Sabia que a menarca é a primeira menstruação da sua filha?
Os filhos são aqueles pequenos seres que todos os dias estão maiores e quando damos por eles já estão crescidos e são aquela palavra que os pais mais temem. Adolescentes!
É verdade, adolescentes com muitas questões, por isso é melhor antecipar algumas perguntas e começar já a informar-se. Deixamos respondidas algumas das perguntas mais pertinentes. Vamos lá às fases da puberdade!
O que é a Menarca?
A menarca é o nome que se dá à primeira menstruação de uma menina, mas na verdade a menarca é muito mais que isso, é o colmatar de inúmeras alterações biológicas e físicas. A menarca marca a maturação sexual e o início da vida reprodutiva da mulher.
Por outas palavras, a puberdade chegou!
Quando aparece a primeira menstruação?
Apesar de a menarca ser considerada um evento tardio dentro do processo puberal, só até então muitos pais se apercebem que as suas meninas estão a tornar-se mulheres.
A transformação está a acontecer há frente dos seus olhos
A primeira menstruação, ou seja a menarca, não aparece na mesma faixa etária a todas as meninas, existem fatores externos que fazem com que haja alterações, são eles o contexto ambiental, genético, etnia, nível socioeconómico e condição nutricional.
Embora estes fatores sejam levados em consideração, as meninas têm a primeira menstruação em média aos 12 anos de idade.
Menarca precoce
A menarca, tal como referido anteriormente, aparece em diferentes faixas etárias, algumas meninas experienciam os sintomas da primeira menstruação precocemente, aos 9 anos.2
Menarca tardia
Chama-se menarca tardia à menstruação que ainda não apareceu tendo a menina 16 anos ou mais. Neste caso, não tão recorrente, é importante levar a menina ao médico e fazer exames.2
Sintomas da primeira menstruação
A primeira menstruação não é só a primeira menstruação, é também um conjunto de emoções distintas. Algumas meninas ficam bastante sensíveis e emocionais, outras ficam nervosas ou enervadas e, ainda nem falámos dos muitos outros sintomas físicos.
Aos sintomas antes da menstruação chamamos de Tensão Pré-Menstrual - TPM. O TPM carateriza-se pelo estado emocional e físico em que a mulher ou adolescente se encontra antes do período aparecer.8
Sintomas físicos:
- Aumento do apetite;
- Inchaço mamário e uterino;
- Dores de cabeça, rins e baixo-ventre;
- Cansaço;
- Acne;
- Cólicas.
Sintomas emocionais:
- Mudanças de humor;
- Tristeza, ansiedade, depressão;
- Irritabilidade;
- Problemas de concentração;
- Aumento da sensibilidade, choro fácil.
As meninas podem experienciar sintomas da menstruação (TPM) desde a menarca. Há alguns sintomas são mais constantes do que outros, como é o caso das cólicas. As cólicas são uma consequência da contração do útero, é desta forma que a parede do útero é expelida pela vagina. As cólicas normalmente são mais dolorosas nos primeiros dias da menstruação.8
Uma forma de aliviar os sintomas da primeira menstruação é através da prática de exercício físico ou pela aplicação de uma compressa quente, saco de água quente ou banho quente.
Menstruação
A menstruação, também reconhecida como período, é o sangramento vaginal que ocorre todos os meses caso não ocorra a fertilização do óvulo.
A menstruação é uma consequência da preparação do corpo para o alojamento de um óvulo na parede do útero, quando o mesmo não acontece, a camada espessa da parede do útero vai ser expelida em conjunto com o óvulo não fecundado.
O período usualmente inicia-se entre os 12 e os 15 anos de idade e termina entre os 45 e os 55. Ao término do período dá-se o nome de menopausa.4
Ciclo menstrual
O ciclo menstrual é o intervalo entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte, ou seja, a menstruação é parte do período menstrual. Um ciclo dura tipicamente 28 dias. Apesar de haver variações, as adolescentes têm a menarca entre os 12 e os 13 anos, no entanto pode ser influenciada por fatores como alimentação, exercício físico, stress, obesidade ou anorexia.
Cada mulher é uma mulher, cada ciclo é um ciclo
Inicialmente, após a adolescente ter a sua primeira menstruação, é normal o ciclo ter algumas flutuações e não corresponder aos típicos 28 dias. Algumas meninas após a menarca chegam até a experienciar meses em que não ocorre menstruação, não sendo de todo um ciclo regular inicialmente.
Apesar de poder ou não ser regular, é sempre importante ir acompanhando o ciclo menstrual. É bastante fácil, basta arranjar um calendário a assentar o primeiro e o último dia da menstruação e já está, temos um calendário menstrual!
O acompanhamento do ciclo menstrual ajuda a prever quando será a próxima menstruação e é uma informação pertinente caso seja necessário falar com o médico.
Ovulação
A ovulação é o processo em que um ovo maduro é libertado pelo ovário e desce até as trompas de falópio para ser fertilizado. Todos os meses este ciclo repete-se, um óvulo amadurece e é expulso, a diferença é que quando um óvulo encontra um espermatozóide e é fecundado, este implanta-se no útero e mais tarde dá origem a um bebé, no caso de o óvulo não ser fecundado, o mesmo vai ser expulso em simultâneo com o endométrio (parede do útero).
O período da ovulação é dividido em dois estágios:
- Fase folicular: Inicia-se com o começo da menstruação e termina com a ovulação.
- Fase lútea: Principia no dia em que começa a ovulação e finda no período seguinte.
