Os jogos para crianças de 2 anos desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico e social dos mais pequenos.

É natural que assim seja. Afinal, os primeiros anos acabam por refletir uma fase da vida na qual o processo de descoberta é diário. As novas experiências fazem parte do dia a dia dos mais pequenos – e as brincadeiras também, claro!

Por isso mesmo, os jogos para crianças de 2 anos são uma forma divertida de aprender e de interagir com os outros a todos os níveis.

Além disso, a grande maioria dos jogos para crianças de 2 anos apresenta regras próprias. Ou seja, acabam por ser também uma forma de as crianças aprenderem mais um pouco acerca de si próprias, ajudando-as a descobrir os seus próprios limites e os seus gostos pessoais.

Então, quais são os melhores jogos para crianças de 2 anos?

 

Jogos para crianças de 2 anos: formas, puzzles e quebra-cabeças

Tanto os quebra-cabeças como as brincadeiras que envolvem a classificação de formas variadas (seja por tamanho ou por cores) ajudam ao desenvolvimento cognitivo dos mais pequenos, mas também contribuem para a sua coordenação motora.

Os puzzles mais simples – compostos por grandes peças – tendem a ser um dos jogos para crianças de 2 anos mais indicados, mas existem outros:

 

Correspondência entre nomes e imagens

De um lado, coloque uma pilha de imagens; do outro lado, uma pilha de cartões ou folhas de papel com o nome correspondente a essa imagem. Agora, misture tudo!

O jogo? Peça à criança para combinar as imagens de um lado com os nomes correspondentes do outro. 

Este é um dos jogos para crianças de 2 anos que não só fomentam o desenvolvimento cognitivo, como promovem o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário.

 

Ordenar Formas

Um dos jogos para crianças de 2 anos mais clássicos é aquele que lhes pede para colocarem as peças de uma determinada forma no local correspondente a essa mesma forma.

No caso de a criança ter um cubo na mão, a forma correspondente é, claro, a forma de um quadrado. Este tipo de jogos para crianças de 2 anos é muito fácil de encontrar no mercado, mas também é bastante fácil de criar um puzzle deste género em casa.

Para isso, basta recortar numa folha de papel ou numa cartolina, por exemplo, diferentes formas geométricas básicas, tais como círculos, quadrados, triângulos ou retângulos – já está! 

Este é um jogo para crianças de 2 anos que pode inventar num instante e que contribui para a resolução de problemas e para o desenvolvimento da coordenação motora. 

 

Blocos de Construção

Outro dos jogos para crianças de 2 anos mais clássicos envolve a construção – e a desconstrução!

Utilizando blocos das mais diversas formas e cores, o objetivo deste jogo é simples: construir uma torre, empilhando os blocos uns em cima dos outros. Mas o jogo não acaba aqui. Talvez a parte mais divertida venha a seguir: deitar a torre abaixo!

Este tipo de jogos para crianças de 2 anos promove a coordenação motora, mas também contribui para o desenvolvimento da criatividade e para uma maior noção do espaço. 

Além disso, estes jogos para crianças de 2 anos são também muito fáceis de adquirir, existindo ainda uma versão mais em conta e que pode fazer em casa: copos de plástico.

Em conjunto com os pequenos, pinte os copos de plástico de diferentes cores, deixe secar e toca a empilhar!

 

Jogos para crianças de 2 anos: corrida, surpresa e diversão

Alguns jogos para crianças de 2 anos são também excelentes para o desenvolvimento das coordenações motoras do corpo, para além de contribuírem em igual medida para a interação e o desenvolvimento social dos mais pequenos.

No entanto, dentro deste campo, há um jogo que se destaca de todos os outros. Aliás, o mais certo é até fazer parte da sua infância.

 

Brincar às escondidas

Brincar às escondidas faz parte da infância de muitos de nós. Na altura, talvez ainda não o soubéssemos, mas a verdade é que já então estávamos a desenvolver a nossa coordenação motora e as nossas capacidades cognitivas, emocionais e sociais.

