A dermatite perioral infantil é uma forma de dermatite que costuma atingir a boca dos bebés. Saiba como tratar esta inflamação.
Há vários tipos de dermatite, nomeadamente a dermatite atópica e a seborreica (ou crosta láctea), entre outras.
Em termos gerais, o termo “dermatite” designa qualquer fenómeno inflamatório presente na pele. Já o termo “perioral” refere-se à região em torno da boca e, no caso, à zona afetada por esta inflamação.
Embora este tipo de dermatite seja um problema comum que afeta diversas pessoas, a verdade é que também tende a atingir particularmente crianças e mulheres em idade fértil.
O que é a Dermatite Perioral?
A dermatite perioral é uma inflamação da pele que surge à volta da boca, podendo afetar bebés. É precisamente quando o problema se manifesta tanto em bebés como em crianças que o termo passa a ser designado como dermatite perioral infantil.
Esta inflamação consiste numa erupção cutânea avermelhada e que apresenta saliências que surgem em torno da boca e no queixo. Contudo, existem outros problemas que apresentam algumas semelhanças com a dermatite perioral, nomeadamente acne, rosácea ou ambos.
A dermatite perioral pode surgir em qualquer idade e é menos comum em homens. Uma grande maioria dos casos (90%) tende a manifestar-se em mulheres com idades compreendidas entre os 16 e os 45 anos.
Mesmo assim, a dermatite perioral pode também desenvolver-se em crianças, bem como em bebés! Nestes casos, a condição tende a afetar mais as meninas do que os meninos, com a média de idades de crianças afetadas a situar-se nos 6,6 anos.
Sintomas da Dermatite Perioral Infantil
O principal sintoma da dermatite perioral infantil manifesta-se mediante o aparecimento de um prurido cutâneo avermelhado e a formação de pequenas borbulhas que surgem à volta da boca e sobre o queixo. Estas pequenas borbulhas, muito caraterísticas da condição, podem conter fluído ou pus.
No início, a erupção típica da dermatite perioral infantil começa entre as pregas de pele nas laterais do nariz (prega nasolabial). Com o tempo, passam então a espalhar-se ao redor da boca (a região perioral).
Por último, as borbulhas podem ainda espalhar-se em torno dos olhos e na testa e, à medida em que o prurido se agrava, podem até provocar ardor e uma maior comichão que, por sua vez, pode dar origem a feridas.
Causas da dermatite perioral infantil
A causa exata da dermatite perioral é desconhecida. No entanto, há fatores que se encontram relacionados com a condição e que, por isso, se consideram possíveis causas.
Por exemplo, o uso da chupeta implica a presença de humidade da saliva e a maceração da zona à volta da boca dos bebés, o que pode provocar a dermatite perioral infantil.
Eis alguns dos outros fatores que podem favorecer a inflamação da pele muito caraterística destas condições:
- Historial familiar de dermatite atópica;
- Utilização de chupeta;
- Baba constante;
- Uso de pastas de dentes e outros produtos com flúor;
- Aplicação de cosméticos, como cremes que contenham parafina ou derivados do petróleo;
- Colocação de medicamentos corticosteroides sobre a pele;
- Exposição acidental da pele a medicamentos corticosteroides nasais ou por inalação;
- Uso de protetores solares;
- Rosácea.
Estes são apenas alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas associados à dermatite perioral infantil.
Tratamento para dermatite perioral
Apesar de muitas pessoas pensarem ou temerem o contágio da dermatite perioral, a verdade é que esta condição não é contagiosa. Mesmo a dermatite perioral grave não pode ser transmitida por contacto, nem pela utilização de objetos pessoais.
Ou seja, a dermatite perioral infantil não é contagiosa e pode ser tratada.
Existem medidas que contribuem para acelerar a recuperação e os tratamentos podem incluir medicação. No entanto, é importante ter em conta que para os sintomas desaparecerem por completo poderão ser necessárias algumas semanas ou, nos casos mais graves, demorar vários meses. Logo, convém ter alguma paciência e não desesperar.
Geralmente, a dermatite perioral infantil manifesta-se de forma benigna nas crianças. Após 2 ou 3 semanas, o problema começa a resolver-se de forma espontânea e a desaparecer por completo. Além disso, é raro o prurido deixar algum tipo de cicatriz.
No entanto, em determinados casos, algumas alterações na pigmentação podem ser apresentadas. A utilização de corticosteroides poderá fazer com que a doença reapareça nas crianças, por exemplo.
Medicação para os casos ligeiros de dermatite perioral infantil
Nos quadros pouco graves de dermatite perioral infantil, recomenda-se a utilização de antibióticos de aplicação tópica ou medicamentos destinados ao acne, de aplicação tópica.
Mesmo assim, deve sempre aconselhar-se junto de um médico especialista ou junto de um farmacêutico, de modo a garantir a segurança do tratamento.
Medicação para os casos graves de dermatite perioral infantil
Nas situações mais severas de dermatite perioral infantil, recomenda-se a utilização de antibióticos de uso oral. Estes antibióticos podem diferir de caso para caso e, principalmente, de idade para idade.
Tal como acontece com os casos ligeiros de dermatite perioral infantil, também os casos mais graves da condição requerem um acompanhamento médico especializado. Informe-se junto da sua equipa médica ou junto do seu farmacêutico.
Como evitar a Dermatite Perioral Infantil?
Embora as suas causas sejam desconhecidas, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar a dermatite perioral infantil:
- utilizar cremes hidratantes e de limpeza de pele suaves e sem perfume e evitar o uso de cosméticos e de outros produtos nas áreas de pele afetadas;
- deixar de usar dentífricos e outros produtos orais que contenham flúor (ou limitar ao máximo o seu uso) – recomenda-se que se informe junto do seu médico dentista, também;
- evitar ou interromper a utilização de cremes e de medicamentos que contenham corticosteroides;
- evitar ou interromper a utilização de produtos de limpeza de pele com perfumes e esfoliantes;
- reduzir ou descontinuar o uso de maquilhagem e de protetor solar.
Existem ainda cuidados a ter com a alimentação e o estilo de vida que podem ajudar a prevenir o surgimento dos sintomas associados à dermatite perioral infantil. Um estilo de vida e uma alimentação saudáveis são essenciais para evitar o aparecimento desta e de outras condições.
Gostou deste artigo?
1Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.