Muitas mães sentem algumas dificuldades em adaptarem-se aos primeiros tempos de amamentação. Nem sempre as coisas correm como o que esperávamos, não é? Mas isso é absolutamente normal!
Por isso mesmo, existem várias soluções à sua disposição. Hoje, falamos-lhe de uma dessas soluções: a concha de amamentação.
O que é a concha de amamentação?
A concha de amamentação é um pequeno acessório que ajuda (e muito) durante o período de amamentação da mulher. Também conhecido por coletor de leite ou concha coletora de leite, esse é mesmo o seu principal objetivo.
Imagine que está a produzir leite em excesso, por exemplo. Graças a um pequeno reservatório incorporado, a concha de amamentação permite que esse leite seja recolhido sem que isso crie um embaraço ou qualquer tipo de barreira para a mamã.
Mas durante esta fase, que ainda é de adaptação, a última coisa de que precisa são as feridas ou as fissuras que podem ocorrer na zona dos mamilos. Esta é uma situação normal, mas que a concha de amamentação também ajuda a resolver.
Para que serve a concha de amamentação?
Mais do que o armazenamento do leite materno produzido em excesso, a concha de amamentação tem a capacidade de cumprir ainda com outros propósitos.
Além de colher o leite em excesso e de ser facilmente lavável e reutilizável, a concha de amamentação ajuda também a aliviar algumas das dores mais comuns que as recentes mamãs podem sentir durante este período inicial.
Isto é particularmente verdadeiro se a mamã tiver os mamilos sensíveis, sofrer algum tipo de lesões ou sentir algum tipo de dores devido ao aparecimento de fissuras dos mamilos ou outro tipo de complicações.
A concha de amamentação é feita a partir de diversos materiais, existindo inclusive uma versão em prata.
Contudo, é em silicone que a grande maioria tende a ser produzida: o silicone é confortável e adapta-se facilmente ao corpo.
Quando a concha de amamentação é em silicone, é cómoda de utilizar e algumas destas conchas coletoras de leite vêm também com pequenos orifícios que permitem a circulação do ar. Isto mantém a zona seca e saudável e ajuda a cicatrizar as feridas que ali possam existir.
A concha de amamentação é utilizada por baixo do soutien e protege toda a zona sensível do contacto direto com a roupa, evitando não só o contacto direto da pele com o tecido, mas também o potencial embaraço de o leite em excesso manchar a roupa do dia a dia.
Por último, a concha de amamentação pode ainda cumprir um terceiro propósito, que tem lugar ainda durante a gravidez, e que é preparar os seios da mulher para esta fase: a concha de amamentação pode ser utilizada durante a gravidez para ajudar a inverter o mamilo plano ou invertido.
Como usar a concha de amamentação?
Um dos principais benefícios da concha de amamentação é a possibilidade que oferece de ser utilizada de forma discreta.
A concha de amamentação deve ser colocada sobre o seio da mulher, por baixo do soutien. Mesmo assim, deve ser utilizada com peso e medida.
A sua utilização contínua ao longo do dia não é recomendada. Mesmo tendo em conta a existência de orifícios que permitem a circulação do ar, a verdade é que, muitas vezes, as lesões que se criaram precisam de mais do que isso.
Assim, a concha de amamentação deve ser utilizada enquanto complemento ou apenas em caso de necessidade.
Por outras palavras, a sua utilização deve ser avaliada caso a caso. Sempre que for necessário, consulte a sua equipa médica sobre a melhor forma de aproveitar os benefícios que concha de amamentação pode oferecer.
Benefícios da concha de amamentação
Além dos benefícios já mencionados, como o facto de ajudar a inverter o mamilo e a formar o bico do peito, de ajudar a prevenir ou a cicatrizar fissuras e de se adaptar muito bem ao seio da mulher, a concha de amamentação é ainda um acessório higiénico e facilmente esterilizável.
Quando a utiliza, evita o contacto direto com o soutien ou com outros materiais que podem prejudicar as lesões já existentes, garante que o leite produzido em excesso se mantém armazenado e sente-se mais confiante, na segurança de um conforto bem merecido.
Já utilizou uma concha de amamentação? Como foi a experiência? Partilhe connosco e ajude-nos a fazer crescer a comunidade Bolas de Sabão.
Gostou deste artigo?
1Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.