O segundo trimestre da gravidez situa-se, sensivelmente, a meio da gestação e corresponde a um período, geralmente, muito especial e agradável para a gestante.

Isto, porque põe fim a alguns dos desconfortos típicos dos primeiros três meses e porque a mulher ainda tem um peso e uma condição física que lhe permite usufruir ao máximo do seu estado de graça.

Assim, no segundo trimestre da gravidez, entre o quarto e o sexto mês de gestação, ocorre o crescimento e o amadurecimento dos órgãos do bebé. 

Além disso, dá-se a formação de conexões entre os neurónios que permitem ao bebé realizar os seus primeiros movimentos, alguns dos quais percecionados pela mamã, como os comummente designados “pontapés”. 

Também é no segundo trimestre da gravidez que se desenvolvem os cinco sentidos clássicos (audição, paladar, tato, olfato e visão) e que o bebé começa a conseguir fazer ações como a sucção e a deglutição.

Quanto à gestante, o segundo trimestre da gravidez vai caracterizar-se pelo aumento dos seios e da barriga, além da dilatação do útero. 

É no segundo trimestre da gravidez que deve ser realizada a ecografia do segundo trimestre e demais consultas, exames ou análises que o médico julgue pertinentes, bem como a suplementação e a vacinação que se revele necessária para a segurança do bebé e da gestante no segundo trimestre da gravidez.

 

Quando começa o segundo trimestre da gravidez?

O segundo trimestre da gravidez tem início no quarto mês de gestação, mais exatamente na 14ª semana, prolongando-se até ao sexto mês de gestação, mais precisamente até à 27ª semana de gestação.

O segundo trimestre da gravidez é uma fase muito importante da gestação, marcada pelo desenvolvimento e pelo crescimento significativos do bebé.

 

Desenvolvimento do bebé durante o segundo trimestre da gravidez

O principal marco do segundo trimestre da gravidez é o desenvolvimento e o amadurecimento dos órgãos do bebé, como é o caso dos pulmões, fígado, intestino, rins, ossos, cartilagens e sistema reprodutor.

Geralmente, também é no segundo trimestre da gravidez que já é possível ver com mais clareza e certeza o sexo do bebé.

Ainda no segundo trimestre da gravidez prossegue o desenvolvimento do sistema respiratório do bebé que, nesta fase, já consegue fazer movimentos respiratórios, inspirando o líquido amniótico, o que lhe permite ir amadurecendo o funcionamento dos pulmões, algo que acontecerá até ao final da gestação.

Também no segundo trimestre da gravidez, as ligações entre os neurónios começam a formar-se e o cérebro continua a desenvolver-se. Os movimentos do bebé são cada vez mais notados pela mamã. Ele já tem os 5 sentidos clássicos desenvolvidos e também já tem os reflexos de sucção e de deglutição.

Por altura do final do segundo trimestre da gravidez, o pequenito mede, em média, 34,7 centímetros e a placenta garante o fornecimento de todo o alimento necessário para o bebé, através do cordão umbilical.

 

O que esperar durante segundo trimestre da gravidez?

Apesar de, por norma, o segundo trimestre da gravidez ser aquele em que as mamãs se sentem mais confortáveis e em verdadeiro estado de graça, isso não significa que o segundo trimestre da gravidez não seja também marcado por incómodos que afetam o bem-estar da mamã, como é o caso de, por exemplo:

  • Pernas pesadas, varizes e edema nas pernas e pés;
  • Obstipação;
  • Hemorróidas;
  • Azia;
  • Alterações na pele;
  • Inflamação das gengivas;
  • Lombalgias.

No segundo trimestre da gravidez, o corpo da mamã sofre bastantes mudanças. Além do aumento do volume da barriga, as mamas tornam-se maiores e pode ter início a produção do colostro, o primeiro leite para o bebé, o qual pode mesmo começar a ser expelido pelos mamilos.

Este aumento de peso generalizado pode fazer com que, neste segundo trimestre da gravidez, a mamã possa sentir dores nas costas, na região lombar, e nas pernas.

 

A natural curvatura que surge na coluna também poderá contribuir para a compressão do nervo ciático e prejudicar o equilíbrio da mamã.

 

O aumento do tamanho e do peso do útero no segundo trimestre da gravidez também podem favorecer situações como a sensação de ardor no estômago, dor na pelve, azia, hemorroidas, prisão de ventre, perda de urina e regurgitação do estômago para a boca.

É importante que partilhe com o médico que a está a acompanhar todos os incómodos e desconfortos que está a sentir durante o segundo trimestre da gravidez, de modo a que a ajude a encontrar forma de os aliviar e minimizar.

Exames durante a Gravidez | Segundo Trimestre de Gravidez

 Exames durante o segundo trimestre da gravidez

Durante o segundo trimestre da gravidez, como de resto acontece em todos os meses de gestação, há exames que é essencial realizar, de modo a ir monitorizando a evolução da gravidez e o desenvolvimento do bebé. Eis alguns desses exames:

  • Amniocentese (entre as 16 e as 18 semanas de gestação)
    Mas apenas em casos de diagnóstico pré-natal positivo para determinadas malformações, riscos ou doenças, idade materna igual ou superior a 35 anos, cromossomopatia na história familiar e/ou translucência da nuca aumentada;
     
  • Ecografia morfológica (entre as 20 e as 23 semanas de gestação)
    De modo a avaliar as estruturas anatómicas do bebé, nomeadamente o cérebro, cabeça, face, coração, pulmões, rins, abdómen, estômago, vesícula biliar, coluna vertebral, bexiga e membros, a quantidade de líquido amniótico, a morfologia do colo do útero, a localização da placenta e identificar o sexo do bebé;
     
  • Hemograma (entre as 24 e as 28 semanas de gestação)
    Para diagnóstico de eventuais problemas de anemia, infeção e baixa de plaquetas;
     
  • Prova de tolerância oral à glicose (entre as 24 e as 28 semanas de gestação)
    Como prova para rastreio adicional da diabetes, se houver indícios de diabetes mellitus ou pré-diabetes.
     
