uma cor mais acinzentada à qual se pode chamar de “olhos de leite”.

Mais uma vez, isso deve-se à ação dos melanócitos e, portanto, à melanina, cuja ação é estimulada pela luz natural.

Por isso mesmo, a mudança de cor dos olhos do bebé acontece por causa da estimulação dos melanócitos que ocorre devido à ação da luz. Por outras palavas, esta mudança começa a ter lugar logo à nascença, a partir do momento em que as crianças começam a interagir com a luz natural, principalmente durante o primeiro ano de vida.

 

Quando se define a cor dos olhos do bebé?

Por tudo isto, a definição da cor dos olhos do bebé pode ser uma verdadeira viagem, com paragens em três momentos muito importantes: os seis meses, o primeiro ano de vida e, mais tarde, entre os cinco e os seis anos de idade.

Estes são os momentos que verdadeiramente definem a cor dos olhos do bebé.

Como vimos, a exposição à luz natural logo após o nascimento é o que realmente coloca os melanócitos que espalham a melanina a funcionarem a todo o vapor – a cor dos olhos do bebé começa a definir-se logo aí, embora os olhos escuros tenham a sua definição mais precoce.

O seu trabalho atinge um primeiro pico de atividade na meta dos seis meses. Por esta altura, é possível fazer já uma aposta acerca da cor dos olhos do bebé, embora a verdade é que ainda possam existir algumas alterações daí para a frente, até aos 12 meses.

Contudo, estas alterações tendem a ser muito diminuídas e, no primeiro ano de vida, a cor dos olhos do bebé pode classificar-se como “definida” para a maioria das crianças.

Mesmo assim, existem algumas crianças que até aos cinco ou seis anos apresentam ainda algumas diferenças de cor, ainda que estas possam ser muito subtis. É depois desta fase que a alteração da cor se torna extremamente rara – tendo apenas lugar devido ao aparecimento de alguma doença particular ou devido à interferência de algum medicamento em específico.

Agora que já sabe como evolui a cor dos olhos do bebé, partilhe connosco:

Qual é a cor dos olhos do seu bebé? Com que cor nasceram? 

 


 

Referências:

1. https://www.dodot.pt/recem-nascido/desenvolvimento/artigo/em-que-idade-e-que-a-cor-dos-olhos-dos-bebes-se-define

2. https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/Pages/Newborn-Eye-Color.aspx

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter