Quando falamos de vitaminas para crianças, pensamos num complemento vitamínico infantil. Será que faz sentido dar aos mais novos multivitaminas ou algum tipo de vitamina infantil?
Os especialistas defendem que, na maior parte dos casos, não se justifica dar vitaminas para crianças, já que se elas fizerem uma alimentação rica e variada, acabarão por ingerir a porção necessária de vitaminas para crianças por dia.
Quando os mais novos fazem uma dieta bem proporcionada e composta por hortícolas, fruta, gorduras saudáveis, lacticínios, carnes, pescado, ovos, leguminosas, à partida a ingestão diária de vitaminas para crianças está assegurada.
No entanto, importa lembrar que tal depende da idade e das condições de saúde da criança, já que em alguns casos a necessidade de vitaminas para crianças pode ser superior àquela que os alimentos podem dar.
Há vitaminas para bebé de 6 meses ou vitaminas para bebé de 1 ano, por exemplo. Isto, tendo em conta as caraterísticas e as exigências de cada faixa etária.
Além disso, há condições que podem interferir nas necessidades vitamínicas de cada um, como é o caso de vitaminas para crianças recém-nascidas pré-termo ou de baixo peso e das crianças com problemas genéticos ou metabólicos, perturbações do comportamento alimentar, situações de desnutrição energética-proteica e/ou défices vitamínicos.
Qual a importância das Vitaminas para Crianças?
A melhor maneira de perceber a importância das vitaminas para crianças é conhecer as consequências que as carências vitamínicas podem ter no crescimento e no desenvolvimento dos mais novos.
Porém, o papel das vitaminas para crianças vai variando com a passagem dos anos. Por exemplo, até aos 5 anos, as vitaminas para crianças devem estar garantidas através da prática de uma dieta particularmente rica em hidratos de carbono e de alimentos gordos.
Posteriormente, a alimentação já deve passar a ter um nível de gordura inferior, com mais fibras. Daí, ser importante ajustar a dieta ao longo do crescimento da criança, recorrendo à orientação do pediatra para definir quais as vitaminas para crianças essenciais em casa fase.
Quando as vitaminas para crianças não são ingeridas na porção certa, o organismo sofre consequências a curto, médio ou a longo prazo, que podem ser graves. Entre essas consequências podem estar:
- atrasos no crescimento;
- atrasos no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso e hormonal;
- problemas circulatórios e respiratórios;
- cegueira;
- distúrbios comportamentais;
- entre outras consequências possíveis.
Benefícios das Vitaminas para Crianças
A quase totalidade das vitaminas para crianças não é produzida pelo nosso organismo (a própria definição de vitamina é a sua não produção pelo organismo, com a exceção parcial da vitamina D). Por isso, é necessário que elas sejam ingeridas através da nossa alimentação. As vitaminas para crianças, bem como para adultos, têm como principais vantagens:
- regulação da atividade celular;
- controlo na função enzimática;
- função antioxidante.
No entanto, as vitaminas para crianças têm, cada uma delas, um benefício específico para os mais novos.
Eis as vitaminas para crianças essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos:
- Vitamina D para crianças
Contribui para o crescimento e para a saúde dos ossos das crianças;
- Vitaminas lipossolúveis para crianças para além da vitamina D (A, E e K)
Ajudam a manter a boa saúde dos olhos, da pele, dos pulmões, do trato gastrointestinal e do sistema nervoso dos mais novos;
- Vitaminas para crianças hidrossolúveis (C e grupo B)
Favorecem a libertação de energia presente nos alimentos, para a regulação dos fenómenos oxidativos, e para a síntese de proteínas e colagénio, responsável pela reparação das feridas, pois suporta os vasos sanguíneos e forma a base dos dentes e dos ossos.
Principais Vitaminas na Alimentação Infantil
Há vitaminas para crianças particularmente importantes e que devem mesmo estar presentes na alimentação infantil.
Há tipos de vitaminas para crianças que todos os papás e mamãs devem conhecer, de modo a saberem quais os alimentos que as possuem em maior quantidade e que, por isso, devem ter mais protagonismo na dieta dos seus filhos e filhas.
Vitamina A
Esta é uma das vitaminas para crianças que contribui para o crescimento e para o desenvolvimento, além de melhorar a pele e a visão e de fortalecer o sistema imunitário.
A vitamina A é uma das vitaminas para crianças que está principalmente presente em alimentos como: leite; queijo; gema de ovo; batata-doce; agrião; vegetais cor de laranja, nomeadamente cenoura e abóbora; frutas, como a papaia e a manga.
Vitaminas do complexo B (B2, B3, B6, B12)
Estas vitaminas também podem ser consideradas vitaminas para crianças pelo papel que assumem na produção de energia, na regulação de enzimas e no bom funcionamento dos sistemas circulatório e nervoso. Podem ser encontradas em alimentos como:
carnes vermelhas, frango, peixe, nozes, ovos, leite, queijo, feijão, soja, alface, agrião.
Vitamina C
Este tipo de vitaminas para crianças é particularmente conhecido pela sua função antioxidante. Ou seja, é capaz de defender as células dos radicais livres, ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunitário.
Além disso, a vitamina C incentiva a produção de colagénio, capaz de estruturar os músculos, ossos, cartilagens e tecidos vasculares.
Esta vitamina ajuda também a fortalecer os dentes e as gengivas, e favorece a absorção de ferro. Finalmente, a vitamina C ajuda ainda na síntese de hormonas e outras substâncias neurotransmissores.
A vitamina C está presente em alimentos como: frutas cítricas, morangos, kiwi, tomate, vegetais verdes, por exemplo brócolos.
Vitamina D
A vitamina D é uma das vitaminas para crianças que contribui para a formação de ossos e dentes, além de aumentar a imunidade, contribuir para a saúde cardiovascular e a melhorar o sistema nervoso central, entre outras patologias.
Pode encontrar vitamina D no leite e nos produtos lácteos, sendo que a exposição à luz solar é também fundamental para a síntese desta vitamina através da pele.
Portanto, independentemente da idade dos seus filhos, não deixe de valorizar o papel das vitaminas para crianças e para o seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Por isso, invista numa alimentação rica e variada e consulte o pediatra ou um nutricionista para uma orientação mais específica, caso a caso.
Também aposta nas vitaminas para crianças na alimentação infantil? Partilhe a sua experiência com a comunidade Bolas de Sabão.
Gostou deste artigo?
0Deixe a sua resposta
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *
O seu comentário ficará visível após aprovação.