Apenas um óvulo é libertado em cada ciclo, na eventualidade de serem libertados dois óvulos, se fecundados, darão origem a gémeos.
O óvulo tem um intervalo de vida entre 12 e 24 horas após deixar o ovário.
A libertação do óvulo pelas trompas de falópio nem sempre corre como previsto, existem fatores externos que podem condicionar a saída do óvulo, como por exemplo stress ou doenças.
Período Fértil
O período fértil é o intervalo de tempo em que a mulher vai ovular e as hipóteses de engravidar são maiores. Este período inicia-se nos 5 dias antes da ovulação, sendo estes dias e o dia da ovulação, a melhor altura para engravidar.5
O período fértil tem a duração de 6 dias, no entanto é possível engravidar fora deste período, mesmo que a data de ovulação não se altere muito. De uma maneira geral, a ovulação ocorre cerca de 14 dias (duas semanas) após o primeiro dia do período menstrual.5
Se a mulher tiver um ciclo menstrual regular, é mais fácil apurar o dia aproximado da ovulação e ter mais hipóteses de engravidar. No entanto, nem sempre é seguro confiar nestas indicações, uma vez que, o dia da ovulação pode variar de ciclo para ciclo em cada mulher, sendo por isso difícil chegar a uma regra ou janela fértil que se aplique a todas as mulheres.
Outra forma de saber se está no período fértil é através de um teste de ovulação, que pode adquirir numa farmácia. Durante o período fértil a mulher experiencia um aumento da secreção vaginal e da libido. O muco vaginal torna-se mais abundante, fluido e transparente, de forma a facilitar a entrada dos espermatozóides no colo do útero.
Dores menstruais
A menstruação nunca aparece de surpresa, sabia?
Quando a menstruação ocorre vem quase sempre acompanhada de dores, náuseas ou de algum outro desconforto, é o que comumente chamam de sintomas da menstruação. Apesar das dores de menstruação serem recorrentes, não demonstram o mesmo grau de intensidade em todas as meninas, havendo raparigas que sofrem dores moderadas e outras que sofrem dores angustiantes, que chegam a condicionar a realização das tarefas diárias. A estas dores dá-se o nome de dismenorreia.
(…)cerca de 50% a 90% das mulheres apresentem cólica uterina em algum momento de suas vidas, sendo que 10% das pacientes tornam-se incapazes de desenvolver suas atividades habituais em decorrência da dor.3
A dismenorreia é a dor pélvica provocada pela libertação de prostaglandina, a hormona que faz o útero contrair para expulsar o endométrio (tecido que recobre a parede interna do útero). Existem dois tipos de dismenorreia: primária e secundária. A dismenorreia primária é o que chamamos as dores menstruais que não estão associadas a outras doenças, ao contrário da dismenorreia secundária, que é uma dor pélvica associada a doenças como tumores pélvicos, miomas ou fibromas.6
Puberdade Feminina
Bem-vindo à puberdade! Os pelos começam a aparecer, as maminhas a crescer e os interesses começam a ser outros, prepare-se para conversar com a sua filha sobre soutiens ou depilação, estes são temas que vão levantar questões.
Papá, papá, o que é a puberdade?
A puberdade é a fase em que se dá a transição entre a infância e a idade adulta. A puberdade começa quando o hipotálamo (região do cérebro) liberta gonadotrofina, que vai até à glândula pituitária, que por sua vez começa a libertar outas hormonas (luteinizante e hormônio folículo-estimulante) que vão até aos folículos dos ovários e fazem com que estes libertem óvulos e que comece a ser produzido estrogénio, dando inicio à menstruação.1
Geralmente a puberdade feminina inicia-se entre os 8 e os 13 anos de idade, mas só começa a ser visível quando aparecem sinais físicos desse desenvolvimento, como aumento mamário, pelos púbicos, alargamento das ancas.1 E diga olá ao acne, ele também vai aparecer ai por casa!
Referências
1. Dowshen, S. (2015) Understanding Puberty (for Parents), kidshealth. Disponível em: https://kidshealth.org/en/parents/understanding-puberty.html (Acedido: 16 de Janeiro de 2020).
2. Glueck, C. J. et al. (2013) «Early and late menarche are associated with oligomenorrhea and predict metabolic syndrome 26 years later», Metabolism: Clinical and Experimental, 62(11), pp. 1597–1606.
3. Korin, D. (2001) «Novas perspectivas de gênero em saúde», Adolesc. latinoam, 1414(2), pp. 67–79. Disponível em: http://ral-adolec.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-71302001000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=pt (Acedido: 16 de Janeiro de 2020).
4. Menstruation (sem data) plannedparenthood. Disponível em: https://www.plannedparenthood.org/learn/health-and-wellness/menstruation (Acedido: 20 de Janeiro de 2020).
5. Ovulation - Better Health Channel (2818) Better Health Channel. Disponível em: https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/ConditionsAndTreatments/ovulation (Acedido: 20 de Janeiro de 2020).
6. Proctor, M. e Farquhar, C. (2006) Clinical review Diagnosis and management of dysmenorrhoea. Auckland.
7. Understanding Ovulation (2020) American Pregnancy Association. Disponível em: https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/understanding-ovulation/ (Acedido: 17 de Janeiro de 2020).
8. What Can I Do to Relieve Cramps & PMS? (sem data) plannedparenthood. Disponível em: https://www.plannedparenthood.org/learn/health-and-wellness/menstruation/what-can-i-do-about-cramps-and-pms (Acedido: 20 de Janeiro de 2020).
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.