Mas...com dois anos? 

É verdade. Considerar as “escondidas” como um dos melhores jogos para crianças de 2 anos pode parecer demasiado complexo, mas a ideia é mesmo simplificar a brincadeira. 

Ou seja, ajude as crianças a encontrarem-na! Um pouco como o jogo do “quente e frio”, vá dando algumas pistas aos mais pequenos, através de frases simples sobre o local para onde se devem dirigir.

Desta forma, promove a brincadeira, o exercício e a interação – e provoca todo o tipo de surpresas e emoções sempre que eles o encontrarem!

Por último, existe ainda uma componente sensorial e de exploração que deve ser sublinhada, na medida em que os mais pequenos partem, literalmente, à descoberta e, claro, mexendo em tudo à sua volta!

Existe ainda uma versão mais simples deste jogo para crianças de 2 anos: o “Cucu!” Este é outro dos clássicos jogos para crianças de 2 anos e, para o jogar, basta esconder os olhos com as mãos e, passado um pouco, mostrar um sorriso e um “cucu”!

Jogos para crianças de 2 anos

Jogos para crianças de 2 anos: tempo para imaginar

A imaginação é uma componente tão importante quanto a cognição ou o desenvolvimento das capacidades motoras de uma criança. 

Por isso, é importante encontrar jogos para crianças de 2 anos que lhes ofereçam tempo para imaginar. Neste campo, existem vários clássicos: desde o brincar às casinhas até à imitação dos mais variados animais – “como faz o elefante?”

Nestes jogos para crianças de 2 anos o mais importante é mesmo deixar a imaginação reinar e abrir espaço para que os mais pequenos se exprimam à vontade! 

Deixe que se transformem nas personagens que mais desejarem, incentivando-os a tomarem papéis diferentes de vez em quando, de modo a exercitarem a imaginação e a desenvolverem empatia pelo outro.

 

Jogos para crianças de 2 anos: linguagem e vocabulário

Depois de tanta imaginação, de tanta correria e de tanta brincadeira, o que fazer nas horas vagas ou durante aqueles dias mais calmos?

Também aqui se encontram diferentes tipos de jogos para crianças de 2 anos que prometem ocupar o tempo, enquanto promovem o desenvolvimento cognitivo, nomeadamente através da linguagem e do vocabulário.

Contudo, talvez este não possa ser exatamente considerado um jogo para crianças de 2 anos. Experimente por si própria e conte-nos como correu.

 

Hora da História

Muitas vezes, a hora da história é reservada para a hora da caminha, mas nem sempre precisa de ser assim.

Nos momentos mais calmos – talvez num dia mais chuvoso – a hora da história pode muito bem ser um bom jogo para crianças de 2 anos. Aliás, este é um dos melhores jogos para crianças de 2 anos para as manter ocupadas e a interagir com os outros.

É muito fácil: utilize livros ilustrados ou criem em conjunto as vossas próprias histórias, contando-as através de desenhos também!

Aqui, o principal objetivo deste jogo para crianças de 2 anos não é tanto fazer a criança adormecer mas, antes, convidá-la a interagir consigo, convidando-a a questionar o que acabou de ouvir e a acrescentar as suas próprias ideias.

 

A importância dos jogos para crianças de 2 anos

Mais do que entretenimento, os jogos para crianças de 2 anos são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento dos mais pequenos.

As sugestões que partilhamos consigo são apenas algumas das muitíssimas opções de jogos para crianças de 2 anos que encontra à sua disposição. Tenha, no entanto, em atenção que deve adaptar o jogo à sua criança, e se ela apresentar alguma dificuldade não significa que seja pior, é apenas diferente e poderá precisar de mais atenção!

Na verdade, por aqui se vê também a sua importância: no que aos jogos para crianças de 2 anos diz respeito, a imaginação é mesmo o limite!

Por isso, partilhe connosco também: quais os seus jogos para crianças de 2 anos favoritos?

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter