O melasma na gravidez é um dos resultados das muitas alterações hormonais que ocorrem durante o período de gestação da mulher.
Apesar de a condição poder afetar qualquer mulher, em qualquer idade, a verdade é que as grávidas são mais suscetíveis, uma vez que a sua pele se torna mais sensível durante esses meses.
Caracterizado por manchas na pele, o melasma na gravidez é bastante frequente em grávidas e afeta um grande número de mulheres, incluindo mães em fase de pós-parto.
O tom de pele torna-se irregular e as manchas começam a aparecer um pouco por todo o corpo, incluindo axilas, mamilos, umbigo e virilhas. Contudo, é na cara que o melasma na gravidez se faz mais notar.
Para saber como cuidar da pele durante a gravidez, bem como prevenir o aparecimento destas manchas no corpo, continue a ler.
O que é o Melasma na Gravidez?
O melasma na gravidez é um distúrbio da pigmentação da pele, provocado pelas alterações hormonais do corpo durante a fase gestação da mulher.
É bastante frequente e é reconhecido pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares, um pouco por todo o corpo, mas principalmente nas partes mais expostas ao sol.
Exemplo disso é a zona da cara, na qual o melasma na gravidez tende a incidir sobre o nariz, as maçãs do rosto e a testa.
Estas manchas costumam começar a aparecer durante o 2º trimestre de gravidez e desaparecem naturalmente ao longo do primeiro ano após parto. Mesmo assim, como veremos, existem formas de prevenir o aparecimento do melasma na gravidez.
Causas do Melasma na Gravidez
A principal causa para o melasma na gravidez é mesmo a gravidez, propriamente dita. Durante cerca de nove meses, o corpo da mulher é submetido a diferentes alterações corporais e hormonais.
Pelo meio dessas alterações, a produção de melanina altera-se e aumenta. Resultado: começam a aparecer manchas na pele.
É por isso que a exposição solar está diretamente associada ao melasma na gravidez.
E embora as alterações hormonais tenham um impacto profundo no aparecimento do melasma na gravidez, a verdade é que existe também uma predisposição genética que influencia o seu aparecimento.
Contudo, o facto mantém-se: durante a gravidez, a pele fica mais sensível e, por isso, mais suscetível ao melasma gestacional ou até às estrias.
Se puder, inclua um dermatologista na sua equipa de acompanhamento médico – este é o profissional de saúde mais indicado para lhe recomendar os produtos mais adequados para a prevenção e o tratamento do melasma na gravidez.
Tratamento para o Melasma na Gravidez
Apesar de o melasma na gravidez desaparecer naturalmente, muitas mulheres procuram acelerar o processo ou controlá-lo ao longo do tempo.
Nesse sentido, os cremes para a pele e outros produtos dermatológicos tendem a ser a melhor forma de tratar e controlar o melasma na gravidez.
Existem cremes mais indicados para a sua pele e cremes que contêm as substâncias de que mais precisa, como a Vitamina C.
Por outro lado, é preciso manter-se alerta, na medida em que alguns destes produtos podem também conter ativos e outros ingredientes contraindicados para grávidas.
Por isso, é importante que se informe junto dos profissionais de saúde. Converse com a sua equipa médica ou fale com o farmacêutico, de modo a descobrir o creme mais indicado para si, para a sua pele e para o seu caso específico.
Outra forma de controlar a situação é reduzir exposição ao sol, na medida do possível.
Ou seja, procure evitar as horas de maior calor e evite estar demasiado tempo exposta diretamente ao sol.
No entanto, a verdade é que o melhor tratamento para o melasma na gravidez é mesmo a prevenção.
Como evitar o Melasma na Gravidez?
Como vimos, reduzir a exposição solar é uma das melhores formas para evitar o melasma na gravidez. Na verdade, todas as medidas de prevenção do melasma na gravidez gravitam em torno do sol.
Alguns cuidados são essenciais:
- Evite estar ao sol entre as 11h da manhã e as 16h da tarde;
- Faça questão de beber muitos líquidos, ao longo do dia;
- Procure outro tipo de proteções, como chapéus e óculos de sol;
- Utilize protetor solar, mesmo em dias mais nublados.
Na prática, a melhor forma de evitar o melasma na gravidez é proteger a sua pele dos raios UV, enquanto mantém a pele hidratada ao longo de todo o dia, principalmente se for passear durante a tarde, por exemplo.
Também passou pelo melasma na gravidez? Partilhe a sua experiência com a comunidade Bolas de Sabão!
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.