  • Urocultura (entre as 24 e as 28 semanas de gestação)
    Para rastreio da infeção urinária;
     
  • Serologia de infeções (entre as 24 e as 28 semanas de gestação)
    Apenas para gestantes que não estejam imunes à toxoplasmose ou para eventuais suspeitas de outras infeções detetáveis.

 

 Peso no segundo trimestre da gravidez

Peso na Gravidez | Segundo Trimestre

No segundo trimestre da gravidez, não é apenas o bebé que cresce e ganha peso. Também a mamã, fruto de todas estas alterações, vê os números na balança aumentarem.

Como, normalmente, com a chegada do segundo trimestre da gravidez, os enjoos dão tréguas às mamãs, elas costumam sentir mais apetite e predisposição para comer. No entanto, importa ressalvar que a alimentação de uma gestante deve ser saudável e equilibrada, sem excessos e dividida por várias refeições ao longo do dia.

Para evitar ganhos excessivos de peso durante o segundo trimestre da gravidez, aconselha-se a que as mamãs se pesem pelo menos duas vezes por semana, para controlo do peso.

As mamãs não devem ganhar mais do que 250 g por semana. Ou seja, diariamente as mamãs não devem consumir mais do que 500 calorias do que as que consumiam habitualmente, antes de estarem grávidas.

Naturalmente, estes são valores aproximados que devem ser ajustados pela equipa médica que acompanha a mamã durante o segundo trimestre da gravidez, pois há que também ter em conta aspetos como o índice de massa corporal da mamã antes de ter engravidado.

 

Alimentos e vitaminas para o segundo trimestre da gravidez

Alimentação durante a gravidez | Segundo Trimestre

No segundo trimestre da gravidez, à semelhança dos restantes meses de gestação, as mamãs devem procurar ter uma dieta rica e variada, seguindo os princípios da roda dos alimentos e evitando o consumo de alimentos crus ou mal cozinhados, no caso das mamãs que não estão imunes à toxoplasmose.

Em termos de suplementos e em função das necessidades de cada mamã, o médico que a acompanha durante o segundo trimestre da gravidez pode sugerir a toma de iodo ou ferro, para além do ácido fólico, que poderá ser obrigatório.

A obstipação pode ser um problema recorrente devido às mudanças hormonais, aumento de volume do útero e toma de suplementos pré-natais. 

Para combatê-la, sugere-se que as mamãs reforcem a ingestão de água (cerca de 2 litros por dia) e o consumo de alimentos com fibra (fruta, legumes, cereais integrais), evitando, por outro lado, alimentos como as couves ou os brócolos.

Já para evitar a azia, também frequente no segundo trimestre da gravidez, aconselha-se evitar o consumo de alimentos fritos ou muito condimentados.

 

Exercício físico durante o segundo trimestre da gravidez

Exercício na Gravidez | Segundo Trimestre

Apesar de, habitualmente, o exercício físico ser recomendado ao longo de toda a gestação, no segundo trimestre da gravidez é importante ressalvar que deve sempre conversar com o médico que a acompanha relativamente ao tipo de atividade física mais adequada para si, tendo em conta as suas características e as da sua gestação.

No entanto, hoje em dia, estão à disposição vários programas de exercícios para gestantes no segundo trimestre da gravidez, os quais se adequam a diferentes perfis de mamãs.

Porém, há opções bem simples e básicas que pode sempre pôr em prática, como fazer uma caminhada de 20 a 30 minutos, de modo a fortalecer a musculatura das costas, por exemplo.

 

É normal sentir muito sono no segundo trimestre da gravidez?

Em suma: não. Normalmente, o primeiro trimestre da gravidez caracteriza-se por muito sono, mas no segundo trimestre da gravidez pode surgir o seu oposto. Ou seja, insónias ou noites menos descansadas.

Se está a sentir dificuldades em dormir, então tente adotar algumas das seguintes medidas:

  • evite o contacto com aparelhos tecnológicos antes de ir para a cama, como é o caso da televisão, tablet, computador ou telemóvel;
  • tome um banho de água quente, antes de ir dormir;
  • eleve, ligeiramente, as pernas para evitar o desconforto dos inchaços, durante a noite.

 

Quando termina o segundo trimestre da gravidez?

O segundo trimestre da gravidez termina no sexto mês de gestação, mais exatamente na 27ª semana de gestação, altura em que se inicia o terceiro e último trimestre de gestação, o que significa que a chegada do seu bebé está cada vez mais perto de acontecer!

autor: Bolas de Sabão

0 comentários

Gostou deste artigo?

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.

Saiba mais sobre:

Acompanhe todas as novidades! Subscreva a nossa newsletter

Subscrever Newsletter